Buscar

Artigo Avaliação Psicológica e sua aplicação prática.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação psicológica e sua aplicação prática 
por Ruy Ramon* - é psicólogo, pós-graduado em Administração de Recursos Humanos, mestrando em Psicologia e consultor em RH.
A avaliação psicológica busca avaliar, analisar, esclarecer a dinâmica psicológica de cada indivíduo. Podendo ser utilizada em várias situações que tenha como objetivo conhecer melhor o funcionamento, as habilidades, a subjetividade de cada um.
A avaliação já vem sendo utilizada desde séc XIX em vários países e também no Brasil. No Brasil começou sistematicamente na década de 50 e 60, mas na década de 20 já haviam trabalhos acadêmicos para o processo de seleção. Após seu regulamento, o crescimento de formação profissional foi grande e significativo e com isso as empresas se interessaram a investir na área de seleção e recrutamento. 
Atualmente os testes vem ganhando maiores destaques e suas exigências na qualidade também, sendo exigidos igualdade nos resultados que são cada vez mais precisos. Na área de recursos humanos os resultados obtidos a partir de testes tem grande importância pois confirma aspectos percebidos durante a entrevista.
Na prática, a avaliação psicológica, consiste em conhecer o potencial de cada pessoa e no processo de seleção tais informações permitem o psicólogo indicar com mais segurança as pessoas para os cargos dispostos.
Nota-se como e quando a avaliação foi sedimentada, trazendo aprimoramentos nos testes para melhores resultados, ajudando mais ainda no recrutamento e seleção de candidatos para empresas. O maior objetivo da avaliação psicológica é o de conhecer o potencial de cada candidato, suas competências pessoais e profissionais, suas habilidades especificas, os pontos onde o candidato possui maior habilidade e os pontos que são necessários trabalhar melhor, essa avaliação permite que o profissional que está fazendo a seleção identifique qual candidato apresentou características mais completas para determinada área.

Outros materiais