Buscar

QUESTÕES OBJETIVAS 11,12,13,14,15 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

11-Segundo Souza (2010), a análise ambiental é o monitoramento e a avaliação dos ambientes que visa, na parte externa, identificar as oportunidades e ameaças que esão fora da organização e, no ambiente interno, avaliar as forças e as fraquezas ou pontos fortes e fracos, que esttão na própria organização. Considerando as ameaças externas, oportunidades externas, pontos fortes internos e pontos fracos internos da organização, analise as sentenças a seguir:
I-Vendedores bem treinados são um ponto forte da organização. CORRETA
II-Os clientes são uma ameaça externa da organização. ERRADA
III-O capital de giro insufiente é um ponto fraco da organização. CORRETA
IV-Os concorrentes são uma oportunidade externa da organização. ERRADA
FONTE: SOUZA, D. L. de. Planejamento estratégico em organizações públicas: planejamento de longo prazo em organizações públicas com a utilização do Balanced Scorecard e de cenários prospectivos. Universidade Gama Filho. Brasília. 2010. Disponível em: <http://portal2.tcu.gov..br/portal/pls/portal/docs/2507576.PDF>. Acesso em: 8 fev. 2016.
12-Entre as diversas tarefas dos gestores, eles possuem a responsabilidade de analisar e fazer a gestão da cultura organizacional. Deste modo, a alta gerência é ativa na definição e socialização dos valores e normas de comportamento. Nesse sentido, sobre os níveis de comportamento da cultura organizacional, assinale a alternativa CORRETA:
( ) No comportamento operacional, faz-se um levantamento do que pode ser observado, mas que infelizmente não pode ser imposto sobre os valores e as premissas que fazem parte do nível visível organizacional.
( ) No nível dos valores, estudam-se os princípios que moldam o comportamento organizacional, em que é observado se o comportamento dos funcionários é condizente com a situação.
( ) No nível das premissas, tanto os valores como as convicções estão pouco enraizadas na cultura organizacional, mas elas são discutidas e analisadas pela alta gerência.
( X ) No nível de valores, analisam-se os princípios que moldam o comportamento organizacional. Isto pode ser percebido de maneira direta, por meio do comportamento e da atitude dos funcionários.
13-Quando terminar o levantamento das ameaças oportunidades, pontos ortes e fracos, a emresa deverá interpretar esses dados por meio de modelos de análise. Entre os mais udsdos temos a análise SWOT, sigla em inglês que quer dizer: Strength = forças; Waknesses = fraquezas; Opportunities = oportunidades; Threats = ameaças. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Com o levantamento das ameaças, oportunidades,pontos fortes e fracos, podemos compará-los para determinar posicionamentos de tomada de decisão.
( ) A análise SWOT deverá fazer uma revisão do ambiente interno e externo, isto é, as ameaças, as oportunidades, as fraquezas e forças.
( ) A análise SWOT deverá revisar e levantar todos os pontos do ambiente interno e externo, que deverá ser usados como ferramentas de decisão gerencial.
( X ) A análise SWOT deverá fazer uma listagem das oportunidades, ameaças, pontos fortes e pontos fraco da empresa para logo realizar uma inter-relação destes pontos.
14-Existem diversas análises a serem usadas pelas empresas, que dependerão do tipo de negócio, tamanho da empresa e modelo de gestão das empresas. Independendte do modelo de gestão, existem estratégias genéricas que poderiam ser utilizadas por qualquer modelo de negócio. Estas estratégias gerenciais são classificadas como de nichos, de custos baixos, de diferenciação e múltiplas. Em função destas estratégias genéricas, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Dentro das estratégias múltiplas, temos as destinadas para unidades de negócios menores, que utilizam diversas estratégias em função de suas necessidades.
( X ) As estratégias genéricas de nichos desdobram-se em: de custos baixos, de diferenciação e de custos baixos/diferenciação.
( ) Dentro das estratégias múltiplas, temos as destinadas para unidades de negócios menores, como também as destinadas para negócios maiores.
( ) As estratégias genéricas de nichos levam em consideração os diferentes nichos dos mercados da empresa, devendo ser aplicadas em função das necessidades das unidades de negócios.
15-A análise das estratégias genéricas tem como principal objetivo fazer com que a empresa atinja melhores retornos. Para ter sucesso nestas estratégias, faz-se necessário que a empresa adote um perfil de análise da conjuntura interna e externa da organização. No contexto destas estrategias genéricas, classifique V ou F:
( F ) Perfil estratégico de passivo trabalhista.
( V ) Perfil estratégico em custos baixos.
( V ) Perfil estratégico de difernciação.
( F ) Perfil estratégico de copetências organizacionais.

Outros materiais

Outros materiais