Buscar

PENAL 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a 
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes da mesma espécie e, pelas condições de tempo, lugar, maneira de execução e outras semelhantes, devem os subseqüentes ser havidos como continuação do primeiro, aplica-se-lhe a pena de um só dos crimes, se idênticas, ou a mais grave, se diversas, aumentada, em qualquer caso, de um sexto a dois terços. Trata-se da definição legal do
		
	 
	crime continuado
	
	concurso formal
	
	concurso material benéfico
	
	concurso real
	
	concurso material
	
	
	
	2a Questão 
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O instituto que permite ser computado na execução da pena privativa de liberdade ou na medida de segurança o tempo de prisão provisória, ou seja, da prisão anterior ao trânsito em julgado da sentença condenatória, denomina-se
		
	
	Conversão
	
	Progressão
	 
	Detração
	
	Regressão
	
	Remissão
	
	
	
	3a Questão 
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Percebendo que ARNALDO e BELÍZIA se abraçam em despedida, CARLOS realiza preciso disparo de potente arma de fogo com finalidade de produzir a morte de ambos, o que ocorre porque o projétil atinge órgãos vitais das vítimas. Nesse caso, CARLOS deverá responder pelos homicídios consumados em concurso de crimes, com a seguinte aplicação de penas:
		
	
	Formal imperfeito ou impróprio com aplicação do princípio da exasperação da pena.
	 
	Formal perfeito ou próprio com aplicação do princípio da cumulação da pena.
	
	Formal perfeito ou próprio com aplicação do princípio da exasperação da pena.
	
	Material com aplicação do princípio da cumulação da pena.
	 
	Formal imperfeito ou impróprio com aplicação do princípio da cumulação da pena.
	
	
	
	4a Questão 
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação à finalidade das sanções penais, assinale a opção correta:
		
	
	As teorias tidas por relativas advogam a tese da retribuição do crime, justificada por seu intrínseco valor axiológico, que possui, em si, seu próprio fundamento
	
	As medidas de segurança têm finalidade essencialmente retributiva.
	 
	O ordenamento jurídico brasileiro não reconheceu somente a função de retribuição da pena, sendo certo que a denominada teoria mista ou unificadora da pena é a mais adequada ao regime adotado pelo CP.
	
	Segundo entendimento doutrinário balizador das normas aplicáveis à espécie, as teorias tidas por absolutas advogam a tese da aplicação das penas para a prevenção de futuros delitos.
	
	
	
	5a Questão 
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	João e José, amigos de infância, combinam agredir Tião a tiros para produzir-lhe lesões corporais de natureza gravíssima pela incapacitação permanente para o trabalho. Para tanto, ambos postam-se de cada lado de uma rua e, quando o desafeto aproxima-se, efetuam disparos de arma de fogo contra ele. Apenas um disparo acerta a vítima, do que resultou sua morte. Ouvido em juízo, João confessa ter, na hora, pretendido matar Tião. José confessa ter previsto a ocorrência da morte de Tião, mas acreditou em sua habilidade e na de João para apenas lesionarem a vítima. A perícia não identificou a arma da qual partiu o projétil que acertou a vítima. Com base nos estudos realizados sobre concurso de pessoas, assinale a alternativa CORRETA acerca da responsabilidade jurídico-penal de João e José.
		
	 
	João será responsabilizado como autor e José, como partícipe, face ao disposto no art. 29, § 1º, do Código Penal participação de menor importância.
	 
	Ambos são coautores, todavia, aplicar-se-á à conduta de José o disposto art. 29, § 2º, do Código Penal cooperação dolosamente distinta.
	
	Ambos são coautores, todavia, aplicar-se-á à conduta de José o disposto no art. 29, § 1º, do Código Penal participação de menor importância.
	
	João será responsabilizado como autor e José, como partícipe, face ao disposto no art. 29, § 2º, do Código Penal cooperação dolosamente distinta.
	
	Ambos são coautores, não havendo qualquer distinção acerca do juízo de reprovabilidade de sua conduta, consoante o disposto no art. 29, caput, do Código Penal.

Outros materiais