Buscar

Balança de pagamentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Balança de pagamentos
Balança é uma designação que a ciência econômica adotou para efetuar comparações entre dois fenômenos inter-relacionados, fazendo simultaneamente a medição de ambos.
Especificamente, a balança de pagamentos é o registo sistemático de todas as transações econômicas efetuadas entre os residentes e os não-residentes de um país num determinado ano. O seu saldo exprime o que um país deve ao resto do mundo ou o que este lhe deve. Como se constata, o critério de classificação das operações é o da residência dos intervenientes, independentemente da sua nacionalidade. Constituem, no entanto, exceções a este princípio os casos de transações de ouro entre particulares e autoridades monetárias da mesma economia e de reinvestimentos no país de lucros provenientes de investimentos diretos estrangeiros. Os registros na balança de pagamentos são, por convenção, efetuados da seguinte forma: debitam-se todas as transações que dêem origem a um pagamento (como, por exemplo, importar bens ou serviços, enviar para o exterior uma transferência sem contrapartida, exportar capitais) e creditam-se todas as que deem origem a um recebimento (como é o caso das operações inversas das anteriores).
Em Economia, balanço de pagamentos (português brasileiro) ou balanço de pagamentos (português europeu) é um instrumento da contabilidade nacional referente à descrição das relações comerciais de um país com o resto do mundo. Registra o total de dinheiro que entra e sai de um país, na forma de importações e exportações de produtos, serviços, capital financeiro, bem como transferências comerciais.
Existem duas contas que resumem as transações econômicas de um país:
a conta corrente, que registra as entradas e saídas devidas ao comércio de bens e serviços, bem como pagamentos de transferências; e
a conta capital e financeira,1 sendo que a conta capital registra principalmente transferências de patrimônio por migrantes entre países, enquanto a conta financeira tem quatro subcontas: Investimento Direto, Investimento em Carteira, Derivativos e Outros Investimentos.2 3 Também são componentes dessa conta os capitais compensatórios: contas caixa (haveres no exterior e direitos junto ao FMI), empréstimos oferecidos pelo FMI e contas atrasadas (débitos vencidos no exterior).

Outros materiais