Buscar

GABARITO - APOL 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Administração, Sistemas e Ambiente
3º Caso: A abordagem humanística surgiu em 1929, no momento em que a Teoria Administrativa passava por uma revolução conceitual: a transferência do foco antes posto na tarefa, por meio da Administração Científica, e na estrutura organizacional (como na Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham e participam das organizações. Foi esta abordagem que fez com que a preocupação com a máquina, com o método de trabalho e com a organização formal pudessem dar espaço para a preocupação com as pessoas e os grupos sociais, tanto no aspecto psicológico, quanto no sociológico. Esta transição ocorreu, principalmente, a partir da década de 1930, nos Estados Unidos, impulsionada pelas modificações no cenário social, econômico e político, em função da grande depressão econômica ocorrida em 1929. A partir daí a preocupação principal passou a ser buscar a eficiência nas organizações. A Teoria das Relações humanas impulsionou a abordagem humanística por meio do desenvolvimento das ciências sociais, principalmente da Psicologia e da Psicologia do trabalho (http://www.sobreadministracao.com/teoria-das-relacoes-humanas-humanizando-a-empresa/, acessado em 20/01/2016).
Ao salientar a correlação entre o nível de produção (eficiência) e a integração social dos empregados, a Teoria das Relações Humanas quer dizer:
A - O nível de produção aumenta com a integração social do indivíduo na família e no lar.
B - O nível de produção depende da integração de cada empregado aos grupos sociais que existem na empresa.
Justificativa: para Chiavenato é: o nível de produção depende da integração de cada empregado aos grupos sociais que existem na empresa (CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2013).
C - O nível de produção tem correlação muito pequena com a integração social do empregado, porquanto depende da organização formal.
D - O nível de produção apresenta correlação negativa com a integração social, uma vez que, quanto mais ligado aos grupos sociais, menos o empregado produz.
E - Todas estão corretas
Questão 2/5 - Administração, Sistemas e Ambiente
2º Caso: A abordagem humanística surgiu em 1929, no momento em que a Teoria Administrativa passava por uma revolução conceitual: a transferência do foco antes posto na tarefa, por meio da Administração Científica, e na estrutura organizacional (como na Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham e participam das organizações. Foi esta abordagem que fez com que a preocupação com a máquina, com o método de trabalho e com a organização formal pudessem dar espaço para a preocupação com as pessoas e os grupos sociais, tanto no aspecto psicológico, quanto no sociológico. Esta transição ocorreu, principalmente, a partir da década de 1930, nos Estados Unidos, impulsionada pelas modificações no cenário social, econômico e político, em função da grande depressão econômica ocorrida em 1929. A partir daí a preocupação principal passou a ser buscar a eficiência nas organizações. A Teoria das Relações humanas impulsionou a abordagem humanística por meio do desenvolvimento das ciências sociais, principalmente da Psicologia e da Psicologia do trabalho (http://www.sobreadministracao.com/teoria-das-relacoes-humanas-humanizando-a-empresa/, acessado em 20/01/2016).
Complete a frase a seguir com a alternativa correta: a colaboração humana, segundo a Teoria das Relações Humanas...
A - É ditada mais pela organização formal do que pela informal.
B - É ditada mais pela organização informal do que pela formal.
Justificativa: para Chiavenato é ditada mais pela organização informal do que pela formal (CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2013).
C - É ditada igualmente pela organização formal e informal.
D - Nada a ver com a organização formal ou informal da empresa.
E - Todas estão corretas
Questão 3/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
As teorias pioneiras de gestão (teoria científica e teoria clássica) baseavam-se nesta visão de homo economicus. Para elas, o homem seria motivado exclusivamente pela busca de dinheiro e pelas recompensas materiais e salariais do trabalho. Contudo, em 1927, Elton Mayo coordenou uma pesquisa para a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, que ficou conhecida como “Experiência de Hawthorne”. Sendo essa experiência dividida em quatro fases.
Avalie as afirmações seguintes sobre a fase III.
I – Comprovou-se a preponderância do fator psicológico frente aos fatores fisiológicos.
II – Revelação da existência de uma organização informa, onde a ideia de grupo informal indica que os trabalhadores se mantêm unidos e leais ao grupo.
III – Concluiu-se que uma supervisão mais branda motivava a produtividade; um ambiente mais amistoso e sem pressões, no qual a conversa era permitida, aumentava a satisfação no trabalho. 
IV – Observou-se que, ao atingir um determinado nível de produção que o grupo julgasse normal e suficiente, eles reduziram o ritmo de trabalho, para que novas metas não fossem sugeridas.
É correto o que se afirma em:
A - II, apenas.
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (a), pois apenas a afirmação II pertence a terceira fase de estudos, sendo que a afirmação I pertence a primeira fase; a afirmação III pertence a segunda fase; e a afirmação IV pertence a quarta fase.
B - IV, apenas.
C - I e IV apenas.
D - II e III apenas.
E - III e IV apenas.
Questão 4/5 - Administração, Sistemas e Ambiente
Na Administração, diversas são as áreas de conhecimento que podem contribuir para a formação do administrador. Dessa forma dizemos que a Administração é um campo de saber interdisciplinar: muitas são as áreas da ciência (disciplinas) que contribuem para que se constitua o saber administrativo, ou sejam, economia, sociologia, psicologia, matemática, história, filosofia e antropologia são algumas das ciências que mais contribuem para a construção da Ciência da Administração (CAVAGNARI, 2008).
Marque a resposta correta.
Influenciaram a administração...
A - A Igreja Católica, a organização militar e a Revolução Industrial.
B - Os filósofos, os economistas liberais e os pioneiros empreendedores.
C - Filósofos, organização militar e a Revolução Industrial.
D - Pioneiros empreendedores, Igreja Católica e filósofos.
E - Todas as alternativas.
A Administração, por ser uma ciência jovem e multidisciplinar obtém respostas e influencias de outras linhas de conhecimentos.
Questão 5/5 - Administração, Sistemas e Ambiente
O processo mecanicista se dá pela necessidade de progresso contínuo na empresa. A eficiência garante grande parte desse progresso. Mas assim como muitas das máquinas que possuímos, todas atingem seus limites, necessitando algo de especial para atingir uma eficácia efetiva e alavancar.
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas
I - Uma vez que, embora sejamos máquinas humanas em certos momentos, em outros deixamos de ser.
PORQUE
II - Humanos não podem ser imitados, quando isso ocorre, eles surpreendem novamente
Marque a alternativa correta:
A - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
JUSTIFICATIVA: o ser humano quando visto como um recurso humano agrega valor no que faz, desta forma as asserções são verdadeiras, mas uma não justifica a outra. (MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru.Teoria Geral da Administração. São Paulo: Atlas, 2009) e (CAVAGNARI, D. W. Administração, Sistemas e Ambiente. 2015)
C - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
D - A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira
E - As asserções I e II são proposições falsas.

Outros materiais