Buscar

Questão 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 2
Resposta: A teoria da rotulação, também chamada de teoria de reação social, esta porem, troca as relações de causa e efeito do modelo sobre o desvio e o controle social, e observa o controle social como uma das causas fundamentais da emergência e do desenvolvimento do desvio comportamental de um indivíduo.
Há duas maneiras que o desvio comportamental possa se apresentar são elas, o desvio primário e o desvio secundário. A primeira emerge de vários fenômenos sociais, culturais, físicos e psicológicos, seria como uma resposta de defesa, ataque e adaptação aos problemas criados pelo desvio e reação social, já a segunda é o espaço onde se constroem identidades individuais e coletivas, onde se forma o que podemos chamar de sub-cultura.
A raiz do desvio encontra-se na ordem social e no processo desencadeado pelo controle social, quando os indivíduos não se integram nessa ordem caminham para um comportamento desviante. À raiz do desvio está na própria ordem social e nos processos de controle social como a polícia e os tribunais, estes condenam mais rapidamente um estrangeiro a crimes relacionados com drogas por exemplo, do que um português.
O estigma social está relacionado com as características particulares de um grupo ou indivíduo que seguem o oposto das normais culturais tradicionais de uma sociedade, 
ou seja, tudo o que não é considerado um padrão cultural social é tido como um estigma para aquela sociedade.
Podemos dizer ainda que, estigma seria o sentido é a percepção ou exclusão pelo indivíduo que vive com alguma característica ou condição socialmente desvalorizada, o que que acarreta sentimentos prejudiciais como vergonha, medo ansiedade, depressão. 
Um exemplo de estigma seria que, durante alguns anos os doentes mentais, negros, homossexuais e membros de algumas doutrinas religiosas, como os judeus, eram considerados estigmas para determinadas sociedades. O estigma social, para muitos estudiosos, ajuda a provocar a criminalização de alguns grupos excluídos socialmente. 
Na sujeição criminal não há sentido para o principio pode ser ela moderna de presunção de inocência, o conceito de sujeição criminal não depende só depende do conceito do desvio ou do estigma, pois se refere a um processo social em que é normal (não desviante) e espera-se que certos indivíduos possuam certa tendência para a cometer crimes do que outros e também é normal acreditar que as pessoas estão divididas entre o bem e o mal.
Assim a sujeição criminal é um processo alimentador da resolução violenta de conflitos, um fator importante da acumulação social da violência. Nesse sentido é que a maior parte das teorias referente a criminologia, tentam buscar as causas e tornar alguém da sociedade em bandido participam da própria produção da sujeição criminal, já que separam do crime a racionalidade do indivíduo para buscar em outros lugares de sua mente e no fracasso de sua socialização e portanto, na neutralização do desvio e do crime no sujeito transgressor.
Enfim, tanto a teoria da rotulação, o estigma e a sujeição criminal estão relacionadas entre si, pois se observamos bem, podemos dizer que o desvio não pode ser visto apenas pelas características dos indivíduos, mas sim a partir da existência de um processo social, no qual chamaremos de interativo, já o estigma refere-se a ações, atitudes ou omissões concretas que provocam danos ou limitam benefícios ás pessoas estigmatizadas e por último a sujeição criminal seria um conceito que não pode ser separado, e que deve ser analisando uma serie de conjunto de processos de criminalização em uma determinada sociedade.

Continue navegando