Buscar

AVS DE CURRÍCULO - TEORIA E PRÁTICA

Prévia do material em texto

- 1 Sobre a teoria defendida por Ralph Tyler ( autor do livro – Princípio básicos de Currículo e ensino, 1994). É CORRETO afirmar que: B – Propõe quatro questões básicas: currículo, ensino, instrução e avaliação.
- 2 Bobbit, em 1918, publicou o livro The Curriculum, o livro que iria ser considerado o marco do estabelecimento do currículo como campo de estudos. Um fator que contribuiu para esta determinação foi: B – É escrito num momento em que diferentes forças politicas, econômicas, sociais e culturais procuravam moldar os objetivos e as formas da educação de massa de acordo com suas visões particulares.
- 3 A multiplicidade de conceitos e interpretações de currículo em suas teorias são resultados: B – que envolvem concepções diferenciadas de sujeito, de homem, de sociedade e de cultura que cada campo acredita como ideal.
- 4 Numa concepção de educação tecnicista, o currículo escolar é visto como um: C – instrumento para educar o individuo segundo suas potencialidades e aptidões, introduzindo os alunos em uma sequência eficiente de conhecimentos.
- 5 Sobre as teorias pós-crítica da educação, podemos considerar as afirmativas abaixo, EXCETO. E - Entendem o multiculturalismo como um movimento social e politico que foi criado a partir dos grupos culturais dominantes e de prestígio econômico.
- 6 As teorias críticas promovem uma verdadeira mudança em relação aos pressupostos das teorias tradicionais. Os arranjos educacionais existentes começam a ser colocados em xeque e questionados em sua estrutura e organização. Segundo as teorias críticas: C – Não importa pensar em como organizar o currículo do ponto de vista técnico, mas desenvolver conceitos que nos permitam entender o que o currículo faz com as pessoas.
- 7 As teorias curriculares críticas basearam o seu plano teórico nas concepções marxistas e também nos ideários da chamada Teoria Crítica, vinculada a autores na Escola de Frankfurt, notadamente Max Horkheimer e Theodor Adorno. Outra influência importante foi composta pelos autores da chamada Nova Sociologia da Educação, tais como Pierre Bourdieu e Louis Althusser. Sobre essa teoria, analise as afirmações abaixo e marque a opção CORRETA: C – Todas estão corretas.
I – Os autores citados compreendem que tanto a escola como a educação em si são instrumentos de reprodução e legitimação das desigualdades sociais propriamente constituídas no seio da sociedade capitalista, atingindo sobretudo as classes desprivilegiadas socioeconomicamente.
II – O currículo está atrelado aos interesses e conceitos das classes dominantes, não estando diretamente fundamentado ao contexto dos grupos sociais subordinados, uma vez que quem seleciona e organiza os conteúdos escolares são pesquisadores, especialistas no assunto específico da ciência, sendo os conteúdos da escola, muitas vezes, divorciados do significado humano.
III – A função do currículo, mais do que um conjunto coordenado e ordenado de matérias, deveria também conter uma estrutura crítica que permitisse uma perspectiva libertadora e conceitualmente crítica em favorecimento das massas populares. 
- 8 Para Althusser, a ideologia tem um papel relevante na manutenção do status quo e da sociedade capitalista, cuja continuidade depende da reprodução de seus componentes econômicos “ Força de trabalho e os meios de produção” “ e da reprodução de seus componentes ideológicos” “ valores e crenças difundidos explicita ou implicitamente com o objetivo de garantir a manutenção da estrutura social existente e torna-la desejável para as classes dominadas. Segundo o autor, sobre a escola é CORRETO afirmar que: B – A escola tem papel central na disseminação da ideologia das classes dominantes, estabelecendo uma determinada visão de mundo através das disciplinas que ensina.
- 9 Por que os Teóricos Críticos Combatem a visão de que a escola é um instrumento equalizador ( igualar) da sociedade? E o que é essa visão? RESPOSTA - A visão equalizadora seria de uma escola que oferece novas oportunidades, dando mais direito ao indivíduo, novos caminhos ao mundo do trabalho e na vida social de cada um. Infelizmente não é isso que acontece nas escolas, porque ela tem o papel de disseminação da ideologia das classes dominantes, estabelecendo uma visão de mundo através das disciplinas que ensina.
- 10 Os PCN’S sugeriram temas que deveriam ser transversais aos conteúdos propostos pelo currículo nacionalizado. Desta forma, foram elencados alguns temas transversais que são pertinentes a formação do cidadão com temas que contribuíssem para sua vida e para o convívio social. Sabendo disso, destaque um tema transversal, caracterize–o e justifique sua importância para a formação do aluno. RESPOSTA – Gênero - A ideologia de gênero é importante, porque o individuo precisa saber dos seus direitos pra poder se defender, ele precisa compreender um assunto tão importante.
- 1 Há duas formas de definir um determinado tipo de currículo: o conjunto de conhecimentos, práticas e vivências que o aluno traz para a escola quando começa a estudar e a outra é: Aquilo que o aluno aprende na escola, independentemente daquilo que o professor quer explicitamente ensinar. A esse tipo de currículo damos o nome de: D – Currículo oculto.
- 2 O currículo constitui um importante instrumento na educação tanto de conservação quanto de transformação dos conhecimentos historicamente acumulados. O entendimento de que o currículo é um campo de investigação que problematiza discussões essenciais à educação relativas a aspectos culturais, ideológicos e de poder está em consonância com as teorias que fundamentam o currículo em uma perspectiva: B – Critica.
- 3 O s estudos sobre currículo tem sido muito valorizados por sua importância para o processo de educação que se desenvolve nas escolas. O currículo marca, forma e deforma os alunos pelo modo que é colocado em prática. Dentro dessa perspectiva, assinale a única afirmativa que NÃO É VERDADEIRA em relação ao currículo: E – É instrumento técnico e neutro sob o ponto de vista Ideológico.
- 4 De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a importância dada nos conteúdos revela um compromisso da instituição escolar em garantir o acesso aos saberes elaborado socialmente, pois estes se constituem como instrumentos-----------------------. Assinale a alternativa que preencha INCORRETAMENTE a lacuna: C – para o desenvolvimento, a socialização, o exercício da cidadania democrática e a atuação no sentido de reafirmar crenças e dogmas da religião dominante.
- 5 (Fonte: MEC: ENC/ Provão Pedagogia 2001) O contexto sociocultural onde a escola está inserida é um dos fatores determinantes na elaboração do currículo. É indicador da necessidade de revisão e eventual redirecionamento das práticas curriculares: C – a diversidade de níveis socioeconômicos dos alunos.
- 6 Como instituição social, a escola está sujeita aos fatores de pressão de época tais como: os padrões de consumo, a indústria da vaidade, as injustiças sociais; o etnocentrismo etc. O movimento sócio-político que denuncia as consequências desses fatores no campo do currículo, alterando o foco das interpretações das práticas escolares, denomina-se: D – Pós-modernismo. 
- 7 Em 1918, Bobbit escreve o livro que iria ser considerado o marco no estabelecimento do currículo como um campo especializado de estudos. The Curriculum. Na proposta de Bobbit, a educação deveria funcionar de acordo com: B – os princípios da administração cientifica proposta por Taylor.
- 8 Um aluno do 6° AE questionou um professor sobre a quantidade e a diversidade de aulas. O professor explicou que língua portuguesa, artes, educação física e língua estrangeira eram importantes para o desenvolvimento da comunicação oral, escrita e corporal; Matemática e Ciências para aquisição do conhecimento científico; História e Geografia, para entender o homem na relação com o espaço e o tempo. A partir da resposta dada pelo professor. Conclui-se que sua concepçãode currículo é centrada: A – nas áreas de estudo e na transdisciplinaridade, pretendendo superar a contradição entre saber e a realidade vivida.
- 9 “O princípio da incerteza está integrado à vida e é intimo dos seres humanos, o manipulam em razão de sua própria sobrevivência. A construção da certeza proporciona ao homem normalidade, no entanto, trata-se de uma normalidade em termos não absolutos, porque o seu contrário é uma presença acoplada”. Com base no principio da incerteza, estabeleça comentários críticos sobre esse princípio no cotidiano escolar, utilizando os conceitos de conhecimentos rizomático (políticamente falando, o modelo rizomático presta-se para mostrar que a estrutura convencional das disciplinas epistemológicas não reflete simplesmente a estrutura da natureza, mas sim que é um resultado da distribuição de poder e autoridade no corpo). e autopiese.( autaprodução - para definir os seres vivos como sistemas que produzem continuamente a si mesmos.) 
- 10 A prática educativa de uma escola é constituída por processos que atuam de forma articulada para alcançar os fins que a escola se propõe. Entre esses processos, podemos citar o currículo que, como prática cultural, envolve as formas de pensar, ser e de interagir de professores e alunos interessados no processo de autotransformação. A partir dessa concepção, qual a referência que orienta as práticas curriculares de uma escola? 
- 1 Quais os pressupostos do Currículo por Projetos indicam na atitude de professor/a a pesquisador/a e podem contribuir com a inovação da prática pedagógica? E – Implicações com a interdisciplinaridade e aprendizagem significativa dos estudantes.
- 2 A interdisciplinaridade pode ser vista como uma concepção do saber e do processo de ensinar, como um novo princípio norteador da reorganização dos diversos estudos e de reformulação das estruturas pedagógicas. Para superar a fragmentação do saber decorrente da especialização, a interdisciplinaridade representa uma possibilidade de trabalhar vários pontos de vista, de diálogo e de interação entre as disciplinas. A partir desta afirmativa marque o único item INCORRETO. A – O adjetivo interdisciplinar enfatiza o conhecimento específico e compartimentado.
- 3 São características da s teorias pré-críticas do currículo, EXCETO: E – a listagem de objetivos e conteúdos buscam a consciência e emancipação do aluno.
- 5 tradicionalmente compreendemos o conteúdo escolar como informações, fatos e conceitos relacionados às áreas de conhecimentos como ciências, matemática, história e geografia, etc. e o currículo como a programação dessas disciplinas. Entretanto, hoje a ideia de currículo é outra e compreende-se que ele é um elemento propiciador de construção de conhecimentos e que tais conhecimentos não se restringem às disciplinas, mas que tudo que é suscetível de ser aprendido pode ser considerado conteúdo de aprendizagem na escola. Partindo das afirmações acima, podemos dizer que os conteúdos de aprendizagem são abrangentes e referem-se a conteúdos. E – (d) conceituais, procedimentais e atitudinais. 
- 6 Quando o plano curricular é planejado, desenvolvido e avaliado por todos os envolvidos no processo pedagógico, estamos diante de um modelo de Gestão: E – participativa ao decidir sobre os atos do currículo. 
- 7 As teorias curriculares pós-críticas emergiram a partir das décadas de 1970 e 1980, partindo dos princípios da fenomenologia, do pós-estruturalismo e dos ideais multiculturais. Assim como as teorias críticas, a perspectiva pós-crítica criticou duramente as teorias tradicionais, mas elevaram as suas condições para além das questões das classes sociais, indo direto ao foco principal: o sujeito. Sobre essa teoria, analise as afirmações abaixo: I – É preciso compreender também os estigmas étnicos e pessoais, II – é preciso estabelecer o combate à opressão de grupos semanticamente marginalizados e lutar por sua inclusão no meio social. III – A sua função da escola é a de se adaptar ao contexto específico dos estudantes para que o aluno compreenda nos costumes e práticas do outro uma relação de diversidade e respeito. Estão CORRETAS: C - (e) todas estão corretas.
- 8 Considere uma organização curricular por disciplinas isoladas, dispostas em uma grade curricular, que não foi discutida e nem elaborada pelos professores e visa a desenvolver nos alunos habilidades e destrezas desejadas pela sociedade. Este é um currículo: D – aberto e por competência.
- 9 As características das teorias críticas e não críticas apresentam em seus fundamentos. Analise as características destacadas entre parênteses e identifique aquelas que se referem especificamente a teoria tradicional para organização curricular e, em seguida, construa um parágrafo explicando a teoria tradicional, utilizando as expressões que você identificou por serem pertinentes à teoria. (identifica-se com princípios positivistas – percebe o currículo como um espaço cultural e social de resistência – valoriza eficiência no planejamento – define objetivo previamente – introduz o conceito de currículo oculto – valoriza a organização curricular por disciplinas). – RESPOSTA - Podemos identificar na teoria tradicional a valorização e eficiência no planejamento, e a valorização da organização curricular por disciplinas. Na primeira eles se preocupavam em focar e dar ênfase no planejamento, onde a aprendizagem era mecânica, através de repetição, memorização, entre outros. A organização curricular era por disciplinas, isso quer dizer que, todas as disciplinas com seu conteúdo não se entrelaçavam entre si, pois eram isolados. Por isso, a interdisciplinaridade na teoria tradicional não existia.
- 10 Para Silva (2004, p. 111), “o pós-modernismo não representa, entretanto, uma teoria coerente, unificada, mas um conjunto variado de perspectivas, abrangendo uma diversidade de campos intelectuais, políticos, estéticos, epistemológicos”. Sabendo disso, cite um tema apontado pela pós-modernidade (pós-crítico) e sua importância para ser enfrentado e trabalhado no currículo escolar. RESPOSTA – Um tema que está presente neste contexto pós-crítico é o multiculturalismo. Ele é muito importante pra ser trabalhado no contexto escolar, porque existe um conjunto de várias culturas em uma sociedade, onde cada sujeito traz consigo seus costumes, crenças, etnias e que precisa ser valorizado dentro dessa pluralidade cultura.
- 1 ¿Eis aí a concepção bancária de educação em que a única margem de ação que se oferece aos educadores é a de receberem os depósitos, guardá-los e arquivá-los. No fundo, porém os grandes arquivados são os homens. Arquivados, porque fora da práxis, os homens não podem ser. Educador e educandos se arquivam medida em que, nesta distorcida visão da educação, não há criatividade, não há transformação, não há saber" afirmou Paulo Freire. A proposta libertadora envolve a defesa de uma concepção de conhecimento, entendido como fruto de uma... A - busca que os homens fazem no mundo e com os outros homens
- 2 Uma turma de Pedagogia, discutindo as variadas concepções de currículo, concluiu que, de acordo com a sociologia crítica, o currículo pode ser concebido como: C - processo de construção social que implica conhecer a realidade e atuar em sua transformação.
- 3 No final dos anos 70 e nos anos 80, " a preocupação básica do cenário educacional (...) foi o fracasso da escola de primeiro grau no ensino de crianças das camadas mais carentes de nossa população. Em decorrência, a questão do currículo tornou-se alvo de atenção de nossas autoridades , pesquisadores e educadores." ( BARBOSA, Antonio Flávio. Currículos e Programas no Brasil. SP: Papirus, 1990) As opções destacam evidências dessa afirmativa, EXCETO quanto : B - à rejeição acadêmica aos pressupostos voltados para interpretação da ideologia no currículo.
- 4 Os professores da Escola Jorge Amado organizaram um centro de estudos. Um dos temas debatidos foi a concepção do termo currículo e as relações entre teoria e prática.Analise ideias sistematizadas pelos professores e identifique a única em DESACORDO com as interpretações feitas pelas teorias críticas no campo do currículo: A - A questão principal das teorias críticas pode ser assim resumida: conteúdos, objetivos e ensino destes conteúdos de forma eficaz para ter a eficiência nos resultados.
- 5 Estudos sobre currículo realizados a partir das décadas 1960-1970 destacam a existência de várias concepções. Pleno, formal, real, oculto são algumas delas. O currículo oculto define-se como sendo: A - Tudo aquilo o que os alunos aprendem pela convivência espontânea em meio às várias práticas, atitudes, gestos, percepções que vigoram no meio social escolar.
- 1 O surgimento da perspectiva Crítica do Currículo Escolar se deu em virtude da necessidade de: D - questionar a aceitação-adaptação-ajuste à ordem social capitalista;
- 2 Durante os encontros da equipe escolar para analisar as Diretrizes Curriculares envidas pela Secretaria de Educação, alguns tópicos foram considerados como os mais importantes. Dentre estes, destaca-se o conhecimento da realidade dos estudantes e, por isso, no planejamento das atividades curriculares, foi preciso levar-se em conta: D - o contexto sociocultural específico da realidade dos alunos.
- 3 A disciplina e sua importância para a formação do pedagogo: competências, habilidades e formação. Dentre as competências, a serem construídas ao logo da educação básica, propostas pelo Ministério de Educação destacam-se: "Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para a elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural". Esta referência curricular mostra, essencialmente, que os currículos dos Cursos de Pedagogia devem: A - valorizar fundamentos da educação para atuar na solução para os problemas atuais.
- 4 Ana trabalha em uma instituição sem fins lucrativos, dedicada a desenvolver projetos de EJA, um dos quais buscava colaborar com o processo de aprendizagem de adolescentes em situação de defasagem idade/série. Para Ana, a situação dos adolescentes deve-se à sua herança cultural bem como à autonomia relativa das instituições educativas para realizar uma promoção ampla e efetiva do educando. E -	BOURDIEU, pois está associada à relação entre o sistema de ensino e o sistema social que elimina os mais pobres e os que não dominam a linguagem da cultura escolar.
- 5 De acordo com Candau (2008), o multiculturalismo assume distintas abordagens, cada uma pautada em diferentes questões políticas, econômicas, culturais e sociais. Nesse sentido é correto afirmar que: A - O multiculturalismo pode ser concebido como uma maneira de atuar, intervir e transformar a dinâmica social de modo a trabalhar as relações culturais numa determinada sociedade, de conceber políticas públicas que fortifiquem a democracia e construir práticas pedagógicas transformadoras

Continue navegando