Buscar

Antropologia

Prévia do material em texto

Considerando a discussão sobre Alteridade e etnocentrismo na Antropologia, é incorreto dizer:
	
	
	
	 
	O termo alteridade pressupõe a condição de ser do ¿outro¿; pressupõe um jogo de identidade e de diferença; pressupõe o ¿ele¿ e o ¿nós¿.
	
	
	A alteridade foi estabelecida como objeto de estudo da Antropologia que, enquanto ciência, interessa-se por investigar a cultura do outro.
	
	
	Em termos de alteridade, a Antropologia possui por objetivo revelar a verdade do 'outro', de tornar uma outra realidade inteligível, de traduzir a diferença em termos familiares ou interpretar uma visão de mundo diferente.
	
	
	No etnocentrismo, os membros de uma determinada sociedade consideram os seus próprios valores, costumes e crenças como os mais corretos e tendem a tomá-los como parâmetro quando são confrontados com um modo de vida ou uma ideologia diferente.
	
	 
	O etnocentrismo corresponde à avaliação culturalmente centrada que cada grupo faz do outro. Contudo, o etnocentrismo se restringe às civilizações europeias.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		O olhar antropológico sobre a educação considera o contexto social e cultural em que a criança, o jovem e o adulto estão inseridos. Isto significa considerar que essas 3 (três) categorias são diferentes e pertencem a classes sociais diversas. Sob este aspecto podemos afirmar que:
	
	
	
	
	A comunidade a qual pertence, não interferem na sua percepção de mundo e na sua inserção, como também os hábitos, os costumes e valores dos profissionais que atuam junto a eles no ambiente escola, precisam ser considerados e discutidos.
	
	
	Não é papel da escola discutir e considerar os hábitos, os costumes e valores presentes nas famílias, na comunidade a qual pertence atender os objetivos educacionais.
	
	
	O ambiente escolar não sofre influencia do meio em que está inserida.
	
	 
	A percepção de mundo e sua inserção, como também os hábitos, os costumes e valores dos profissionais dependem exclusivamente do ambiente escolar.
	
	 
	Os hábitos, os costumes e valores presentes nas famílias, na comunidade a qual pertence, interferem na sua percepção de mundo e na sua inserção, como também os hábitos, os costumes e valores dos profissionais que atuam junto a eles no ambiente escola, precisam ser considerados e discutidos.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		Cultura pode significar cultivo do espírito, a criação de obras de arte e a criação de obras da ciência e da filosofia. Ao tomar como critério para definição de cultura a educação formal, o conhecimento científico e as chamadas "belas artes" é que as pessoas classificam umas às outras como "cultas" e "incultas".
No entanto, sobre essa proposição é correto afirmar que:
I. Não há indivíduo humano desprovido de cultura,exceto o recém-nascido porque ainda não sofreu o processo de endoculturação ou uma pessoa que foi privada do convívio humano por toda a sua vida.
II. Pessoas "cultas" são aquelas que tiveram acesso à boa educação, como intelectuais, cientistas e artistas, e pessoas "incultas" aquelas analfabetas ou semi-analfabetas.
III. A classificação de pessoas como cultas ou incultas é aceita em termos de senso comum, mas não tem fundamento em nenhuma teoria científica que mereça credibilidade.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	 
	As alternativas I e II estão corretas
	
	 
	As alternativas I e III estão corretas
	
	
	As alternativas II e III estão corretas
	
	
	Nenhuma alternativa está correta
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		Um dos fatores que contribuiu para o desenvolvimento da Antropologia como ciência foram os relatos elaborados por viajantes, missionários e funcionários dos Impérios Coloniais na África e América no século XIX. A primeira geração de antropólogos formulava, portanto, suas teorias e grandes generalizações em seus escritórios, a partir de informações compiladas por terceiros. Predominava nesse período o paradigma evolucionista. O evolucionismo pressupunha...
I.A existência de uma história única para cada povo e civilização, não sendo possível considerar alguns povos como "primitivos" e outros como "civilizados".
II.Os diferentes grupos humanos se encontravam em fases desiguais de desenvolvimento, considerada uma linha de evolução rumo ao progresso.
III.A sociedade ocidental européia expressava o nível mais adiantado de progresso alcançado pela humanidade, enquanto os demais povos, do Oriente, África, América e Austrália, ainda estavam nos estágios inferiores da evolução.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	As alternativas I e III estão corretas
	
	
	Nenhuma alternativa está correta
	
	 
	As alternativas II e III estão corretas
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	
	As alternativas I e II estão corretas
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		O fato de o homem ver o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão para considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Essa tendência se denomina:
	
	
	
	
	egocentrismo
	
	
	heliocentrismo
	
	
	heterocentrismo
	
	 
	apenas as alternativas b e c
	
	 
	etnocentrismo.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		Analise esta afirmação de Everardo Rocha: (...) trata-se da visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade etc. Partindo desta premissa, estamos nos referindo, ao conceito de:
	
	
	
	
	a) Sociologia
	
	
	d) Relativismo cultural
	
	 
	c) Etnocentrismo
	
	 
	e) Etnografia
	
	
	b) Antropologia
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		Não existe, em termos de cultura nem melhor nem pior, nem mais nem menos, nem superior nem inferior. Os padrões de beleza, de justiça, de moralidade, etc., são relativos à cultura na qual os indivíduos estão inseridos. Existem diferenças no modo de pensar e de agir entre as diversas culturas que, segundo o relativismo cultural, devem ser respeitadas.
Essa perspectiva tem sido denominada na Antropologia de:
	
	
	
	
	determinismo geográfico
	
	
	relativismo genético
	
	 
	relativismo cultural
	
	 
	determinismo biológico
	
	
	determinismo cultural
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		Assinale a opção que indica o emprego correto do conceito de cultura na perspectiva da antropologia:
	
	
	
	
	A cultura é uma forma de linguagem que tem origem simbólica;
	
	 
	A cultura é herdada biologicamente e condiciona o comportamento dos povos;
	
	
	A cultura constitui uma faculdade ad¬quirida pelo gênero humano, mas os homens não podem ser considerados o produto da cultura.
	
	 
	A cultura diz respeito aos atributos a-históricos que singularizam um povo;
	
	
	A cultura de um povo é determinada pelo meio natural;

Continue navegando