Buscar

Aula 09 Gestão dos Benefícios

Prévia do material em texto

Gestão de Benefícios
Luciana Oranges Cezarino
Aula 9
*
*
Benefícios ligados à assistência financeira
*
Tipos
Vale ou adiantamentos;
Doações;
Convênios com instituições financeiras;
Caixas eletrônicos, agências e pacotes bancários;
Cartões (bandeiras) de crédito;
Complemento do auxílio-doença;
Cooperativa de crédito;
Previdência Privada.
*
*
PLR
Participação de lucros e resultados;
Distribuição de ações;
*
© Micha360 | Dreamstime.com
Gestão de Benefícios
Luciana Oranges Cezarino
Atividade 9
*
Folha de São Paulo - Na Dudalina, empresa do ramo têxtil com sede em Blumenau, Santa Catarina, existem alguns tipos de bonificação em dinheiro, como o prêmio de assiduidade e o de zero falta. “O objetivo é diminuir o turnover e o absenteísmo, além de elevar a produtividade”, diz Ilton Rogério Tarnovski, diretor comercial.
De todos os benefícios, o que mais enche os olhos dos funcionários é a Participação nos Lucros ou Resultados (PLR). Em 2012, a fabricante de camisas pagou aos 2 489 trabalhadores seis salários. Para este ano, a previsão é que eles recebam entre quatro e cinco (dois deles foram pagos em julho e o restante será depositado em conta em abril de 2014). 
Não são apenas os funcionários da Dudalina que colocam a PLR no topo da lista dos benefícios. Esse dinheiro extra é, segundo uma pesquisa feita pela Michael Page, o benefício mais desejado pelos trabalhadores. Está na frente até do plano de saúde. Entre os diretores, por exemplo, a participação nos lucros chama a atenção de 63,3% dos respondentes.
A pesquisa levou em consideração os questionários de 6 500 executivos de nível gerencial e de diretoria, porém Marcelo de Lucca, diretor da consultoria, entende que outras camadas hierárquicas também se interessam pela bonificação. “Ela deve se popularizar cada vez mais e daqui a alguns anos pode ser vista como mais um bene­fício-padrão, como o próprio plano de saúde”, diz De Lucca
*

Continue navegando