Buscar

Matéria AV1 Mídia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Há diversas acepções para a palavra mídia, conforme estudado em sala. Nesta disciplina, vamos definir mídia como a área da publicidade responsável pelo estudo dos meios, veículos, formas e custos de veiculação, entre outros.
Na agência, o departamento de mídia é o responsável pelo relacionamento com os veículos de comunicação. Um bom mídia procura o melhor resultado para o cliente com o menor custo benefício.
TIPOS DE MÍDIA:
- Mídia impressa: É aquela cuja divulgação tem como suporte o papel. (Jornal, revista, cartaz, folheto...)
- Mídia eletrônica: (Rádio e televisão)
- Mídia cinematográfica: Baseada em película. (Cinema)
- Internet
- No Media: Formas não usuais de veiculação, mas podem trazer grande impacto no resultado de uma campanha. (Marketing invisível, marketing de guerrilha - forma não comum de fazer campanhas em prol de algo. ex: usar camisetas de bancos, com logomarcas visíveis, tatuagens etc.)
OBS.: Uma forma bastante utilizada para divulgar marcas tem sido a promoção de eventos e todo conjunto de ações a ele vinculados.
Termos usuais em Publicidade:
1. COMERCIAL vs ANÚNCIO
Comercial é utilizado para mídia eletrônica e cinematográfica. Anúncio, para mídia impressa.
2. MEIO vs VEÍCULO
Meio são os meios de comunicação (quadrinho, internet, rádio, TV etc). Veículos são as empresas que levam a informação (Rede Globo, A Voz da Serra, Rádio Sucesso FM etc).
Mídias:
JORNAL DIÁRIO IMPRESSO:
Temporal, fica desatualizado rápido - é bom anunciar produtos que mudam o preço, de varejo. Meio de maior crível, tem mais credibilidade.
Tamanho standard, tabloide ou tabloide americano. Anúncios com fotos, imagens, figuras... São vendidos por coluna (variam de tamanho de acordo com os tipos de jornal) x altura (cm) - o valor é definido por uma tabela (que contém várias retrancas). Dados IVC - Instituto Verificado de Circulação - para saber tiragem, circulação e encalhe.
Geralmente o material enviado através da assessoria de imprensa possui a vantagem de ter um custo muito baixo e receber a credibilidade que o jornal possui, caso seja veiculado. A desvantagem é que o assessor de imprensa não tem controle sobre a veiculação e formatos. O material enviado pelo profissional de mídia, é uma publicidade e, portanto, "sai" exatamente como foi planejado e no espaço contratado. A desvantagem está no custo e, por vezes, possuir menos credibilidade.
No Brasil, não existe jornal de veiculação nacional. Os jornais são locais ou regionais.
REVISTA:
É um meio de esperada qualidade gráfica e acabamento (impressão: rotogravura). As revistas podem ter diversas periodicidade, semanais, mensais, semestrais e anuais. Possuem circulação nacional e possibilitam grande segmentação de público-alvo. O espaço comercial é negociado como: 1 página, 1/2 página, 1/4 página, 1/8 página ou rodapé. Há revistas especializadas para praticamente TODOS os assuntos.
INTERNET:
Na publicidade via internet, devemos discernir os termos visitantes e visitas. Visitante é cada pessoa que acessou um endereço eletrônico. Visitas são o número de vezes que a páginas foi acessada. Ou seja, um visitante pode gerar várias visitas.
Formas de cobrança ou recebimento via internet: 
CPA - CUSTO POR AQUISIÇÃO: É a forma mais cara, pois o anunciante só pagará quando alcançar o objetivo final de sua campanha. O publisher do anúncio (vendedor) só lucra quando a ação desejada pelo anunciante é realizada pelo visitante. Assim, o CPA gera baixo risco para quem anuncia, pois ele só pagará pelas transações que alcançarem o objetivo de campanha. CPA= TOTAL INVESTIDO / NÚMERO DE CONVERSÕES 
CPM - CUSTO POR MIL: O CPM é uma métrica que representa o gasto gerado a cada 1000 exibições do anúncio na internet. É uma técnica eficiente para campanhas de branding cujo o objetivo é aumentar a consciência sobre a marca ou produto. EX: Digamos que um anunciante vai fazer uma campanha no Google AdWords no qual o acordo será: 10000 impressões de anúncio em formato retângulo médio (300x250) com CPM 5. 10000 impressões de cabeçalho com CPM 7. CPM = CUSTO TOTAL / VISUALIZAÇÕES (1000)
CPC - CUSTO POR CLIQUE: É uma forma de cobrança de anúncios pagos na qual o pagamento é feito pelo número de cliques realizados. O anunciante paga pelos visitantes que vão do site que o anúncio foi feito, para o site dele. CPC = CUSTO TOTAL / NÚMERO DE CLIQUES
SEO (Search Engine Optimization) é um buscador de relevância. Técnica que estuda a métrica de referências para que o site seja encontrado nos mecanismos de busca.
Link patrocinado usa palavras-chave para gerar relevância em cima dos algoritmos dos buscadores.
Rede social permite posts patrocinados, campanhas com carrosséis de links etc.
Sites trabalham com banners, pop-ups, captam leads.

Outros materiais