Buscar

portilofio diario de campo 04.018

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ROBERTA KUCHINSKI BARBOSA,RU1167108
PORTFÓLIO
UTA...
MÓDULO A – FASE I
 Educação inclusiva conforme a Lei Brasileira De Incluseducação Da Pessoa com Deficiência, sancionada em 06 de julho de 2015, no capítulo IV, art.27.
‘’Art. 27.  A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.Parágrafo único.  É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.’’
 Nesse sentido, onforme a lei, a educaçãoinclusiva compreende a educação especial dentro da escola regular, favorecendo a diversidade e transformando a escola em um espaço para todos.
 Apesar da Lei estar em vigor desde 2015, sua aplicação nas escolas,como é o caso da escola obsvada.São muitos os desafios a serem enfrentados, mas as iniciativas da gestão escolar são fundamentais na construção de uma apredizagem efetiva de toso os alunos.
 Durante as observações na Escola Bem Te Vi em Rio Branco –AC,foi constatado a existencia de 2 alunos autistas com laudo medico no turno matutino, e mais 1 aluno com sinais de austismo sem laudo médico. Estes alunos frequentam as aulas normalmente e participam de todas as atividades propostas pela pedagoga e sua auxiliar, apresentando algumas dificuldades principalmente de interação e em alguns momentos de locomoção. Estes alunos com laudo médico possuem uma cuidadora pessoal paga pelo estado, estas tem a função de auxiliar o aluno nas atividades fisícas, na alimentação, locomoção, na higiene. Dentro da sala de aula a professoa tenta incluir o aluno autista nas atividades , mas quase sempre sen sucesso. Falta de qualificação da cuidadora , que por muitas vezes se mostrou impaciente , a escola nao tem espaço físico apropriado para o aluno especial, falta de material didático para este mesmo aluno e excesso de alunos em sala de aula são algumas coisas que pude observar. 
Diante disso, é necessário haver smepre um aprimoramento dos sistemas educacionais de forma a garantir o acesso, e principalmente a permanência,participação e a aprendizagem dos alunos com necessidades especiais, eliminando os obstáculos e garantindo a inclusão plena.
É preciso compreender que incluir não é encaminhar o sujeito para a escola e pronto. Há a necessidade de se fazer o acompanhamento junto aos pais, professores e ao próprio indivíduo, por uma equipe multidisciplinar.

Continue navegando