Buscar

Teste de Conhecimentos

Prévia do material em texto

A produção desse tipo de conhecimento percorre um caminho que vai do hábito à tradição e passa de geração para geração. Aprendemos com as pessoas mais velhas e experientes a atravessar uma rua, a tomar banho, a pentear o cabelo, a fazer um liquidificador funcionar, a plantar alimentos na época certa e de maneira correta e assim por diante. Sobre que tipo de conhecimento o parágrafo acima se refere:
		
	
	Conhecimento artístico
	
	Conhecimento científico
	 
	Conhecimento do senso comum
	
	Conhecimento filosófico
	
	Conhecimento mítico
	
	
	Sobre a história da Psicologia Moderna é correto afirmar, EXCETO que:
		
	 
	No século XIX surge a chama da psicologia experimental.
	 
	A astrologia estuda o caráter e o destino das pessoas pelas linhas da mão.
	
	A psicologia nasceu como ciência da filosofia, que deu origem a muitas outras ciências, como a sociologia e a matemática.
	
	A grafologia estuda o comportamento do homem pela sua escrita.
	
	A pré-história da psicologia registra estudos do comportamento humano, através da astrologia, quiromancia, grafologia e outros.
	
	
	O _________ caracteriza-se pela ocorrência de episódios de "mania" (exaltação do humor, euforia, hiperatividade, fala exagerada, diminuição da necessidade de sono, exacerbação da sexualidade, irritabilidade, agressividade, incapacidade de controlar adequadamente os impulsos e comprometimento da crítica) comumente alternados com períodos de depressão e de normalidade.
		
	
	Déficit de Atenção
	
	Transtorno Depressivo
	 
	Transtorno Bipolar
	
	Autismo
	 
	Transtorno Mental
	
	A discussão sobre o fracasso escolar tem sido objeto de várias análises, pesquisas, proposições nos sistemas de ensino. Trata-se de temática complexa que não se resume a uma única dimensão e não possui um único culpado. Nessa direção, buscar alternativas para a compreensão e superação do fracasso escolar implica em apreender tal processo em seus múltiplos aspectos. Vários estudos destacam a importância das reformas da educação implementadas na região, sobretudo a partir da década de 1990, para o processo de busca de alternativas e melhoria dos indicadores da educação básica. Maria Helena Souza Patto (1990), ao abordar as teorias que buscam explicar o fracasso escolar destaca que estas análises, quase sempre, associam esse processo aos alunos. Buscando compreender a temática a partir dos seus nexos constitutivos, a autora é enfática ao ratificar a complexidade do fracasso escolar na medida em que envolve várias dimensões. (www.oei.es/quipu/brasil/sistema_nacional_formacion_profesores.pdf)‎ A partir dos parágrafos acima qual das dimensões abaixo não está relacionada ao FRACASSO ESCOLAR:
		
	
	políticas
	
	sócio-econômicas
	
	históricas
	 
	ideológicas
	 
	hereditárias
	
	
	
	Paulo e Pedro são gêmeos idênticos. Por ocasião do nascimento foram separados e enviados a ambientes diferentes. Depois de alguns anos foi feito o confronto de seus comportamentos, verificando-se que o menino que estivera submetido ao ambiente mais estimulante apresentava rendimento escolar superior ao de seu irmão, que fora exposto a um ambiente pouco estimulante. Em função do que vimos, podemos admitir que o rendimento escolar dos gêmeos resultou de:
		
	
	determinação hereditária
	
	influência dos fatores genéticos sobre os ambientais
	
	desenvolvimento embrionário
	
	mutação no material genético
	 
	predomínio dos fatores ambientais sobre os genéticos
	
	
	
	A aprendizagem, nessa visão, é entendida como o processo pelo qual o comportamento é modificado como resultado da experiência. O estabelecimento de associações entre um estímulo e uma resposta deve levar em conta o estado fisiológico e psicológico do organismo. Crianças com fome tornam-se apáticas: não prestam atenção aos estímulos e não percebem as associações que estes provocam. Como consequência, não conseguem aprender. Crianças privadas de afeto tornam-se excessivamente dependentes da aprovação da professora, são incapazes de tomar iniciativa por medo de que a sua maneira de comportar-se provoque sanções e reprimendas. O parágrafo acima se refere a que concepção?
		
	 
	Inatista
	 
	Ambientalista
	
	Racionalista
	
	Construtivista
	
	Histórica
	
	
	Segundo Piaget, os estilos de pensamento mágico e o jogo simbólico são característicos dos estágios:
		
	
	Das operações formais.
	
	Lógicos
	 
	Pré-operatório
	
	Sensório-motor
	 
	Das operações concretas
	
	
	A epistemologia piagetiana permitiu que a escola considerasse o educando como :
		
	 
	um sujeito ativo e construtor do seu próprio saber;
	
	um sujeito geneticamente determinado, onde o meio pouco interfere na sua formação;
	
	um sujeito que nasce vazio, uma "tabula rasa" e o ambiente que fornece todas as informações.
	
	um sujeito que já nasce com suas habilidades determinadas;
	
	um sujeito determinado culturalmente, o desenvolvimento varia conforme a cultura;
	
	
	
	Define a aprendizagem __________________ pelas suas consequências comportamentais e enfatizam as condições ambientais como força propulsora da aprendizagem, numa relação de causa e efeito.
		
	
	Significativa
	
	Reflexiva
	 
	Comportamental
	 
	Transformadora
	
	Crítica
	
	
	
	Marcos é gerente de um banco localizado na Região Metropolitana de São Paulo. Ao receber muitas reclamações sobre o atraso no atendimento dos caixas bancários, solicitou ao Pedagogo do Banco que realizasse um treinamento com seus funcionários. Após um diagnóstico da situação problema que versava sobre a demora no atendimento ao público, o pedagogo concluiu que os funcionários do banco poderiam trabalhar mais rapidamente e com mais motivação, caso recebessem algum tipo de benefício ou recompensa pela qualidade do serviço prestado. Na intenção de melhorar a qualidade das condições de trabalho e aumentar a produtividade do banco para atender ao público, o pedagogo trabalhou com duas estratégias que seriam extensivas a todos os funcionários: Gratificação salarial de 3% de acordo com a produtividade no atendimento ao público e direito a mais 2 intervalos diários de 15 minutos cada para descanso. Marque a resposta que explica como as duas estratégias foram utilizadas no processo de condicionamento.
		
	
	Foi utilizada uma estratégia de reforço positivo, na medida em que o pedagogo percebeu que precisaria fomentar a competitividade entre os seus funcionários e deixar vários sem receber uma ótima recompensa para que o atendimento melhorasse.
	
	Não foi usado nenhum tipo de estratégia condicionadora, pois é obrigação da empresa fornecer aumento salarial e descanso remunerado.
	
	Foi utilizada uma estratégia de punição para extinção do comportamento, pois os funcionários não seriam recompensados caso não apresentassem os comportamentos desejados pelos gestores.
	 
	Foram usados reforços positivos, pois o pedagogo queria condicionar comportamentos mais produtivos e usava como recompensas a gratificação salarial e o intervalo para descanso.
	
	Foram usadas como reforço negativo, na medida em que o pedagogo queria punir quem não trabalhasse na maneira mais produtiva.
	Ao estudarmos a importância da interface da psicologia com a educação podemos afirmar que na prática pedagógica do professor a inclusão de problemas do cotidiano social, de forma contextualizada histórica e socialmente, favorece a que o aluno desenvolva a capacidade de:
		
	 
	Compreender, perceber sua presença na sociedade, fazendo escolhas conscientes a respeito dos valores que elege para si.
	
	Interagir entre seus pares, divergindo e se apropriando do mundo subjetivo do outro, enquanto ser antissocial.Perceber a realidade que o cerca, limitando a consciência enquanto ser antissocial.
	
	Restringir limites, definindo as estratégias, e estabelecendo valores e engendrando problemas.
	
	Solucionar problemas do processo de desenvolvimento cognitivo no planejamento técnico-administrativo.
	
	
	
	A matéria-prima da psicologia é o ser humano em todas as suas expressões, as visíveis (o comportamento) e as invisíveis (os sentimentos), as singulares (porque somos o que somos) e as genéricas (porque somos todos assim). É o ser humano-corpo, ser humano-pensamento, ser humano-afeto, ser humano-ação e tudo isso está sintetizado no termo:
		
	
	Exterioridade
	
	Capacidade
	
	Fatalidade
	
	Relatividade
	 
	Subjetividade
	
	
	A produção do fracasso escolar é um tema muito discutido entre os educadores, sabemos que existem muitas teorias a respeito. Em nossos estudos centralizamos em quatro tipos de culpabilizações, são elas:
		
	
	Culpabilização: do governo; da merenda; da condição social; do apego com a família.
	
	Culpabilização: do Estado; da cultura; do social; da colonização.
	
	Culpabilização: da escola e do ambiente social; do professor; do material didático; do governo
	
	Culpabilização: dos pais; da violência urbana e rural; do professor; do Estado.
	 
	Culpabilização: da criança e da família; do professor; da instituição; das relações de poder.
	
	
	
	O ___________ é definido como crises recorrentes de forte ansiedade ou medo. Essas crises são intensas, repentinas, inesperadas e provocam sensação de mal-estar físico e mental juntamente a um comportamento de fuga do local onde se encontra.
		
	
	Déficit de Atenção
	 
	Transtorno do Pânico
	
	Bullying
	
	Transtorno Depressivo
	
	Autismo
	
	Essa perspectiva pode trazer uma série de comprometimentos ao aspecto pedagógico, na medida em que entende que a educação pouco ou quase nada altera os indivíduos. Os processos de ensino só podem se realizar na medida em que a criança estiver "pronta", madura para efetivar determinada aprendizagem. A prática escolar não desafia, não amplia nem instrumentaliza o desenvolvimento de cada indivíduo, pois se restringe aquilo que ele já conquistou.
		
	
	Comportamentalista
	 
	Inatista
	
	Histórica
	
	Ambientalista
	
	Construtivista
	
	"Sou e serei sempre assim, vivo o presente e não me importo com o passado, não ligo para os que me ofendem pois sou o que sou e não o que falam. Sou feliz, alegre e contente por isso vivo a vida alegremente". Amanda Santos.
 Disponível em: http://pensador.uol.com.br/frase/MTUyMzQxMQ. Acesso em 04/08/2014
O trecho acima indica um pensamento embasado na concepção:
		
	
	gestaltista
	 
	interacionista
	
	piagetiana
	
	psicanalítica
	 
	inatista
	
	
	
	Jean Piaget pesquisou o desenvolvimento da inteligência, observando as interações que caracterizam cada etapa do desenvolvimento cognitivo. Sua teoria afirma que o nível de maturação é muito importante para a interação que a pessoa pode estabelecer com o meio social. Para ele, é preciso considerar o estagio de desenvolvimento em que o individuo se encontra para que sejam oferecidos estímulos adequados ao desenvolvimento de sua inteligência.
Assim, considerando as características apresentadas por Piaget para a primeira etapa do desenvolvimento cognitivo, analise as afirmativas e localizando os aspectos que devem ter brinquedos estimuladores para essa fase do desenvolvimento, assinale a alternativa correta.
1. Os brinquedos para essa fase devem ser bem macios para que não machuquem a criança, pois ela ainda não possui capacidade motora.
2. Os brinquedos para essa fase devem apresentar múltiplas texturas, pois isso vai provocar diferentes interações com a realidade sensorial. 
3. O colorido dos brinquedos deve ser calmante e suave para não causar muitos desequilíbrios cognitivos sensoriais.
4. As cores dos brinquedos devem ser bem vivas e chamativas para aguçar o sentido da visão e favorecer a percepção e interação com as formas.
5. Os brinquedos devem estar relacionados com as atividades de leitura e cálculos. Letras e números devem ser introduzidos desde cedo no cotidiano da criança.
 
 
		
	 
	As alternativas 1, 2 e 5 são verdadeiras.
	
	Apenas as alternativas 2 e 4 são falsas.
	
	As alternativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
	 
	As alternativas 1,  3 e 5 são falsas.
	
	As alternativas 2, 3 e 5 são falsas.
	
	
	
	(IF-PR/ Pedagogo/2010) O filósofo russo Lev Vigotski ampliou o conceito de desenvolvimento real (aquilo que o sujeito é capaz de fazer sozinho sem o auxílio de alguém mais experiente), criando o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal ao se referir à interação entre a aprendizagem e desenvolvimento. Esse conceito traz como consequência ao trabalho docente a necessidade de:
		
	
	Elaborar um plano de trabalho coerente com a etapa de desenvolvimento do aluno.
	
	Organizar os conteúdos de acordo com o nível de desenvolvimento real do aluno.
	
	Respeitar o momento cognitivo pelo qual passa a criança.
	 
	Haver mediação entre o aluno e o objeto de conhecimento.
	
	Permitir que o aluno aprenda sozinho, sem o auxílio de outros.
	
	
	Utilizando como respaldo os preceitos da teoria behaviorista, qual das sentenças abaixo melhor explica o fato de o behaviorismo ter estado em voga no Brasil em 1964, época da ditadura militar?
		
	
	os militares utilizavam o diálogo e a transparência para controlar a sociedade.
	 
	os militares acreditavam que todos os cidadãos aceitariam seus preceitos.
	
	os militares acreditavam que ignorando os movimentos revolucionários todos iriam compreender o comando militar.
	
	os militares acreditavam que através da informação e da democracia o país poderia ser melhor governado.
	 
	os militares utilizavam o reforço negativo: tortura, prisão, sequestro para garantir que sua ideologia fosse aceita.
	
	
	
	Uma professora de educação infantil fez um contrato com sua turma de alunos de 4 anos que precisavam estar mais concentrados no momento da rodinha, pois todos queriam falar ao mesmo tempo e não estavam conseguindo ouvir os colegas. Depois de conversar sobre essa necessidade da escuta e da participação mais organizada no momento da rodinha, ela resolveu utilizar a seguinte estratégia: Cada vez que uma criança ouvia seu colega e esperava a sua vez de falar, a professora fazia um elogio público, balançava a cabeça positivamente e sorria. Qual tipo de condicionamento que a professora estava utilizando para ensinar uma habilidade social para as suas crianças? Marque a resposta correta.
		
	
	Reforço de comportamento por punição, pois as crianças falavam ao mesmo tempo por não terem educação.
	 
	Reforço positivo para aumentar a incidência de comportamentos adequados
	
	Extinção de comportamento por punição
	
	Reflexos respondentes, pois eram feitos apenas com o corpo humano.
	
	Reforço negativo para desencorajar a fala em conjunto

Continue navegando

Outros materiais