Buscar

Trabalhando a Liderança (3)

Prévia do material em texto

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
Clique para editar o estilo do título mestre
Qualidade de vida no Trabalho (QVT) 
Elen de Léo
*
*
*
As empresas hoje estão sendo frequentemente pressionadas a rever a forma como tem gerido pessoas.
O que fazem diante de tais pressões? Usualmente reagem com base em baixo nível de consciência dos fatos.
Um de seus maiores ativos deve ser entendido como sendo as pessoas!
*
*
*
Homens e mulheres desejam fazer um bom trabalho. Se lhes for dado um ambiente adequado eles os farão. (Bill Hewlett, apud: HUNTER, 2004, p.97)
*
*
*
Qualidade de Vida no Trabalho
Nunca se falou ou se escreveu tanto sobre Qualidade de Vida como nos últimos anos. 
Mas isto não tem sido motivo para se afirmar que a Qualidade de Vida das pessoas tenha melhorado. 
Na realidade, em vários aspectos tem havido uma degradação.
*
*
*
Um dos aspectos da Qualidade de Vida que merece mais atenção é a Qualidade de Vida no Trabalho. 
É na chamada atividade laboral que o ser humano passa um terço de seu dia e os melhores e mais produtivos anos de sua vida. 
*
*
*
“A meta da qualidade de vida no trabalho é gerar uma organização mais humanizada, na qual o trabalho envolve, simultaneamente, relativo grau de responsabilidade e de autonomia a nível do cargo, recebimento de recursos de “feedback” sobre o desempenho, com tarefas adequadas, variedade, enriquecimento do trabalho e com ênfase no desenvolvimento pessoal do indivíduo.” (Richard Walton)
*
*
*
Trabalhadores de diferentes categorias profissionais comumente manifestam distintos graus de insatisfação diante do trabalho que realizam. 
O trabalho como fonte de satisfação pouco tem atendido às expectativas e aos anseios de diferentes classes sociais, uma vez que se caracteriza como uma relação utilitarista, mecanicista, unidirecional, com limitadas perspectivas de relações satisfatórias entre os envolvidos, que salientam o conflito entre o capital e o trabalho.
*
*
*
Estudos sobre motivação tem destacado a importância dos aspectos ambientais, ergonômicos e de expectativas diante do trabalho como relacionadas á qualidade de vida experienciada pelo trabalhador.
Isso evidencia a interdependência entre a qualidade de vida no trabalho e os fatores presentes em dada realidade organizacional/ social.
*
*
*
Sabendo-se que as organizações exercem influência acentuada sobre os estados mentais e emocionais dos indivíduos que as compõem, é preciso investir minimamente nesse capo de modo socialmente responsável.
Há, implícita e explicitamente, condições vivenciadas pelos indivíduos que assinalam a interdependência entre a história individual e os processos inerentes ao trabalho, enquanto categoria social.
*
*
*
Falta de Qualidade de Vida:
Baixos salários
pressão e intensificação do trabalho
 Ambiente fisico incompatível com as necessidades 
Clima organizacional desfavorável
Stress
Doenças Psicossomáticas
Etc.
*
*
*
O STRESS NO TRABALHO É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE ABSENTEÍSMO E ACIDENTES.
 
*
*
*
MODELO DE WALTON (1973)
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Relevância social da vida no trabalho - Relaciona-se com o “endomarketing” da empresa. Investiga-se a percepção do empregado em relação à imagem da empresa, à responsabilidade social instituição na comunidade, à qualidade dos produtos e à prestação dos serviços.
Imagem da empresa
Responsabilidade social da empresa
Responsabilidade pelos produtos
Práticas de emprego.

Continue navegando