Buscar

EXEMPLO_DE_CONCLUSAO_E_REFERENCIAS_DO_TRABALHO_ACADEMICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

� PAGE \* MERGEFORMAT �10�
�PAGE �
�PAGE �12�
CONCLUSÃO
A Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96, Art. 26, § 3º determina que a Educação Física é facultativa nos cursos noturnos para os alunos que se enquadrem nos critérios estabelecidos pela Lei (que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas; maior de trinta anos de idade; que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática de Educação Física; amparado pelo Decreto-Lei 1.044 de 21 de outubro de 1969; que tenha prole). Desta forma a Lei acaba distanciando estes alunos do acesso ao universo de cultura e dos benefícios que essa prática pode trazer.
Após a descrição dos resultados, foi constatado que os profissionais que atuam no ensino noturno, consideram a Educação Física uma disciplina indispensável, devendo sua prática ser obrigatória para todos os alunos, inclusive os amparados pela Lei, devido aos seus benefícios. 
Os profissionais entrevistados consideram que a principal importância da Educação Física para os alunos do ensino noturno é que as aulas são um momento de lazer, principalmente para aqueles que enfrentam uma jornada média de oito horas de trabalho. Outros benefícios também foram apontados pelos profissionais, a Educação Física também pode ser uma oportunidade de desenvolvimento e formação da corporeidade saudável, aperfeiçoamento do aspecto motor e consciência da prática de atividades físicas, é uma atividade que cativa o aluno, socializa e estimula a cooperação e pode ser uma atividade compensatória em oposição à rigidez de muitos trabalhos. Os profissionais não consideram importante para estes alunos a aprendizagem de modalidades esportivas.
Em relação às aulas os profissionais utilizam parte aulas praticas e parte aulas teóricas, nas aulas praticas a maioria dos profissionais entrevistados utilizam apenas jogos recreativos.
Portanto, recomenda-se, a partir deste estudo, a obrigatoriedade da Educação Física curricular no ensino noturno para todos os alunos. Para os profissionais de Educação Física, recomenda-se a utilização de aulas que proporcionem aos alunos um momento de lazer e de relaxamento em contrapartida a jornada de trabalho que muitos enfrentam durante o dia.
REFERÊNCIAS 
BRASIL. Decreto-Lei 9.9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Brasília, 1996. 
ENTRE AS LINHAS DAS REFERÊNCIAS O ESPAÇAMENTO DEVE SER SIMPLES E DE UMA REFERÊNCIA PARA OUTRA O ESPAÇO DEVE SER DUPLO 
AS REFERÊNCIAS DEVEM ESTAR EM ORDEM ALFABÉTICA
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Bases legais, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acesso em: 10 de abril de 2009.
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais, Educação Física: MEC. 1998.
CARNEIRO, E. de B. Confrontos e perspectivas da Educação Física escolar no ensino noturno. Revista Digital, Buenos Aires, ano. 11, n. 101, out. 2006. Disponível em; <http://www.efdeportes.com/efd101/notur.htm>. Acesso em: 13 de abril de 2009.
DARIDO et al. Educação física no ensino médio: reflexões e ações. Motriz, Rio Claro, 1999.
DAÓLIO,J. Da cultura do corpo. Campinas: Papirus, 1995
MOACYR, P. A instrução e o império: subsídios para a História da Educação no Brasil. São Paulo: Nacional, 1936.
MOREIRA, P.R; FERREIRA, S.H. A importância da Educação Física para os alunos do pré vestibular: A visão de professores do terceiro ano do ensino. Revista Digital, Buenos Aires, ano. 13, n. 129, fevereiro 2009. Disponível em; < http://www.efdeportes.com/efd129/a-importancia-da-educacao-fisica-para-os-alunos-do-pre-vestibular.htm>. Acesso em: 14 de abril de 2009.
OLIVEIRA, B.S; LISBOA, G. A Educação Física no ensino noturno das escolas públicas de Maringá. Revista da Educação Física/UEM Maringá, v. 11, n. 1, 2000. Disponível em:< http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3803/2616> Acesso em: 15 de abril de 2009.
OLIVEIRA, Maria José Cassiano de. Trajetórias escolares de alunos trabalhadores do ensino médio noturno: o significado da volta à escola. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1994.
OLIVEIRA, R. P. e SOUSA, S. Z. Ensino Médio Noturno: registro e análise de experiências. São Paulo: USP/MEC, maio 2004.
PAULA, V. M; FYLYK, T.E. Educação Física no ensino Médio: Fatores Psicológicos. Disponível: < http://www.ensino.eb.br/portaledu/conteudo/artigo8323.pdf> Acesso em: 16 de abril de 2009.
SANTIN, Silvino. Educação Física: uma abordagem filosófica da corporeidade. Ijuí: Unijuí, 1987.
SILVA, N.C; SILVA S.P. Educação Física no ensino noturno: Um estudo de caso. Revista Digital, Buenos Aires, ano. 11, n. 104, janeiro 2007. Disponível em; <http://www.efdeportes.com/efd104/educacao-fisica-ensino-noturno.htm>. Acesso em: 13 de abril de 2009.
SOUSA, S.Z.; OLIVEIRA, R.P. Ensino Médio noturno: Democratização e diversidade. Editora UFPR, n. 30, p. 53-72, 2008. Disponível em; <http://www.scielo.br/pdf/er/n31/n31a05.pdf>. Acesso; 15 de abril de 2009.
VALIM, P.C.; ROGATTO, G.P. Educação Física em cursos pré-vestibulares: uma proposta. Revista Digital, Buenos Aires, ano. 9, n. 53, out. 2002. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd53/efcurs.htm>. Acesso em: 8 de janeiro de 2008.
VERDERI, E. “Dança na Escola”. Rio de Janeiro, Ed. Sprint, 1998

Outros materiais