A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
exercicio icc perguntas

Pré-visualização | Página 1 de 3

Universidade Federal de Campina Grande
Departamento de Sistemas e Computação
Disciplina: Introdução à Ciência da Computação – Turma: 2
Período: 2018.1 – Prof. Roberto Faria
1ª. Lista - Exercícios de Fixação DATA: 11/04/2018
Nathália Rodrigues de Oliveira – Turma 2
Data Limite de Entrega: 25/04/2018
E-mail de Entrega: icc.t2.exercicios@gmail.com
Responder os exercícios de fixação em dupla após assistir e discutir cada uma das 04 (quatro) vídeo-aulas indicadas. Entregar as respostas para cada vídeo-aula. Colocar a resposta após sua pergunta, intercalando no texto.
Responda de acordo com a vídeo-aula “A evolução dos computadores” da UNIVESP publicada no YOUTUBE (https://www.youtube.com/watch?v=zu5QvPHGU3Q):
Liste os computadores eletrônicos citados e classifique-os de acordo com os tipos apresentados.
Computadores tradicionais: computador de mesa ou desktop; Grandes computadores: Mainframes e o supercomputador Watson da IBM; dispositivos portáteis: notebooks, netbooks, tablets e smartphones; Computadores embarcados: (funções específicas) processadores de câmeras digitais, máquinas de cartão de crédito, leitores de livros digitais; Sistemas críticos: computadores controladores de avião, equipamentos médicos, centrais de controle de missão (NASA).
Quais os vários significados assumidos pela palavra “computador”?
O que computa; calculador, calculista.
 O que faz cálculos (pessoa ou máquina).
Aparelho eletrônico usado para processar, guardar e tornar acessível informação de vários tipos. 
Máquina destinada ao processamento de dados, capaz de obedecer a instruções que visam produzir certas transformações nesses dados para alcançar um fim determinado.
Computador para uso individual, cuja construção se baseia num microprocessador.
Antes de existir os computadores eletrônicos para que foram utilizados os computadores humanos?
 Os computadores humanos eram contratados para fazer cálculos de uma determinada tarefa. Os cálculos humanos dos profissionais eram usados em tabelas para tarefas do dia a dia, como tabelas logarítmicas, astronômicas entre outras. 
Quais as primeiras máquinas calculadoras utilizadas e quais seus princípios de funcionamento?
Ábaco: Um instrumento formado por alguns bastões contendo bolas móveis, que podem ser movidas para cima e para baixo para realizar cálculos de adição e subtração.
Calculadora de schickard (1623): Ela funcionava por meio de um mecanismo de rodas dentadas e era chamada de "relógio calculador".
Pascaline: A máquina contém como elemento essencial uma roda dentada construída com 10 "dentes". Cada "dente" corresponde a um algarismo, de 0 a 9.  A primeira roda da direita corresponde às unidades, a imediatamente à sua esquerda corresponde às dezenas, a seguinte às centenas e assim sucessivamente.
Maquina calculadora de Leibiniz (1672): Dispositivo constituído por um carreto com dez "dentes", cada um dos quais mais comprido que o anterior, que permitiu efetuar de modo automático a multiplicação e divisão.
Arithmometer (1851): Efetuava multiplicações com o mesmo princípio da calculadora de Leibnitz e, com a intervenção do usuário, efetuava divisões.
Qual o grande diferencial das máquinas de calcular de Charles Babage em relação às anteriores? O que tinham de semelhante estas máquinas com os computadores atuais?
 A máquina diferencial de Babbage se destacou das anteriores por calcular polinômios, e seu engenho analítico possuía um processador mecânico e programável com entrada de dados na forma de cartões perfurados, e caixas para guardar os cartões e fazer a entrada e saída de dados (memória).
 
Que princípio utilizado nos computadores eletrônicos atuais, utilizava a máquina de calcular de Konrad Zuse? Qual nova tecnologia, utilizou Zuse em suas máquinas de calcular? 
Usava chaves de relés além de um sistema de lógica binária onde os valores eram representados por apenas 2 posições e não dez como nas de Babage.
Como a empresa IBM entrou na indústria de computadores? Em que ramo de negócios, atuava a IBM nos seus primórdios?
A IBM entrou na indústria de computadores quando Aiken procurou ajuda para construção do Mark 1, antes de fabricar computadores a IBM atuava no ramo de maquinas comércio e de escritório.
Quem foi Herman Hollerith e qual a sua ligação com os primeiros computadores?
Ele foi o fundador da IBM e por causa dele o Mark 1 pôde ser desenvolvido.
Como evoluíram os computadores de acordo com suas tecnologias de construção?
Os dispositivos mecânicos usados em 1672 foram sendo substituídos por reles eletromecânicos (1831) e depois por válvulas eletrônicas (1904 o diodo, 1907 o tríodo) e novamente em 1947-1953 por transistores.
Quais os vários esforços para a construção de computadores eletrônicos realizadas utilizando a tecnologia da chamada 1ª geração?
Na década de 40 foi criado o ABC que calculava sistemas de equações lineares, depois vieram os esforços de guerra como o Colossus (1944) criado no reino unido e usado para decodificar a criptografia alemã durante a segunda guerra mas não foi uma influência muito forte porque ficou guardado como segredo de guerra por 30 anos até 1974, já os estados unidos criaram o ENIAC(1945) que era usado para fazer cálculos balísticos.
O que caracterizava a 2ª geração de computadores e quais as perspectivas, da época para a utilização dos computadores?
A segunda geração foi caracterizada pelo uso dos transistores como o IBM608(1957), com a capacidade de diminuir o tamanho dos computadores, começou-se a pensar que a partir do ano 2000 já seria possível que as pessoas tivessem computadores em suas casas.
Como se deu realmente a evolução dos computadores eletrônicos até os dias de hoje? O que possibilitou essa evolução em relação a nossa vida hoje?
A evolução se deu pelo desenvolvimento de recursos integrados que combinavam dezenas de transistores e assim as estruturas de grande porte foram sendo deixado de lado e os computadores foram ficando menores e melhores o que possibilitou a maior acessibilidade ao mundo digital.
Responda de acordo com a vídeo-aula “Computadores: hardware” da UNIVESP (https://www.youtube.com/watch?v=qQpXmzJHm8I) publicada no YOUTUBE:
O que é o Sistema Binário?
É um sistema de numeração posicional de base dois no qual todas as quantidades se representam com base em dois números que são 0 e 1.
Escreva a sequência de valores de 0 a 15 no Sistema Binário.	
	0
	0000
	1
	0001
	2
	0010
	3
	0011
	4
	0100
	5
	0101
	6
	0110
	7
	0111
	8
	1000
	9
	1001
	10
	1010
	11
	1011
	12
	1100
	13
	1101
	14
	1110
	15
	1111
		
O que é bit, byte e palavra? (pesquise)
Bit é a sigla para Binary Digit, que em português significa dígito binário, o Bit é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida ele pode assumir somente 2 valores, como 0 ou 1, os computadores foram feitos para armazenar instruções em múltiplos de bits, que são denominados bytes, os bytes são conjuntos de Bits e incialmente o byte tinha tamanho variável, mas atualmente tem oito bits (octeto).
Quais os módulos que compõem a estrutura geral de um Computador? (também conhecida como Arquitetura Básica de um Computador)
Dispositivos de entrada, CPU, memória RAM, ULA, HD ou outro dispositivo de armazenamento secundário e dispositivos de saída.
Qual a funcionalidade de cada módulo?
Unidade de entrada: permite o acesso do computador ao mundo externo (teclado, mouse).
Unidade central de processamento (CPU): Controla as operações do computador e realiza as funções de processamento de dados.
Memoria principal (RAM): Armazena as informações que estão sendo executadas de forma rápida. Caso ocorra o desligamento da máquina todos os dados que estavam contidos na RAM serão perdidos.
Unidade lógica e aritmética (ULA): realiza operações matemáticas e logicas com os dados.
Armazenamento secundário (HD, pen drive): Mantém