Buscar

Os motivos pelo qual Wundt é considerado o “pai” da Psicologia.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Psicologia
Semestre: 1°
Tema: Descreva a importância do contexto filosófico/cientifico da época para o surgimento da nova ciência psicológica explicando os motivos pelo qual Wundt é considerado o “pai” da Psicologia.
O ano de 1879 marca a data normalmente associada ao estabelecimento do laboratório de psicologia experimental de Wundt em Leipzig, porém, nesse período já havia a possibilidade de uma ciência do psiquismo, mesmo que com discursos abstratos e formais. O meio científico consolidava-se definitivamente pela Física e pela Biologia através dos métodos experimentais, e foram essas ciências as que mais contribuíram para as descobertas fundamentais da Psicologia, com as práticas laboratoriais de psicofísica que teve origem na pesquisa sensorial e estudos anteriores com Ernst Weber. 
E seguindo esse contexto, Wundt apresentou a psicologia como uma disciplina científica independente, propondo o princípio de que a psicologia experimental encontraria seu futuro em parceria com a anatomia e a fisiologia do sistema nervoso central. 
Entretanto, ele não foi o primeiro a criar um laboratório experimental e por que ele foi considerado o pai da psicologia moderna? Ele ganhou esse título pois foi o criador da teoria e dos métodos, a importância atribuída a ele está ligada ao fato de ter transformado seu laboratório no primeiro centro internacional de formação de psicólogos do mundo. Desde o início quando assumiu como diretor do laboratório, Wundt orientou e treinou uma geração de psicólogos experimentais de diversas nacionalidades que ao retornar aos seus países, procuravam fundar novos laboratórios tendo como modelo os ensinamentos adquiridos em Leipzig. Com isso, o perfil do psicólogo experimental constituiu uma das primeiras formas de identidade na formação dos novos psicólogos. Ou seja, os ensinamentos de Wundt sobre as técnicas experimentais foram assimilados e adaptados às condições específicas de cada país, mas não o seu sistema teórico como um todo, que era bem mais abrangente e complexo do que era transmitido nas atividades experimentais de seu laboratório.
Por isso, Wundt é merecidamente considerado o primeiro psicólogo da era moderna e apesar de ser difícil de identificar seus seguidores ele teve forte influência sobre as origens da psicologia nos Estados Unidos. Os norte-americanos que estudaram com ele não se tornam seus discípulos, mas, saíram convencidos de que havia algo novo.
Outro efeito positivo das descobertas de Wundt em seus experimentos, é que vários dos seus contemporâneos alemães passaram a explorar essa nova abordagem para a compreensão da mente.

Outros materiais