Buscar

PlanoDeAula 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso concreto 4
Pedro compromete-se com a confecção Radial, em razão de um contrato de publicidade, a só aparecer em público utilizando as roupas pela empresa fornecidas. O contrato foi firmado pelo período de um ano e com remuneração mensal fixada em R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Com relação à cláusula proibitiva contida no contrato, identifique: 
a. Accipiens e Solvens; Objeto Imediato e Objeto Mediato. 
No caso concreto, o Accipiens ou credor da obrigação é a confecção Radial e Solvens, ou devedor, é Pedro. 
O objeto imediato de uma obrigação consiste em dar, fazer ou não fazer, enquanto o objeto mediato é o bem da vida que se deseja. Estamos diante de uma prestação negativa, que importa numa obrigação de não fazer. Inferimos, a partir disso, que o objeto imediato é a obrigação, negativa, de não fazer enquanto o objeto mediato é não aparecer em público usando roupas de outras marcas, bem da vida que se quer.
b. Imagine que no primeiro dia de vigência do contrato a empresa Radial não encaminhou as roupas a Pedro que, necessitando ir à farmácia, aparece em público com roupa não pertencente à empresa contratante. Pedro foi fotografado por importante revista de moda. Pode, nesse caso, a empresa contratante resolver o contrato alegando inadimplemento e ainda pedir perdas e danos? Justifique sua resposta. 
Não pode a empresa alegar o inadimplemento e resolver o contrato. 
Conforme o art. 250, CC, sendo o descumprimento da obrigação de não fazer, sem culpa do devedor, impossível que este se abstenha do ato que se obrigou a não praticar, a obrigação será extinta. 
Como o que acontece no caso se amolda perfeitamente ao ditame legal, pois Pedro necessitou sair em público e não teve culpa que a credora não lhe havia enviado a roupa que este deveria usar, segundo Rosenvald e Chaves “Será hipótese de resolução, em caso de impossibilidade objetiva e superveniente de adimplemento da prestação de não fazer por fato que não possa ser imputado ao devedor, em razão de sua externidade e inevitabilidade.” (Rosenvald e Chaves, 2015, p. 194). Logo a obrigação de não-fazer será extinta sem que se permita a Confecção Radial alegar o inadimplemento nem solicitar perdas e danos.
Podemos aferir esse entendimento 
DIREITO CIVIL. OBRIGAÇÃO DE NÃO FAZER. CONDOMÍNIO. CONVENÇÃO. MULTA. EXTINÇÃO. APROVAÇÃO EM ASSEMBLEIA. INSTALAÇÃO DE COBERTURA EM EDIFÍCIO. QUORUM. I –A realização de obras, em partes comuns, em acréscimo às já existentes, a fim de lhes facilitar ou aumentar a utilização, a exemplo da instalação de cobertura na parte traseira de edifício, depende da aprovação de dois terços dos votos dos condôminos. II –Admite-se que assembleia geral extraordinária trate de assuntos relacionados a obras sempre que houver necessidade ou o exigirem os interesses gerais e houver previsão na convenção do condomínio. III –Negou-se provimento ao recurso.
(TJ-DF - APC: 20120111372787, Relator: JOSÉ DIVINO DE OLIVEIRA, Data de Julgamento: 09/03/2016, 6ª Turma Cível, Data de Publicação: Publicado no DJE : 17/03/2016 . Pág.: 338)
Questão Objetiva
(TCM-BA) Na obrigação de dar coisa incerta, 
a) o devedor sempre poderá dar a coisa pior. 
b) a escolha pertence conjuntamente ao credor e ao devedor, se o contrário não resultar do título da obrigação. 
c) o devedor será sempre obrigado a prestar a melhor. 
d) a escolha pertence ao devedor, se o contrário não resultar do título da obrigação. Correto
e) o devedor, antes da escolha, não poderá alegar perda ou deterioração da coisa, salvo na ocorrência de caso fortuito ou força maior.

Outros materiais