A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Atividade Diagnóstica 02   Homem, Cultura e Sociedade

Pré-visualização | Página 1 de 1

Atividade Diagnóstica 02 - Homem, Cultura e Sociedade
(ENADE, 2005 – Adaptada) “A respeito dos estudos comparativos, a resposta de Weber foi a elaboração de “tipos ideais”, que constituem um dispositivo generalizante, um modelo heurístico, sobre o qual era possível aplicar a comparação. Nas suas explicações históricas comparadas, Weber rejeita sempre a hipótese de leis ou de monocausalidade; ele pensa, portanto, que um evento pode ter diversas causas e que conjuntos diversos de causas podem ter o mesmo efeito. A validade das comparações em Weber provém das suas construções empíricas dos processos de indução e de introspecção mais do que de uma verificação causal de hipóteses.
Paola Rebughini. A comparação qualitativa de objetos complexos e o efeito da reflexividade. In: Alberto Melluci (org.) Por uma sociologia reflexiva: pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 242 (com adaptações).”
A partir do fragmento de texto, avalie as seguintes afirmações:
I. Os “tipos ideais” foram elaborados através de estudos comparativos.
II. Para Weber, não há monocausalidade: um evento pode ter diversas causas, e conjuntos diversos de causas podem ter o mesmo efeito.
III. A comparação não é essencial para a construção dos “tipos ideais”.
IV. Os “tipos ideais” não permitem uma explicação histórica.
Estão corretas somente as afirmativas:
Alternativas:
a) I e II. Alternativa assinalada
b) I e IV.
c) II, III e IV.
d) II e IV.
e) I, II e III.
2) Sobre o conceito de classes sociais na perspectiva marxista, assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso:
(    ) Sua utilização visa explicar as formas pelas quais as desigualdades se estruturam e se reproduzem nas sociedades.
(    ) De acordo com Karl Marx, as relações entre as classes sociais transformam-se ao longo da história, conforme a dinâmica dos modos de produção.
(    ) As classes sociais, para Marx, definem-se, sobretudo, pelas relações de cooperação que se desenvolvem entre os diversos grupos envolvidos no sistema produtivo.
(    ) A formação de uma classe social, como os proletários, só se realiza na sua relação com a classe opositora, no caso do exemplo, a burguesia.
(    ) A afirmação "a história da humanidade é a história das lutas de classes" expressa a ideia de que as transformações sociais estão profundamente associadas às contradições existentes entre as classes.
Escolha a alternativa que contém a sequência correta:
Alternativas:
a) F – V – F – V – F.
b) V – F – F – V – V.
c) V – F – V – V – F.
d) V – V – F – V – V. Alternativa assinalada
e) F – F – V – V – V.
3) A partir de nossas análises e estudos, assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas do texto:
De acordo com Durkheim, para garantir a objetividade do método científico sociológico, é necessário que o pesquisador mantenha certa distância e neutralidade em relação aos fatos sociais, os quais devem ser tratados como ______________. Os fatos sociais estão relacionados aos processos culturais, hábitos e costumes ______________ de um determinado grupo de indivíduos ou sociedade. Esses elementos conferem uma identidade e uma consciência ______________ ao grupo social, além de servirem para controlar e limitar as atividades individuais, que não devem causar desarmonia no corpo social, na convivência produzida pelas relações individuais.
Alternativas:
a) Coisas – coletivos – coletiva. Alternativa assinalada
b) Ciência – individuais – individual.
c) Coisas – coletivos – individual.
d) Princípios – coletivos – coletiva.
e) Princípios – individuais – coletiva.
4) Trata-se de um instrumento de análise científica, uma construção do pensamento através do qual se conceitua fenômenos e se identifica, na realidade específica, suas manifestações. Permite, inclusive, a comparação das diferentes manifestações.
Esta definição se aplica:
Alternativas:
a) À explicação das desigualdades sociais a partir dos estudos de Karl Marx e Max Weber.
b) Ao protestantismo como favorecedor dos preceitos do capitalismo moderno.
c) A um dos tipos ideais de dominação propostos por Max Weber.
d) Ao tipo ideal, instrumento de análise proposto por Weber para alcançar a explicação dos fatos sociais. Alternativa assinalada
e) Ao conceito de classes sociais, similar em Durkheim e Weber.