Buscar

ORIENTAÇÕES PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL questões discursivas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES DISCURSIVAS
ORIENTAÇÕES PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL
Quando falamos que a supervisão do estagiário de Serviço Social é uma função privativa do Assistente Social significa que: 
Gabarito: Só poderá ser exercida por um profissional com formação profissional em Serviço Social
Identifique uma das principais características acerca dos trabalhos com grupos em Serviço Social
Gabarito: Uma das principais características do trabalho com grupos é sua ligação com uma instituição, com valores, com práticas sociais. Cada qual a sua maneira, se organiza a partir de normas, leis, práticas, costumes, que definem sua singularidade, seu reconhecimento e seu pertencimento social. 
Qual a importância da Era Vargas para a Assistência Social?
Gabarito: Foi somente na década de 30, no governo de Getúlio Vargas, que o estado passa a reconhecer com o direito um conjunto de leis de proteção ao trabalhador. Em outras palavras, passa reconhecer a questão social como resultado da relação capital X trabalho.
Em que se constitui o Relatório Social?
Gabarito: O Relatório Social se constitui no registro pormenorizado de uma atividade realizada pelo assistente social, contendo as informações coletadas e também as intervenções e análises realizadas e possíveis sugestões.
Qual a importância do Código de Ética Profissional de 1993 para o Serviço Social?
Gabarito: O código de ética de 1993 refere-se a um documento ético da classe dos assistentes sociais e é o resultado de um esforço coletivo e de muitas discursões entre a categoria profissional. O código de ética de 1993 regulamenta a dimensão ética da profissão, possui um caráter normativo e jurídico, estabelece parâmetros para o exercício profissional, define direitos e deveres dos assistentes sociais, buscando a legitimação social da profissão e a garantia da qualidade dos serviços prestados.
No decorre do estágio supervisionado, a aluno-estagiário utiliza o diário de campo. Discorra sobre a importância desse instrumento (Diário de Campo):
Gabarito: Através do diário de campo o aluno-estagiário realiza todas as suas observações, duvidas, análises, críticas e tais anotações servirão para nortear a supervisão do estágio.
Iamamoto ao analisar os desafios que são colocados ao Serviço Social nos tempos atuais conclui que são três os aspectos, ou habilidades, que devem ser de domínio dos profissionais. Fale sobre a competência ético-política: 
Gabarito: Esta significa que apesar de a prática profissional ocorrer dentro das instituições e em meio ao “fogo cruzado” de tantos interesses, o profissional deve ter clareza quanto ao seu posicionamento político ao se deparar com a realidade com a qual trabalha. O que implica em assumir valores éticos-morais que sustentam a sua prática. 
Na construção de atividades socioeducativas junto a indivíduos, grupos e famílias, a formação de grupos é permite a realização de um processo educativa coletivo. Quais recursos podem ser utilizados na realização de atividades em grupos? 
Gabarito: O planejamento e avaliação devem estar presentes em todo processo de construção de um grupo. Podem ser utilizados inúmeros recursos, como técnicas de dinâmica de grupo, recursos audiovisuais, técnicas de reconhecimento de território. A escolha da técnica dependerá do público alvo e dos objetivos propostos. 
Na relação com as instituições, Faleiros (2008) discute as contradições entre "o saber profissional e o poder institucional" e destaca a importância de se trabalhar a autonomia dos sujeitos. Segundo os apontamentos do texto e o código de ética profissional, como o assistente social pode contribuir para a construção da autonomia dos usuários? 
Gabarito: Faleiros aponta que uma estratégia para o Serviço Social na relação com as instituições é trabalhar com autonomia dos usuários, por meio do acesso a informação. O código de ética aponta que é dever do assistente social contribuir para o acesso dos usuários as informações institucionais, buscando desburocratizar esta relação e contribuir para a efetiva participação da população usuária. 
O trabalho com grupos acompanha a trajetória de constituição o acervo técnico operativo do Serviço Social. Pode-se afirmar que este instrumental foi uma contribuição de outro saber, como a Psicologia Social, por exemplo. Informe objetivamente quais outros ramos de saber contribuiu para a instrumentalidade profissional no que tange ao trabalho com grupos:
Gabarito: a Sociologia, a Psicologia e a antropologia.
Em que se constitui o Relatório Social?
Gabarito: O Relatório social se constitui no registro pormenorizado de uma atividade realizada pelo assistente social, contendo as informações coletadas e também as intervenções e análises realizadas e possíveis sugestões. 
Um dos estudiosos sobre a produção e sistematização da prática do assistente social, segundo nossas aulas, constatou que estes não registram os procedimentos realizados, as redes de proteção acionadas e os encaminhamentos. O mesmo estudioso apontou a principal razão desta falta de registro. Indique a razão apontada e descreva como ela aparece no cotidiano profissional. 
Gabarito: A falta de tempo devido a sobrecarga de trabalho e o número de atendimentos para dar conta.
Qual a importância da visita domiciliar no cotidiano profissional do assistente social? 
Gabarito: A visita domiciliar possibilita: o desenvolvimento de estratégias de atuação profissional; estabelece uma relação com as questões macroestruturais e contextuais que conduzem as políticas locais; é um bom instrumento, uma vez que permite ao profissional interagir com o meio em que o indivíduo vive potencializar o conhecimento do cotidiano do usuário, observar, conhecer e compreender a realidade da comunidade, das pessoas, da família e dos grupos.

Outros materiais