Buscar

METODOLOGIA CIENTÍFICA QUESTÕES DISCURSIVAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES DISCURSIVAS
METODOLOGIA CIENTÍFICA
A NBR 6023 normatiza a elaboração de referências no texto científico. A lista de referências consiste numa lista ordenada alfabeticamente das obras citadas no texto. A referência abaixo apresenta erros em sua estruturação. Reescreva-a de forma correta, observando as normas contidas na NBR 6023, quanto à ordem dos elementos, aos aspectos gráficos e à pontuação: DIAGNÓSTICO DO SETOR EDITORIAL BRASILEIRO. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 1993. 
Gabarito: DIAGNÓSTICO do setor editorial brasileiro. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 1993. 
A ciência tem como um de seus objetivos trazer benefícios para a sociedade. Apresente um exemplo dessa questão, explicando o porquê desse objetivo. 
Gabarito: Resposta (sugestão): A pesquisa da cura de uma doença: identificação de sintomas, análise de dados, identificação de causas, busca de soluções e medicamentos, preservação da vida. 
Cite os três tipos de citações que existem e explique sobre cada uma delas. 
Gabarito: Citação direta: É a transcrição exata de palavras e trechos de um autor, seguindo integralmente a redação, a ortografia, a acentuação e a pontuação. Citação indireta Consiste na transcrição não literal do que diz o autor, através do resumo de um trecho de determinada obra. Citação da citação Em determinadas situações não se tem acesso à bibliografia do autor principal. 
L.M precisou fazer uma pesquisa acadêmica para seu curso de direito. O primeiro passo, no procedimento de planejamento foi a escolha do tema e um levantamento bibliográfico. Após essas providências, ele descobriu que estava incompleto. Faltavam alguns elementos que sistematizassem suas ações na pesquisa acadêmica. Tomando por referência os procedimentos racionais e sistemáticos, na feitura de um planejamento que indique o melhor caminho na elaboração de um Projeto de Pesquisa, responda: 
1) Quais são os elementos que ainda faltavam ao seu planejamento no projeto de pesquisa? 
2) Que atitudes o pesquisador precisa ter, para executar um planejamento de pesquisa eficiente? 
Gabarito: 1) Os procedimentos de pesquisa científica têm por base: tipos de conhecimento, tipos de leitura e procedimentos metodológicos racionais (indução, dedução, hipotético-dedutivo) sugeridos nas normas: 15.287/2005; 10520/2002; 6023; 2002. 
2) O êxito de uma pesquisa depende das razões e motivações do pesquisador aferidas nas seguintes atitudes: curiosidade , criatividade , inteligência intelectual, atitude autocorretiva, sensibilidade social, imaginação disciplinada e perseverança. 
Um ponto altamente valorizado atualmente é o conhecimento, o capital intelectual das pessoas envolvidas em todo o processo de criação de produtos, serviços, estratégias, aplicações, nos estudos necessários para o desenvolvimento de novos mercados ou aumentar a fatia de mercado perante a concorrência. Relacione o trecho dado com a preocupação de reforçar o papel da universidade como estimuladora de uma conduta proativa e crítica. 
Gabarito: O estudante precisa estar consciente do que acontece na sociedade e no mundo, procurando participar da construção e articulação do conhecimento.
De acordo com o que você observa em seu ambiente, aponte dos saberes populares que lhe foram passados pela convivência com seus pares e as pessoas reproduzem, pelo habito, sem crítica da razão.
Resposta: “Canja de galinha para curar resfriado.” Embora já tenha sido comprovado que não existe ligação alguma, fazemos pelo simples fato de que nossos antepassados fizeram. Pano com álcool na testa cura dor de cabeça.
“Comer manga com leite morre.” Não há nenhuma comprovação científica até porque se faz vitamina de manga com leite, mas muitas pessoas não aceitam por acreditar fazer mal.
“Pilhas gastas se recarregam na geladeira.” Medicina caseira. Este tipo de medicina utiliza-se de plantas para a confecção de medicamentos como, por exemplo, o boldo para tratar doenças do fígado.
O fichamento é uma técnica de estudo e ferramenta imprescindível de todo pesquisador. Seu nome nos remete para o modo artesanal através do qual a técnica se desenvolveu: da prática de registro de informações em fichas, objetivando a sistematização ou reflexão do conhecimento. Escreva dois objetivos do fichamento de leitura. Compare com a sua resposta: 
Resposta: apresentação objetiva das ideias do autor; Indicação bibliográfica (indica a fonte da leitura - ATELED); confecção do resumo; identificação de pequenas citações importantes (entre aspas e páginas ¿ desde que configurem transcrições significativas da obra); elaboração pessoal sobre a leitura; registro de Comentários (expressando a compreensão do texto); destaque das novas ideias que surgiram durante a leitura do texto.
O fichamento trata-se de uma prática de redação que procura organizar os estudos e as pesquisas de forma estruturada e efetiva. Sua principal característica é agrega informações acerca do documento para viabilizar consultas posteriores e rastreabilidade de dados. Como o fichamento poderá auxiliar na elaboração de um trabalho científico? 
Resposta: A elaboração do fichamento permite criar um resumo do documento ou do texto consultado, destacando sua referência, sua localização física e metodologia de arquivamento para posterior recuperação de todas estas informações. Sua construção facilita desenvolver técnicas de redação, tais como resumo e resenha, auxiliando o aluno a desenvolver sua habilidade de elaboração de referências, redação científica e identificação de assuntos, pesquisa em centros de informação, bibliotecas e práticas de arquivamento.
Se considerarmos o conhecimento e a verdade como algo dinâmico e histórico, encontraremos o ser humano como razão e fundamento desse saber. Com efeito, não precisaremos mais indagar: por que tenho que estudar? Porque a resposta está na célebre frase de Descartes, "penso, logo existo". Porque essa é a nossa essência. Ademais, no exercício profissional o erro o u acerto, enfim, o sucesso está intimamente relacionado à capacidade de planejar, de organizar o pensamento. H á muitas maneiras de estudar a realidade. No mundo acadêmico classificamos os modos de conhecer. Identifique três desses conhecimentos. 
Gabarito: 1. Senso comum ou conhecimento empírico; 
2. Conhecimento Científico; 
3. Conhecimento Filosófico; 
4. Discurso Religioso ou conhecimento teológico.
O melhor momento do futebol para um tático é o momento de silêncio. É quando os times ficam perfilados, cada jogador com as mãos nas costas e mais ou menos no lugar que lhes foi designado no esquema__ e parados. Então o tático pode olhar o campo como se fosse um quadro-negro e pensar no futebol como alguma coisa lógica e dia gramável. (Luís Fernando Veríssimo, in O Estado de São Paulo, 23/8/93) A partir da exposição do autor sobre o método utilizado pelo técnico, qual a concepção de metodologia aplicada aos estudos e pesquisas? 
Gabarito: A metodologia é perceber a ordem que se deve impor aos diferentes processos para se atingir um fim ou resultado. Ao olhar para o campo e os jogadores perfilados, o técnico poderá observar que instrumentos deverão ser usados por seus jogadores para ocupar o campo e vencer o jogo, objetivo final.
Imagine que você deseje escrever a história de um bairro da cidade em que mora. Você começa o estudo pelo livro de estatísticas locais para ver que tipo de gente mora ali. Decidiu-se por uma pesquisa qualitativa. Explique esse tipo de pesquisa e diga que tipos de técnicas podem ser utilizados. 
Gabarito: É um processo de reflexão e análise de realidade através da utilização de métodos e técnicas para compreensão do objeto de estudo. Em pesquisa de abordagem qualitativa todos os fatos e fenômenos são significativos e relevantes. Principais técnicas: entrevistas, observações, análises de conteúdo, estudo de caso eestudos etnográficos (descritivo de grupos de pessoas quanto às suas características antropológicas, sociais, políticas, econômicas e educacionais).
O Método Hipotético-dedutivo é utilizado pela maioria dos cientistas que partem de uma hipótese da qual são deduzidas consequências testáveis que se confrontam com fatos empíricos. Aponte três ações que podem ser observadas no uso desse método? 
Gabarito: Combinação de observação cuidadosa; hábeis antecipações e intuição científica, apresentação de um conjunto de postulados que governam os fenômenos pelos quais o pesquisador está interessado; dedução das consequências observáveis; verificação dessas consequências por meio de experimentação, refutação ou substituição dos postulados, quando necessário, por outros.
Com base nas constatações de Ruiz (2008, p. 19) apresentadas na aula 09 em que afirma ser imprescindível ao universitário perceber ao ingressar no ensino superior estar iniciando uma nova etapa de ascensão ao saber, descreva como compreende o papel da Universidade e seu compromisso com a sociedade do conhecimento que também implica no desenvolvimento da cultura. Justifique por que as ações realizadas no interior destas instituições podem gerar mudanças sociais significativas. 
Resposta: As mudanças sociais significativas ocorrem devido ao novo conhecimento que se é adquirido na universidade através das interações que se tem em sala de aula, tanto com os professores como com os colegas. Esse tipo de interação vai moldando a pessoa e com isso gerando mudanças. 
Gabarito: Destacar o papel da Pesquisa enquanto função que possibilita o desenvolvimento de ações inovadoras na Universidade. 
Todos os livros publicados no Brasil devem conter a Catalogação na Publicação, de acordo com o padrão internacional estabelecido em 1976 (Cataloging-in-Publication ¿ CIP) e com o artigo 06 do Capítulo 3 da Lei do Livro. Aponte três elementos obrigatórios numa ficha catalográfica. 
Gabarito: A ficha catalográfica traz as informações fundamentais do documento, tais como: autor, título, local, Assunto, número de folhas, etc... Deve aparecer no verso da folha de rosto, contida num retângulo de aproximadamente 12,5 x 7,5 cm., impressa abaixo da metade inferior da página. 
 
 A ciência utiliza métodos rigorosos e busca atingir um tipo de conhecimento sistemático, preciso e objetivo. Filósofos da ciência nem sempre concordam sobre as características desses métodos.
Ao ler a tirinha, percebe-se no último quadrinho, a ironia da personagem ao fazer referência à ciência. Escreva em um parágrafo a importância do método científico. 
Gabarito: Um método científico é usado para testar criticamente e selecionar as melhores hipóteses e teorias. A observação, a coleta de dados e as experiências são feitas conforme interesses, expectativas ou ideias preconcebidas e nem sempre com neutralidade, como é o caso de Calvin.
Como visto em aula, "... é preciso desenvolver a autonomia do pensamento, muito presente no meio acadêmico. No exercício profissional, o sucesso está intimamente relacionado à capacidade de planejar e de organizar o pensamento ...". Como podemos entender o conceito de autonomia do pensamento apresentado no texto? 
Gabarito: Este conceito relaciona-se com a capacidade do aluno ou profissional conseguir desenvolver reflexões e propor investigações que nasçam de suas próprias aspirações, questionando aquilo do qual eventualmente discorde e investindo com suas convicções na busca pelo conhecimento.
Leia a referência: PATACO, Vera Lúcia P.; VENTURA, Magda Maria; RESENDE, Érica dos Santos. Metodologia para trabalhos acadêmicos e normas de apresentação gráfica. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008, 06 p. Destaque os elementos essenciais e os complementares da mesma: 
Gabarito: Essenciais: autor (es), título, edição, local, editora e data da publicação. Complementar: número de páginas (como o 06 p. do exemplo). 
Fundamentação do (a) Professor (a): autor (es), título, edição, local, editora e data da publicação. Complementar: número de páginas (como o 06 p. do exemplo). 
Escreva a diferença entre citação direta e uma citação indireta num trabalho, segundo a ABNT?
Gabarito: Na citação direta já transcrição no trabalho tal como se apresenta na fonte consultada, devendo vir entre aspas; enquanto na citação indireta há paráfrase de um texto, mantendo o conteúdo do texto original, mas sendo escrita com outras palavras.
Um Projeto Político Pedagógico tem um compromisso de nortear as ações acadêmicas da universidade de um lado. De outro, a formação do profissional, conciliando conhecimento, formação profissional, com a realidade político-social, na qual estará inserido. 
Desenvolva um raciocínio, a partir do conceito de Projeto Político Pedagógico acima, refletindo sobre as seguintes construções que o projeto deve levar em conta: 
1) Concepção de homem e mundo. 
2) relação entre teoria e prática. 
 
Gabarito: 1) Compreender o conceito de homem, em sua abrangência, num mundo cada vez globalizado. Onde as formas de agir e pensar colocam-se numa dimensão de maior diversidade e tolerância para com a diferença. Os aspectos políticos, culturais, econômicos e sociais, devem estar inseridos nessa nova ordem mundial. 
2) Na formação profissional que o indivíduo recebe, através das intuições técnicas ou de ensino superior, sua capacitação profissional deve observar cada vez mais o contexto teoria-prática. Isso porque, há que existir uma estreita afinação entre os conteúdos ou conhecimentos acadêmicos e técnicos, compatível com a realidade a ser transformada por ele.
Segundo o vídeo da Aula 4, "ler pode tornar as pessoas perigosamente humanas". A leitura nos estimula a pensar e, pensar é um trabalho árduo e, talvez, seja esta a razão para que tão poucos se dediquem a esta tarefa. Com base nestas afirmativas, redija um texto com até 5 linhas sobre a importância da leitura na construção do seu conhecimento. 
Gabarito: O aluno pode explicar que a leitura de maneira eficiente nos ajuda a descobrir novos caminhos, fertiliza a inteligência, nos ajuda a compreender a vida e a viver melhor ao lado do outro. 
Podemos fazer a citação direta de duas formas: citação direta até 03 linhas e citação direta com mais de 3 linhas. Qual a diferença gráfica entre as duas formas? 
Gabarito: Citação direta até 03 linhas: A transcrição permanece no corpo do parágrafo. Citação direta com mais de 03 linhas: A transcrição é destacada com recuo em relação à margem da esquerda. 
 
Este artigo presenta uma discussão a respeito dos critérios para progressão nos planos de carreira docente. Inicialmente, será discutido o papel do professor na sociedade contemporânea e sua importância. Em seguida, discute-se a importância da formação contínua relativa à atividade do professor. Depois, algumas pesquisas nacionais e estrangeiras com foco nas características docentes que interferem no rendimento dos discentes são examinadas. O tópico posterior busca identificar a legislação brasileira referente aos planos de carreira do magistério. Por fim, descrevem-se os critérios e as características d o plano de carreira docente d o município de Barreiras, no Estado da Bahia, o qual passa por uma situação disjuntiva entre atender as propostas docentes e o comprometimento de orçamentos futuros. As conclusões do artigo indicam que os planos d e carreira, geralmente, são fundamentados em aspirações, desejos e suposições não embasados na literatura. Sugere-se que os planos de carreira priorizem as características do professor que apresentam efeito sobre o desempenho estudantil, uma vez que o professor e a escola estão a serviço do aluno. 
Palavras-chave: plano de carreira, valorização do magistério, avaliação de desempenho, formação profissional (http://www.portaleducacao.com.br/gestao- e-lideranca/artigos/9690/os-planos-decarreira-premiam-os-melhores-professores)Destaque qual técnica de pesquisa foi utilizada nesse texto e que objetivo pode ser observado. 
Gabarito: É um resumo acadêmico ou científico e o objetivo é dar informações centrais mínimas sobre o assunto que será tratado na exposição.
Embora a ABNT não fale sobre a diferença entre referência e bibliografia, esses títulos apresentam conceitos um pouco distintos um do outro. Escreva esses conceitos e aponte a diferença. 
Gabarito: Bibliografia é a relação das obras consultadas ou citadas por um autor na criação de determinado texto ou seção em que se faz uma relação de livros e outras publicações. Referência é o conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento. No caso, na bibliografia haverá obras que não foram citadas ou referenciadas no texto. 
 metodologia c ientíf ic a pres s upõe uma tensão entre o s aber e o s aber- f azer em r elaç ão a um c onteúdo es pec íf ic o na dimens ão
ac adêmic a. Tr ansmite o des env olv imento de atitudes e hábitos que lev am o es tudante a aprender a aprender .
Es pec if ique três r otinas que a metodologia aponta para o des env olv imento do saber ac adêmic o
A metodologia c ientíf ic a pres s upõe uma tensão entre o s aber e o s aber- f azer em r elaç ão a um c onteúdo es pec íf ic o na dimens ão
ac adêmic a. Tr ansmite o des env olv imento de atitudes e hábitos que lev am o es tudante a aprender a aprender .
Es pec if ique três r otinas que a metodologia aponta para o des env olv imento do saber ac adêmic o
A metodologia c ientíf ic a pres s upõe uma tensão entre o s aber e o s aber- f azer em r elaç ão a um c onteúdo es pec íf ic o na dimens ão
ac adêmic a. Tr ansmite o des env olv imento de atitudes e hábitos que lev am o es tudante a aprender a aprender .
Es pec if ique três r otinas que a metodologia aponta para o des env olv imento do saber ac adêmic o
A metodologia c ientíf ic a pres s upõe uma tensão entre o s aber e o s aber- f azer em r elaç ão a um c onteúdo es pec íf ic o na dimens ão
ac adêmic a. Tr ansmite o des env olv imento de atitudes e hábitos que lev am o es tudante a aprender a aprender .
Es pec if ique três r otinas que a metodologia aponta para o des env olv imento do saber ac adêmic o
A metodologia c ientíf ic a pres s upõe uma tensão entre o s aber e o s aber- f azer em r elaç ão a um c onteúdo es pec íf ic o na dimens ão
ac adêmic a. Tr ansmite o des env olv imento de atitudes e hábitos que lev am o es tudante a aprender a aprender .
Es pec if ique três r otinas que a metodologia aponta para o des env olv imento do saber ac adêmic o
A metodologia c ientíf ic a pres s upõe uma tensão entre o s aber e o s aber- f azer em r elaç ão a um c onteúdo es pec íf ic o na dimens ão
ac adêmic a. Tr ansmite o des env olv imento de atitudes e hábitos que lev am o es tudante a aprender a aprender .
Es pec if ique três r otinas que a metodologia aponta para o des env olv imento do saber ac adêmic o

Outros materiais