Buscar

Qualidade de Vida no Trabalho

Prévia do material em texto

Qualidade de Vida no Trabalho
QVT busca:
Aproveitar as habilidades mais exímias dos funcionários;
				+
Ajustar tecnologia, tarefas e empregados;
				+
Desenvolver um ambiente de trabalho que seja tão bom para as pessoas quanto para saúde econômica da organização.
Envolve aspectos físicos, ambientais e psicológicos do trabalho:
Fatores intrínsecos e extrínsecos do cargo.
É fruto da atuação sistêmica de características individuais (necessidades, valores, expectativas) e situacionais (estrutura organizacional, tecnologia, sistemas de recompensas, políticas internas).
1
Qualidade de Vida no Trabalho
A qualidade de vida no trabalho (QVT) representa o grau em que os membros da organização são capazes de satisfazer suas necessidades pessoais por meio de suas experiências na organização. A qualidade de vida no trabalho afeta atitudes pessoais e comportamentos importantes para a produtividade individual, tais como: motivação para o trabalho, adaptabilidade a mudanças no ambiente de trabalho, criatividade e vontade de inovar ou aceitar mudanças. (Bohlander)
Assimila duas posições antagônicas:
bem-estar e satisfação no trabalho X produtividade e qualidade.
2
Qualidade de Vida no Trabalho
3 visões sobre os objetivos e resultados esperados:
Legalista: seguir as regras impostas pela legislação vigente ou por obrigação em situações específicas (exigências feitas por grandes clientes, etc.). São vistos como obrigação e as empresas procuram cumprir o mínimo exigido, não crendo que haja, necessariamente, um retorno positivo de tais investimentos.
Paternalista: fazer com que o indivíduo se sinta bem em seu ambiente laboral. A preocupação e o objetivo principal, neste sentido, é exclusivamente o indivíduo e não há, necessariamente, uma interligação destes programas com as estratégias da organização.
Estratégica: programas de QVT são percebidos como parte integrante da visão estratégica organizacional, atrelados ao resultado planejado pela organização.
3
Práticas de QVT: paliativas ou preventivas
Paliativas (Clássica ou Assistencialista): é a predominante (hegemônica). Implementa ações de natureza compensatória (para corrigir/compensar um problema que já ocorreu). 
Amenizam os desgastes do trabalho, atuando de forma indireta, por meio de "benefícios": ginástica laboral, festas, massagens, palestras (antitabagismo, antissedentarismo), programas esportivos, etc.
Preventivas (contra-hegemônica): atua antecipadamente, para prevenir a ocorrência de problemas. 
Modifica diretamente as condições de trabalho, as relações, o contexto. Exemplos: ergonomia no mobiliário, comissão de prevenção de acidentes, mapas de risco, etc.
4
Modelos de QVT
Estudos que buscaram encontrar fatores (indicadores) da QVT.
a satisfação com o trabalho executado, as possibilidades de futuro na organização, o reconhecimento pelos resultados alcançados, o salário percebido, os benefícios auferidos, o relacionamento humano dentro do grupo e da organização, o ambiente psicológico e físico de trabalho, a liberdade e responsabilidade de decidir, as possibilidades de participar, etc.
Três principais modelos:
Nadler e Lawler
Hackman e Oldhan
Walton
5
Qualidade de Vida no Trabalho
Modelos e fatores de QVT
Modelo de Nadler e Lawler: 
Fatores que determinam o sucesso nos projetos de QVT: perceber a necessidade, enfocar um problema saliente na organização, estruturar para a identificação e resolução de problemas, recompensar resultados positivos, motivar pessoas ligadas a atividades de longo prazo, envolver a organização como um todo.
Quatro aspectos que fundamentam a QVT:
participação dos funcionários nas decisões; 
inovação no sistema de recompensas; 
enriquecimento de grupos autônomos de trabalho; 
melhoria nas condições físicas e psicológicas, horário de trabalho etc.
6
Qualidade de Vida no Trabalho
Modelos e fatores de QVT
Modelo de Hackman e Oldhan: 
“as dimensões do cargo são fundamentais na QVT, estes aspectos produzem estados psicológicos críticos que conduzem a resultados pessoais e de trabalho que afetam diretamente a qualidade de vida no trabalho”
Aspectos baseados no cargo:
variedades de habilidades;
identidade da tarefa
significado da tarefa; 
autonomia; 
feedback; 
inter-relacionamento.
7
Modelo de Walton
8
	Fatores de QVT	Dimensões
	1 - Compensação justa e adequada	• Salário adequado ao trabalhador. • Equidade ou compatibilidade interna. • Equidade e compatibilidade externa.
	2 - Condições de segurança e saúde no trabalho	• Jornada de trabalho. • Ambiente físico (seguro e saudável).
	3 - Utilização e desenvolvimento de capacidades	• Autonomia. • Significado da tarefa. • Identidade da tarefa. • Variedade de habilidades. • Retroação e retroinformação.
	4- Oportunidades de crescimento contínuo e segurança	• Possibilidade de carreira. • Crescimento profissional. • Segurança do emprego.
	5 - Integração social na organização	• Igualdade de oportunidades. • Relacionamentos interpessoais e grupais. • Senso comunitário.
	6 - Constitucionalismo	• Respeito às leis e direitos trabalhista. • Privacidade pessoal.
• Liberdade de expressão. • Normas e rotinas claras da organização.
	7 - Trabalho e espaço total de vida	• Papel balanceado do trabalho na vida pessoal
	8 - Relevância social da vida no trabalho	• Imagem da empresa. • Responsabilidade social pelos produtos/serviços. • Responsabilidade social pelos empregados. 
CESPE - STJ - Analista Judiciário - Administrativa – 2018
Reconhecimento, responsabilidade e desenvolvimento profissional são fatores motivacionais que elevam a qualidade de vida no trabalho.
CESPE - ABIN - Oficial Técnico de Inteligência – 2018
É recomendado que os órgãos responsáveis pela gestão de pessoas implementem políticas para aumentar a qualidade de vida no trabalho e garantir que as condições de trabalho sejam excelentes para os empregados.
9
CESPE - DPU - Psicólogo – 2016
De acordo com o modelo de qualidade de vida no trabalho desenvolvido por Walton, condições de segurança e saúde no trabalho figuram entre os oito fatores que afetam a qualidade de vida no trabalho.
CESPE - TCE-PA - Auditor de Controle Externo - Psicologia – 2016
Os modelos de estratégias de qualidade de vida no trabalho, que surgiram como alternativa aos sistemas tayloristas/fordistas, fortaleceram a prevenção da saúde dos trabalhadores nas organizações ao proporem compensação justa, segurança e saúde no trabalho, oportunidade de crescimento e garantias constitucionais para os trabalhadores.
10
2016 - CESPE - DPU – Psicólogo
A qualidade de vida no trabalho pode ser medida de acordo com o grau de satisfação ou insatisfação do empregado, influenciando seu estado emocional dentro e fora da organização.
2015 - CESPE - FUB - Tecnólogo - Recursos Humanos
Os programas de qualidade de vida no trabalho (QVT) são de fácil implantação, têm baixo custo e possui como alvo os empregados. Estes aderem aos programas sem hesitação por serem programas que possibilitam maior envolvimento nas decisões nos setores de suas respectivas áreas de atuação.
11
2014 - CESPE - ANTAQ - Analista Administrativo
Uma organização que busque instituir um programa de qualidade de vida no trabalho deverá promover, entre outras adequações, modificações ergonômicas no mobiliário, na iluminação e na temperatura do ambiente.
2014 - CESPE - MDIC - Analista Técnico – Administrativo
No que se refere à qualidade de vida no trabalho, as práticas assistencialistas se distinguem das práticas preventivas, porquanto estas priorizam intervenções sobre o contexto de trabalho a que se submetem os funcionários de uma organização
2014 - CESPE - SUFRAMA – Administrador
Práticas preventivas de qualidade de vida no trabalho, como ginástica laboral e massagens, intervêm diretamente nos indivíduos para que esses não sofram os desgastes físicos e psíquicos decorrentes do trabalho.
12
2013 - CESPE - SERPRO - Técnico 
A cultura e a mentalidade da organização não são relevantes na 
implementação de programas de qualidade de vida no trabalho.
2013 - CESPE - SERPRO - Técnico 
Qualidade devida no trabalho restringe-se às melhorias nos aspectos físicos e ambientais do local de trabalho.
2013 - CESPE - SERPRO - Técnico 
A qualidade de vida no trabalho consiste em aproveitar as habilidades mais refinadas dos trabalhadores, buscando assim um ajustamento entre tecnologia, tarefas e empregados.
2013 - CESPE - STF - Técnico Judiciário
Um dos aspectos que deve ser considerado para a efetiva criação de um ambiente de trabalho com qualidade de vida é o fator constitucionalismo, que se refere ao grau em que os direitos do empregado são cumpridos na instituição.
13

Continue navegando

Outros materiais