Buscar

Art 129 Lesões corporais Trabalho


Continue navegando


Prévia do material em texto

ARTIGO 129 – LESÃO CORPORAL
CONCEITO
O crime de lesão corporal “é definido como ofensa à integridade corporal ou saúde, isto é, como todo e qualquer dano ocasionado à normalidade funcional do corpo humano. Consiste, portanto, em qualquer dano ocasionado à integridade física e à saúde fisiológica ou mental do homem. A saúde fisiológica do corpo humano diz respeito ao equilíbrio funcional do organismo, cuja lesão normalmente não produz alteração anatômica, ou seja, dano, mas apenas perturbação de sua normalidade funcional que produz ofensa à saúde. A saúde mental diz respeito à perturbação de ordem psíquica (p. ex., choque nervoso decorrente de um susto, estado de inconsciência, insanidade mental).
OBJETO
A lei tutela não somente a vida do indivíduo, através dos chamados “Crimes contra a pessoa”, mas também a sua incolumidade, tanto no que diz com a integridade física, quanto com a saúde física e mental. O Estado sempre zelou pela integridade física e saúde dos indivíduos, ainda que estes consentissem na sua lesão, tornando-se, inclusive, o Ministério Público o titular exclusivo da ação penal nos crimes de lesão corporal.
ELEMENTOS DO TIPO
Ação nuclear - verbo ofender, atingir a integridade corporal ou a saúde física ou mental de outrem
Meios de execução - crime de ação livre através de meios físicos, morais ou omissão.
Sujeito ativo - Qualquer pessoa, exceto o próprio ofendido
Sujeito passivo - Qualquer pessoa, salvo nas hipóteses dos §§ 1º, IV, e 2º, V, que deve ser mulher grávida
CONSUMAÇÃO
A consumação se dá instantâneo, no momento da efetiva ofensa à integridade corporal ou à saúde física ou mental da vítima.
TENTATIVA
Discute-se na doutrina acerca da possibilidade da tentativa no crime de lesões corporais, pois argumenta-se que não se saberia na prática aferir qual a lesão intencionada pelo agente, ou seja, leve, grave, gravíssima.
ELEMENTO SUBJETIVO
É o dolo, consistente na vontade livre e consciente de ofender a integridade física ou a saúde de outrem. Exige-se, assim, o chamado animus nocendi ou laedendi. É a intenção de lesionar que diferencia o crime de lesão corporal consumado
FORMAS
O Código Penal prevê algumas as modalidades do crime de lesões corporais:
Simples: art. 129, caput. 
Qualificadas: §§ 1º (lesão grave), 2º (lesão gravíssima), 3º (lesão corporal seguida de morte) e 9º (violência doméstica).
Privilegiada: § 4º.
Culposa: § 6º.
Majoradas: §§ 7º, 10 e 11.