Buscar

avaliando aprendizado 3 e 4 cinesioterapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602891758)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em uma recuperação funcional de joelho o paciente é submetido a protocolos de tratamento. A ativação da contração muscular é prioridade na recuperação, com isso quando realizamos um exercício no qual uma força externa é aplicada às alavancas do corpo, opondo-se à força de contração muscular. Podemos afirmar que:
		
	
	o exercício é ativo-assistido
	
	o exercício é ativo-livre
	 
	o exercício é resistido
	
	o exercício é passivo
	
	o exercício participativo
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603618369)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma das fases cruciais para se ter sucesso na reabilitação é, sem dúvida, a de fortalecimento muscular. Existem atualmente várias técnicas, recursos e equipamentos que podem ser utilizados como meio de resistência para se obter os resultados. Mas uma boa mensuração da força no processo de avaliação também é de fundamental importância para se estabelecer o diagnóstico da fraqueza. Assinale a opção coreta:
		
	
	No processo de fortalecimento muscular, exercícios resistidos para músculos com força grau 2 são bem vindos, já que trabalham muito as fibras tipo IIa
	 
	Para se trabalhar mais resistência muscular, damos prioridade à um maior número de repetições e menos carga
	
	Para se trabalhar mais a força, damos prioridade à um maior número de repetições e mais carga
	
	Os processos de fortalecimento não são capazes de modificar os tipos de fibras musculares humanas, pois as mesmas já vêm predeterminadas quando à sua capacidade metabólica
	
	Os exercícios em cadeia cinética aberta podem ser usados, por exemplo, para fortalecer MMII, pois as extremidades apoiadas estabilizarão mais o movimento
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603107005)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A contração do bíceps braquial durante os movimentos de flexão do cotovelo promove:
		
	
	A excitação do seu antagonista, o braquial
	
	A excitação do seu antagonista, o braquioradial
	
	A inibição do seu antagonista, o braquial
	 
	A inibição do seu antagonista, o tríceps braquial
	
	A excitação do seu antagonista, o tríceps braquial
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603530375)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Relacionam-se aos movimentos que ocorrem dentro da articulação e descrevem a distensibilidade ou ¿frouxidão¿ na cápsula articular, que permitem que os ossos se movam amplamente, sendo base para realização das técnicas de mobilização articular:
		
	
	Movimentos fisiológicos
	
	Manipulação passiva
	
	Movimentos osteocinemáticos
	
	Movimentos integrantes
	 
	Movimentos artrocinemáticos
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602890093)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Manipulação Terapêutica Osteopática constitui-se de técnicas diretas e indiretas. Identifique, dentre as situações patológicas abaixo citadas, aquela em que as técnicas de manipulação articular direta na coluna vertebral são contraindicadas. 1. Síndrome da calda equina. 2. osteoartrose dorsolombar. 3. prolapso discal. 4. espondilolistese grau I. 5. Osteoporose grave. 6. osteomalácia. 7. Síndrome de desarranjo do disco intervertebral. Assinale a alternativa que contém apenas situações de contraindicação para a técnica de manipulação direta na coluna vertebral.
		
	 
	1; 5; 6.
	
	1; 4; 6.
	
	2; 3; 6.
	
	3; 5; 7.
	
	2; 3; 7.
		
	 1a Questão (Ref.: 201603862735)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Leia abaixo sobre a técnica de Reeducação Postural Global: I - A técnica caracteriza-se por posturas ativas que evoluem progressivamente, trabalhando o corpo como um todo e não por partes isoladas. II - A indicação das posturas é o resultado da avaliação dos sintomas, das retrações das cadeias musculares, dos desequilíbrios posturais ou pela impossibilidade de realizá-las, sendo as posturas em carga específicas para tratar os pés, joelhos, quadris, pelve e lombar. III - A técnica compõe-se basicamente em quatro grandes famílias de posturas: em flexão e extensão de quadril, em fechamento ou abertura de braços. Os músculos inspiratórios encurtados são alongados através de expirações contínuas e lentas e o alto crescimento são bases fundamentais na correção postural. IV - A postura "rã no ar" trabalha o equilíbrio corporal, coluna e todo membro inferior, no qual os pés podem ser colocados numa prancheta podendo progressivamente ir aumentado o ângulo da tibiotársica, alongando os músculos posteriores da perna. V - O método tem seis princípios de base: respiração, contrologia, movimento fluido, equilíbrio e simetria, centro de força, precisão e repetição. Estão corretos os itens:
		
	
	II, II, IV e V
	
	I, III e V apenas
	 
	I, II e III apenas
	 
	I, II e IV apenas
	
	I, III, IV e V
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603549633)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os exercícios de cadeia cinética aberta e fechada apresentam diferentes efeitos biomecânicos sobre as articulações do membro inferior. É essencial para o fisioterapeuta compreender esses efeitos durante a prescrição da atividade mais adequada. Dessa forma, é CORRETO afirmar que:
		
	
	As ações musculares que ocorrem durante as atividades de cadeia cinética aberta são semelhantes às atividades de cadeia cinética fechada.
	
	A co-contração que ocorre durante o exercício de cadeia cinética fechada aumenta as forças de cisalhamento que atuam sobre a articulação.
	 
	A extensão do joelho é uma ação que pode ser realizada tanto em cadeia cinética aberta (CCA) quanto em cadeia cinética fechada (CCF). Em CCA, à medida que o joelho se move em direção à extensão total a área de contato femoropatelar diminui provocando o aumento da pressão de contato das superfícies articulares. Já em CCF, a co-contração existente entre os músculos extensores e flexores do joelho promove um aumento da superfície de contato com concomitante diminuição da pressão de contato das superfícies articulares. Sendo assim, os exercícios em cadeia cinética fechada podem ser mais bem tolerados por essa articulação.
	
	No exercício de cadeia cinética aberta, a inserção muscular é fixa, e a contração muscular produz movimento na sua origem.
	
	Os exercícios de cadeia cinética fechada utilizam apenas combinações de contrações isométricas e concêntricas que ocorrem simultaneamente, em diferentes grupos musculares.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602894153)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP - métodoKabat) é atualmente utilizado em vários atendimentos fisioterapêuticos, mostrando-se uma importante ferramenta profissional, agregando valores à reabilitação funcional. Dessa forma, marque a alternativa que traduz corretos princípios a cerca da FNP.
		
	
	Os comandos verbais precisam trazer o maior número de informações possíveis, para que o paciente execute corretamente a técnica.
	
	Foi desenvolvido para pacientes neurológicos, não cabendo aplicação em qualquer outra forma de prejuízo motor secundário.
	 
	Apresenta manobras de passivas a ativo contrarresistidas, gradativamente da iniciação rítimica até as manobras diagonais com imposição de carga máxima.
	
	As diagonais preconizadas só são utilizadas nas cinturas escapular e pélvica, isso em momentos terapêuticos iniciais, que logo são substituídos por outros recursos nas extremidades.
	
	A ativação da musculatura por meio do reflexo de estiramento só deve ser enfatizada quando o paciente não apresentar fraqueza muscular específica.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602894193)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os exercícios isocinéticos, por definição, são aqueles em que o movimento se mantém constante. Assim sendo, é difícil a aplicação desse conceito em tratamentos convencionais, onde os exercícios isotônicos, sejam concêntricos ou excêntricos,se apresentam em maior proporção. Assim sendo, marque a alternativa onde os conceitos são corretamente aplicados.
		
	
	Os exercícios excêntricos se caracterizam pela desaceleração do movimento, não devendo ser utilizado terapeuticamente, já que a principal característica da lesão é a condição concêntrica.
	
	Exercícios que buscam torques diferenciados, mantendo feedback sensorial e motivação verbal alternada, são considerados isocinéticos.
	
	Os exercícios com tensores elásticos traduzem conceitos isocinéticos já que a tensão mantida da tira tende a reproduzir, sempre, movimentos iguais.
	 
	A contração isotônica concêntrica é caracteristicamente aplicada na execução inicial do movimento, onde o músculo tende a aproximar a inserção proximal da distal, encurtando as fibras envolvidas.
	
	Os exercícios em aparelhos de mecanoterapia, como os de academia de musculação, tendem a enfatizar a contração excêntrica sempre que se mantém um número alto de repetições em maiores velocidades.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603530370)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Reeducação Postural Global (RPG), técnica de ajuste postural criada pelo Fisioterapeuta francês Philippe Souchard, tem por objetivo realinhar cadeias musculares. Quais alterações posturais podem ocorrer quando a cadeia mestra anterior se encontra em hipertonicidade?
		
	 
	Projeção anterior da cabeça, hipercifose torácica, genuvalgum, pés cavos.
	 
	Projeção anterior da cabeça, hipercifose torácica, genuvalgum, pés planos.
	
	Projeção cranial da cabeça, retificação torácica, genuvalgum, pés cavos.
	
	Projeção posterior da cabeça, retificação torácica, genuvarum, pés planos.
	
	Projeção posterior da cabeça, hipercifose torácica, genuvalgum, pés cavos.

Continue navegando