Buscar

resenha geração ''me me me''

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

YIRULA. Caroline Prestes. Geração ‘me me me’. 2013. Disponível em: https://cadernodia.wordpress.com/2013/08/07/geracao-me-me-me 
 
RESENHA[1: Trabalho solicitado pela Docente Gabriella Santana, como forma de avaliação parcial da disciplina Metodologia Cientifica.]
JESUS, Jailda Braga[2: Discentes do primeiro semestre do curso de pedagogia da Faculdade Metropolitana de Camaçari Email: jailda.braga@hotmail.com]
LIMA, Rosimare dos Santos 
SANTOS, Taina do Carmo 
A autora do texto é formada em publicidade e propaganda pela ESPM (SP), e mestranda em ciências da comunicação pela ESPM-SP, Carolina tem um blog chamado ’’Além dos muros da escola’’onde ,a mesma também integra uma equipe de educação, de uma organização sem fins lucrativos, cujo segundo ela tem como missão honrar a infância.
A obra a ser analisada trata-se de um texto escrito em um blog pessoal, que tem por meta descrever sobre educação e juventude de um modo geral, no que tange ao texto estudado, este aborda as características da geração “me me me”, sob a ótica de um professor americano e de uma pesquisa   do Instituto de Saúde, como pressuposto principal, está a vertente de que a geração “virtual ”ou simplesmente Y é composta por pessoas altamente interadas com a tecnologia e rasas nas questões sociais de um modo geral, já que esta se importa muito mais com seu próprio bem estar que com os outros.
Essa geração é composta por aquelas pessoas que praticamente nasceram junto com a revolução tecnológica mundial, no inicio da década de 80 e meado de 90, com a explosão dos computadores e dos grandes avanços dos telefones moveis. Uma geração de pessoas espontâneas, decididas e destemidas, que falam o que pensam e que por muitas vezes ferem o próximo por não controlar o que pensam e acabam falando sem pensar.
A autora relata a respeito do discurso do professor David McCullough Jr que durante a formatura de sua turma do ensino médio, comparou os alunos a crianças mimadas, que agem por impulso e quando algo sai do seu controle fazem manhas e má criação para conseguirem as coisas facilmente e que consequentemente seriam despreparados para a vida adulta, e acabariam se tornando fracassados.
Os Narcisistas são indivíduos que possuem necessidade de auto exposição, necessitam estar constantemente se auto afirmando, para tal, fotografam com seus celulares todos os principais momentos de seu dia. (SARATE, 2013).
Uma geração de narcisistas, egoístas incapazes de enxergar ale de si mesmos, que super valoriza o próprio ego e que usa a tecnologia para expor suas opiniões como sendo verdades únicas e absolutas. Muitos definem a geração y como sendo composta por alienados, imediatistas, preguiçosos, mimados e extremante ansiosos, no entanto é possível ver ativamente esses jovens participando de discussões a respeito de diversas temática a nível global.
“Muitas das vezes eles vivem no mundo deles online, o celular e costumam expor suas vidas, opiniões e sentimentos nas redes sociais. Estão conectados 24h por dia . Eles, definitivamente, assustam as gerações que os antecedem; fazem parte de uma geração incompreendida”. Pela fala da autora entende-se que essa geração tem uma forte relação com egocentrismo e o narcisismo extremamente presente, utiliza a tecnologia demasiadamente, o que muitas vezes interfere nas suas relações pessoais, e muitos ainda fazem desta um forma de se esconder para fugir de problemas com os quais nem sempre sabem lidar.
Embora demonstre grande curiosidade e preocupação com a sociedade demonstrada pelos jovens dessa geração, todos nasceram em um período pós-utópico, de crescentes transformações ideológicas no campo das políticas, existenciais e ao mesmo tempo introduzidos em uma cultura de competitividade e individualismo exacerbado. Na grande maioria, esta população se difere da geração de seus pais e no que diz respeito a politização, uma vez que estão mais propensos ao consumismo desenfreado de tecnologia que se aprofundarem a um determinado assunto. (ARAÚJO, 2015). 
Rotular uma geração é limitar suas capacidades, quando na verdade é preciso explorar quem a compõe,por isso, embora descritos como egoístas, esta população Y foi em busca da valorização junto ao mercado de trabalho e ganhou espaços nunca antes imaginados pela geração de seus pais.
REFERÊNCIAS
ARAÚJO, F. Geração Y. 2015. Disponível em: 
https://www.infoescola.com/sociedade/geracao-y/. Acesso em: 06 de Abr, 2018.
SARATE. F. Geração “me me me” e o Ativismo. 2013. Disponível em: http://www.comunicacaoetendencias.com.br/geracao-me-me-me-e-o-ativismo. Acesso em: 06 de Abr, 2018.

Continue navegando