Buscar

AVALIAÇÃO HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA 2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201707717498)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Sabemos que foi somente com a formação do IHGB, em 1838, que tivemos a preocupação em definir as bases para a escrita da história no/ do Brasil. No entanto, ainda no período colonial, alguns autores também se preocuparam em escrever sobre a América Portuguesa. Sobre essa produção historiográfica da época colonial, marque a alternativa correta:
		
	
	Seus autores, em suas análises, negligenciaram os aspectos sociais e econômicos da colônia portuguesa.
	 
	Tem como um importante representante Karl F. von Martius, autor que pensou a formação do povo brasileiro.
	
	Era profundamente marcada por um sentimento nacionalista, já sentido em obras como as de Vilhena.
	
	Caracteriza-se pela forte oposição política em relação ao domínio português.
	 
	Foi profundamente marcada por relatos de cronistas, viajantes e missionários.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201707755676)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O texto abaixo é um trecho da carta ao rei de Portugal, onde Pero Vaz de Caminha descreve como foi o encontro entre Cabral e dois nativos que foram levados até a nau capitânia (embarcação do capitão). ¿O Capitão [Pedro Álvares Cabral], quando eles vieram, estava sentado em uma cadeira (...) e bem vestido, com um colar de ouro, mui grande, ao pescoço. (...) E eles entraram. Mas nem sinal de cortesia fizeram, nem de falar ao Capitão; nem a alguém. (...) Mostraram-lhes um papagaio pardo que o Capitão traz consigo; tomaram-no logo na mão e acenaram para a terra, como se os houvesse ali. Mostraram-lhes um carneiro; não fizeram caso dele. Mostraram-lhes uma galinha; quase tiveram medo dela, e não lhe queriam pôr a mão. Depois lhe pegaram, mas como espantados. (...) Viu um deles umas contas de rosário brancas; fez sinal que lhas dessem, e folgou muito com elas, e lançou-as ao pescoço; e depois tirou-as e meteu-as em volta do braço, e acenava para a terra e novamente para as contas e para o colar do Capitão, como se dariam ouro por aquilo. (...) Isto tomávamos nós nesse sentido, por assim o desejarmos!¿ Após a leitura do documento, marque a alternativa correta:
		
	
	No documento, percebe-se uma crítica aos interesses mercantis de Portugal.
	
	O documento revela apenas os interesses mercantis dos portugueses.
	 
	Um dos aspectos perceptíveis no trecho são as diferenças culturais entre indígenas e europeus.
	
	O documento justifica o não interesse inicial de Portugal na colonização da América.
	
	O trecho ressalta os aspectos religiosos que motivaram as Expansões marítimas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201707718315)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre von Martius, analise as afirmativas a seguir: I. Foi autor da obra "Como se deve escrever a história do Brasil", que venceu o concurso promovido pelo IHGB e serviu como parâmetro para o trabalho historiográfico empreendido pelos membros do Instituto. II. Nessa obra, von Martius salientou a importância do índio e do negro para a construção da sociedade brasileira, bem como a necessidade histórica de se conhecer e interpretar os seus costumes, as suas línguas e mitologias. III. Além de ter vencido o concurso, von Martius empenhou-se também em escrever, ele mesmo uma História do Brasil que mostrasse a diversidade e a miscigenação como caracerísticas do povo brasileiro. Está(ão) correta(s):
		
	
	As afirmativas II e III.
	
	Todas as afirmativas.
	
	Apenas a afirmativa I.
	
	Apenas a afirmativa II.
	 
	As afirmativas I e II.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201707090847)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Sobre a contribuição do IHGB para a historiografia brasileira, pode-se afirmar que:
		
	
	O IHGB foi responsável por reunir os que pensavam a história atrelada a literatura e estavam interessados em discuti-las.
	 
	Sua função era de conduzir discussões e, por meio da sua Revista, publicar documentos pertinentes aos estudos históricos.
	
	O papel desse instituto foi fundamental, pois se constituiu como a primeira universidade do Brasil.
	
	A preocupação do Instituto era em priorizar a História contemporânea mundial.
	 
	Pretendia construir uma história do Brasil que negava uma continuidade em relação ao passado colonial português.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201707111583)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a obra do historiador brasileiro Capistrano de Abreu, marque a alternativa incorreta:
		
	
	Em Capítulos de História Colonial Capistrano não fez uma história exclusivamente político-administrativa ou biográfica, mas procurou apreender a vida humana na multilateralidade de seus aspectos fundamentais.
	
	O historiador tinha como característica em suas obras a valorização da singularidade, da historicidade de cada povo e formulou uma nova interpretação sobre o Brasil.
	
	Para Capistrano de Abreu o distanciamento do historiador deve se dar quando ele manipula as fontes.
	 
	Sgundo o autor o pesquisador da história deveria ser complatemente imparcial as fontes, cabendo a este apenas a cópia da documentação, a fim de que a verdade sobre o passado não fosse comprometida.
	
	Capistrano recusa os determinismos geográfico, climático e racial e o evolucionismo
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201707720158)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Sobre Capistrano de Abreu, analise as afirmativas abaixo: I. Capistrano pertenceu aos quadros do IHGB e, embora ressaltasse a importância de Varnhagen, foi também muito crítico em relação a esse historiador. II. Capistrano se apoiava em documentos que até então não eram privilegiados e suas análises abordavam diversos aspectos da sociedade brasileira, como o cotidiano e a formação cultural. III. O sertão, mais do que o litoral, é o espaço por excelência de observação de Capistrano de Abreu. Está(ão) correta(s):
		
	 
	As afirmativas I e III.
	
	A afirmativa I.
	
	As afirmativas II e III.
	
	As afirmativas I e II.
	 
	As três afirmativas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201707090851)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Sobre a obra de Gilberto Freyre, marque a alternativa INCORRETA:
		
	 
	Na obra Casa-Grande & Senzala o autor escreveu sobre a presença do negro em diversas facetas da nossa cultura, como na música, na dança, no vocabulário e etc.
	
	O autor além de tratar da importância do negro para a formação social brasileira ressaltou o papel do índio nesse processo explicando a origem do nosso hábito de dormir em redes, de se pintar, de tomar banho diariamente, bem como a valorização das ervas, da cor vermelha e dos remédios caseiros.
	
	Em sua obra Freyre inaugura o mito da domocracia racial brasileira.
	
	Freyre ressaltou a importância do índio e do negro para a formação da sociedade brasileira.
	 
	A obra de Gilberto Freire foi muito bem aceita pela elite de sua época.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201707107148)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Sobre a fundação da nova historiografia brasileira, na década de 1930, é correto dizer que:
		
	 
	Gilberto Freyre revelou, em sua obra, o Brasil fruto da mestiçagem como algo inteiramente novo e original, estando de acordo com o pensamento social existente na sociedade brasileira desde a década de 1870.
	
	Caio Prado Júnior destacou-se pela escrita de uma história econômica da formação brasileira a partir dos cânones inaugurados pelo pensamento da Economia Política inglesa.
	 
	Sérgio Buarque de Holanda, Caio Prado Júnior e Gilberto Freyre foram fundamentais na revelação de novos olhares sobre a formação da sociedade brasileira, pela perspectiva culturalista ou econômica, fazendo uso de uma narrativa compreensível aos não acadêmicos.
	
	Sérgio Buarque de Holanda, influenciado pela antropologia cultural de Franz Boas e pela escola de sociologia de Chicago, desenvolveuestudos culturalistas sobre a formação brasileira.
	
	Caio Prado Júnior destacou-se pela escrita de uma história econômica da formação brasileira, pois foram fundamentais na revelação de novos olhares sobre a formação da sociedade brasileira, pela perspectiva culturalista
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201707090832)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Leia o fragmento a seguir: A preocupação com uma história que tomasse a idéia de um passado nacional aparece de forma mais clara o surgimento do IHGB. A monografia de Von Martius permite mais claramente visualizar as reais intenções do Império e perceber como nossa história oficial foi organizada de acordo com os interesses de D. Pedro II e de sua elite durante o século XIX. Sobre esse tema, marque a firmativa correta:
		
	
	A criação do IHGB vem atender os interesses de D. Pedro II e do partido conservador brasileiro que pretendiam a construção
	
	O IHGB, desde a sua criação, influenciava o desenvolvimento de obras que valorizassem temas relacionados a movimentos republicanos.
	 
	A obra de Von Martius primava pelo reconhecimento da posição do Brasil enquanto substituto do governo português desde o desenvolvimento da inconfidência mineira, primeiro movimento de independência nacional.
	 
	O projeto de Von Martius descortina as orientações políticas e culturais que se pretendia para o Brasil de então: uma posição eurocêntrica e a idéia de pertencimento à esfera da civilização cristã européia
	
	Von Martius, em sua obra, coloca o Brasil uma posição de igualdade em relação as outras nações latinas e de pertencimento a esfera da civilização americana e não européria.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201707183243)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Entres as características da formação do IHGB podemos sinalizar as assertivas abaixo, EXCETO:
		
	
	Afirmar a ideia do Brasil como uma nação
	
	A defesa da monarquia
	 
	A negação das influências da coroa portuguesa
	 
	A defesa do catolicismo como alicerce
	
	Ser o núcleo da produção historiográfica brasileira

Continue navegando