Buscar

historia de enfermagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA ENFERMAGEM
6a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: SDE0011_EX_A6_201401396305 
	02/07/2014 11:31:15 (Finalizada)
	Aluno(a): 
	2018.1
	Disciplina: SDE0011 - HISTÓRIA DA ENFERMAGEM 
	201401396305
	 
	Ref.: 201401459392
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Através da Missão Parsons e de acordo com a Fundação Rockefeller e o Departamento Nacional de Saúde Pública, foi criada a Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública, que implantou o sistema nightingaleano-americano para o ensino de enfermagem no Brasil (OGUISSO, 2007). Diante desta afirmação, marque a opção CORRETA sobre a implantação da Enfermagem no Brasil através do século XX:
		
	
	Esta escola se chamou Escola de Enfermagem Luiza de Marilac.
	 
	Esta escola se chamou Escola de Enfermagem Anna Nery.
	
	Esta escola se chamou Escola de Enfermagem Saint Thomas Hospital.
	
	Esta escola se chamou Escola de Enfermagem Alfredo Pinto.
	
	Esta escola se chamou Escola de Enfermagem da Cruz Vermelha Brasileira.
	
	 
	Ref.: 201401624898
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A universalidade, que permite à população o acesso, com restrições, aos serviços e ações de saúde e intolerência dos profissinais de enfermagem. Apesar de já delineada como um movimento que reivindica mudanças na política de saúde, só em 1992 a Reforma Psiquiátrica ganha características mais definidas no campo sócio-político. Isto se faz evidente durante a 2ªConferência, quando há uma grande representação dos usuários de serviços em saúde mental questionando o saber psiquiátrico e o dispositivo tecnicista frente a uma realidade que só eles conhecem e pedindo o fim do manicômio através da criação de equipamentos e recursos não manicomiais, tais como: centro de atenção diária , residências terapêuticas , e cooperativas de trabalho na rede pública de assistência à saúde.Com base no parágrafo. Marque a opção correta sobre a enfermagem Psiquiátrica no Brasil.
		
	
	O próprio lazer passa a ser questionado, deixando de ser simplesmente atividade para preencher o tempo, como nos antigos hospitais psiquiátricos, passando a ser visto como uma instância social na promoção da sua doença.
	
	Com a finalidade de atender às demandas sociais, os novos serviços passam a incorporar ações mais complexas. Em 2012, com o Programa de Saúde Mental.
	 
	Nenhuma das alternativas acima estão corretas.
	 
	No segundo momento a ruptura é mais clara. Os novos serviços se distinguem radicalmente da atenção prestada nos hospitais psiquiátricos. Os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), como dispositivos de bairros, situados dentro do percurso cotidiano de seus pacientes, exigem a instituição de uma nova prática que engloba, no mesmo olhar, o ético, o técnico e o político. Antigas práticas hospitalares, como as oficinas terapêuticas, ganham agora novos significados.
	
	Com a fragmentação dos hospitais federais e a criação dos CAPS (Centro de Atenção Psicosocial) mostraram que a questão da moradia é um dos motivos principais da ocupação dos hospitais psiquiátricos. Faz-se necessário demonstrar à sociedade civil e ao Estado que muitos pacientes internados em hospitais psiquiátricos poderiam viver em pequenas moradias, conviver em luta com a vizinhança, a um custo menor para o governo.
	
Explicação:
A partir da promulgação da Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, o Brasil entrou para o grupo de países com uma legislação moderna e coerente com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde e seu Escritório Regional para as Américas, a OPAS.
	
	 
	Ref.: 201401624915
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Entendo que a discussão em torno da necessidade de reformulação da assistência ao doente mental consiste em uma necessidade colocada e discutida já há várias décadas. No entanto, este tem se configurado em um campo de conflito bastante intenso visto que a reforma proposta por distintos grupos sociais apresenta divergências em relação às mudanças a serem realizadas, conforme a inserção social e interpretação dos sujeitos que a apresentam. Independente disto à discussão da mudança da legislação vigente tem se constituído em um fator importante no sentido de questionar os modelos hegemônicos de assistência ao doente mental e propor novos modos de pensar e fazer em saúde mental. Marque a opção correta a respeito da trajetória da enfermagem Psiquiátrica/Reforma.
		
	
	Nenhuma das alternativas acima estão corretas
	
	Neste contexto o hospício, que na idade clássica tinha como função principal servir de hospedaria, passa a constituir-se em instituição de enclausuramento e internação que assume a conotação do hospital moderno medicalizado e responde a exigências econômicas, políticas e sociais da modernidade.E a enfermagem alienda a ela.
	
	É importante assinalar que o modelo clínico na realidade brasileira expandiu-se e contou com importante impulso durante o processo de industrialização nos anos 2005 A 2013, quando ocorreu uma grande expansão da indústria farmacêutica e de equipamentos médico-hospitalares.
	 
	Após a Segunda Guerra Mundial, o contexto de preocupações com relação à impotência terapêutica da psiquiatria, os altos índices de cronificação das doenças mentais e de incapacitação social, redimensiona-se o campo teórico assistencial da enfermagem psiquiátrica.
	
	Quais as práticas e saberes psiquiátricos que dão sustentação ao término dos hospitais Psiquiátricos, como prática da loucura e a ordenação do espaço asilar a partir do tratamento moral, inaugurado pela tecnologia, e os enfermeiros se alienando a ela.

Continue navegando