Buscar

Introdução à Termoquímica

Prévia do material em texto

TERMOQUÍMICA
1-/// 
Não, pois o calor associado à uma reação depende também da pressão e da temperatura consideradas, além da composição do sistema determinada pelo avanço de λ em torno de um certo intervalo dλ.
2-///
Definimos como entalpia padrão de reação a diferença de entalpia entre produtos e reagentes por unidade de reação, dado que tantos os produtos quanto os reagentes estão em seus estados padrões.
3-///
Diz-se que o calor de uma reação se associa a variação de entalpia quando ele é obtido a pressão constante.
4-///
Através da calorimetria isotérmica, onde é feita a medida de efeitos térmicos de reações rápidas.
5-///
Entendemos por calorímetro um aparelho termicamente isolado do ambiente, composto por dois acessórios principais, um termômetro e um agitador. Ao colocar-se dois corpos com diferentes temperaturas no interior de um calorímetro, acontecerá a troca de calor entre eles até que o equilíbrio seja atingido.
6-///
Diz-se que o calor de reação mede a variação de energia interna da reação quando ele é obtido a volume constante.
7–///
A lei de Hess, ou a Lei das Somas Constantes dos Calores da Reação é a lei que enuncia que o efeito térmico de uma reação é único, quer que ele se verifique em uma ou em diversas etapas. Generalizando, qualquer opção linear feita com as equações termoquímicas é implicitamente feita com os efeitos térmicos que elas representam. 
8-///
A taxa de variação da entalpia em uma determinada temperatura é igual a diferença de capacidade calorífica entre produtos e reagentes por unidade de reação.
9–///
É a média das capacidades caloríficas.
10-///
A lei de Kirchhoff diz exatamente como varia a entalpia de reação em função da temperatura (QUESTÃO 8). O que pode ser representado pelas seguintes equações:
ONDE:

Continue navegando