Buscar

Desafio Profissional

Prévia do material em texto

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE tecnologia em Gestão comercial
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Unidade de Apoio Presencial – Polo Cidade/ESTADO
Nome aluno Célio R. Ap. T. Santos – RA: 3443137754 
Desafio Profissional
	
Cidade Matão - SP
2018
Nome aluno: Célio R. Ap. T. Santos – RA:3443137754 
Desafio Profissional
Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso de Tecnologia em Gestão Comercial da Universidade Anhanguera Educacional como requisito parcial à obtenção de nota para aprovação do Desafio Profissional.
Tutor EAD: Rodrigo Shimasaki 
Cidade Matão – SP
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ..........................................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO ..............................................................................................5
 2.1 Passo 1 – Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumi.......6
 2.2 Passo 2 – Gestão em Marketing ...........................................................7
 2.3 Passo 3 – Planejamento de Vendas e Logística Empresarial ..............8
 2.4 Passo 4 – Gestão de Custos e Preços ...................................................9
 2.5 Passo 5 – Análise SWOT da Cacau Show e Consultoria .....................10
3 CONSIDERAÇOES FINAIS ....................................................................................11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................................ ............12
1 - INTRODUÇÃO
O mercado de chocolates no Brasil tem se tornado um grande negócio, principalmente pelo aumento do poder de compra da população. E nesse mercado tão lucrativo, o interesse é produzir cada vez mais com criatividade. Este trabalho tem como objetivo apresentar um dos casos de grande sucesso de empreendedorismo: a empresa Cacau Show, que é a maior rede de chocolates finos do mundo e também a maior rede de alimentos do Brasil. Serão analisadas as principais estratégias que contribuíram para o grande sucesso da marca, e todo o caminho trilhado pelo seu fundador, que como outros empreendedores, compreendeu a necessidade de seus clientes no mercado de chocolates e presentes.
 2 - DESENVOLVIMENTO
 A história da Cacau Show nasce a partir de um ovo de Páscoa em 1988. Um rapaz de apenas 17 anos, revendendo chocolates de uma indústria, vendeu 2 mil ovos de 50 g. O que ele não sabia era que aquele tamanho estava fora de linha e que era impossível produzir ovos dessa gramatura. Com essa notícia e preocupado em não frustrar os clientes, o rapaz comprou a matéria-prima necessária e procurou alguém que estivesse acostumado a fabricar chocolates em casa. Em uma loja especializada no ramo, conheceu uma senhora que fazia chocolates caseiros. Ela seria a primeira funcionária da Cacau Show. Durantes 3 dias, e com uma jornada diária de 18 horas de trabalho e com o prazo de entrega apertado, foi possível entregar as encomendas. Com o lucro aproximadamente de US$500,00 o rapaz Alexandre Costa fundou a Cacau Show, iniciando suas atividades no bairro da Casa Verde, em São Paulo. Depois da experiência Alexandre percebeu que havia um mercado pouco explorado de chocolates artesanais e resolveu investir nisso. E empreendimento se estabeleceu em um sala de 12 m da empresa dos pais. De lá pra cá, a empresa cresceu muito, atingindo percentuais anuais de crescimento acima da média. Hoje a empresa conta com mais de 200 funcionários e 17.000 m de área útil construída. Em 20 anos de história a Cacau Show nunca contou com capital externo. Tudo que existe foi construído com o próprio negócio e muita dedicação. Os produtos Cacau Show são deliciosos, além de serem excelentes presentes. Por isso, abrir franquia Cacau show é um negócio lucrativo para os investidores que não possuem muitos recursos e não podem esperar muito tempo pela recuperação do capital empregado.
2.1 - Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor
O chocolate é um alimento muito tradicional. Hoje no Brasil é o quinto maior produtor de cacau do mundo e já é o segundo país que mais produz ovos de páscoa. É um produto de muito consumo e apreciação. O mercado de chocolate no Brasil tem apresentado crescimento acelerado, sendo que a empresa Cacau Show está inserida nesse mercado que movimenta R$ 7 bilhões por ano. Ela é uma empresa que não para de crescer, principalmente a partir de 2003 com a primeira loja franqueada. O sucesso foi tão grande que hoje ela possui mais de 1.000 lojas espalhadas por todo país.
Desde o início de seu trabalho que foi um acordo com pequeno fabricante de ovos de chocolates para vender seu produtos, de onde de manhã era feita a compra de matéria prima e a venda do chocolate a tarde para as padarias Alexandre encontrou seu novo desafio e analisando o cenário ele percebeu que havia um nicho de mercado inexplorado que seria os chocolates artesanais (especialmente na época em São Paulo). Desse modo a pequena empresa de chocolates preencheu um espaço de mercado carente de ofertas com forças competitivas diferenciadas. Visando não ficar depende da demanda sazonal única ao ano como é o caso da páscoa, ele buscou desenvolver outros produtos além daqueles oferecidos no período. Lançou o Cerejão seu primeiro produto vendido ao longo do ano que contava com recheio mais barato e com massa de chocolate podendo ser oferecido ao consumidor com um valor mais acessível. 
Com o crescimento da economia atual que está sendo enfrentada pelo Brasil mostra uma relação direta com as vendas de chocolate. E apesar da forte sazonalidade apresentada neste mercado as vendas crescem cerca de 12% ao ano e o mercado mundial apresenta crescimento médio na ordem de 6% ao ano. A Cacau Show foca em preços baixos sem perda da qualidade e markenting.Com o aumento da renda das classes mais baixas, este mercado como um todo está aproveitando esta onda e crescendo junto. A própria empresa diz que "estão surfando no crescimento da renda da sociedade". A distribuição das vendas por classe social se dá para:
Classe C: 65% para presente e 35% para consumo
Classe B: 50% para presente e 50% para consumo
Classe A: 35% para presente e 65% para consumo
Desta forma os produtos tem qualidade para atender as exigências da classe A mas com preços que são acessíveis para as classes B e C. 
2.2 - Gestão em Marketing
Um ponto interessante na história da Cacau Show é que ao posicionar os chocolates como um produto de maior valor agregado, eles passam a se diferenciar. Deste modo os chocolates começaram a ser visto também como pequenos presentes, e alguns produtos da Cacau Show competem com diferentes mercados, um exemplo disso é o Boticário é umas concorrentes da Cacau Show. Isso faz com que o portfólio da empresa compita com vários segmentos. 
É uma estratégia em que os produtos são posicionados na mente do consumidor de forma diferente. O trabalho de marketing do produto agrega não só valor, mas também muda o nível de concorrência, com isso os indivíduos ficam dispostos a pagar não só por um chocolate mas por um presente (cujo valor agregado pode ser maior) mas amplia as possiblidades de mercado e ganho. 
As lojas foram desenhadas não para que pareçam com lojas de doces de crianças, mas com detalhes que tragam proximidade e carinho, essa comunicação transmite valores de afeto e a construção de que o chocolate pode se tornar um presente dado com emoção para alguém.
Outro exemplo que podemos destacar são as embalagens dos produtos, para grande parte da linha não são simples caixas e tradicionais. Existem embalagens que transmitem valor superior aos produtos que a rede levam ao consumidor.
Esse conjunto de informações que o cliente captura fazem com que a marca seja construída na sua mente de forma que não sejammeros chocolates, mas produtos superiores aos tradicionais.
A Cacau Show está preparada para investir na internacionalização. Tem sido visitado a Bélgica conhecendo empresas para que possa investir na aquisição que vai garantir a sua atuação internacional, levando flexibilidade da Cacau Show para o mercado europeu. 
A marca Cacau Show atingiu o índice de 96% de reconhecimento e é top of mind da categoria "lojas de chocolate" pelo Datafolha. Esse resultado é fruto de um trabalho que não engloba somente publicidade, apesar de a empresa hoje estar entre as 100 maiores anunciantes do Brasil, mas também o investimento em qualidade de chocolate e em design, assim com o trabalho via redes sociais e pontos de vendas com intenso treinamento dos vendedores.
2.3 – Planejamento de venda e Logística Empresarial
 
No início da empresa a distribuição era realizada em padaria e mercadinhos do próprio bairro onde era instalada a sede: na Casa Verde. Era o próprio Alexandre quem levava os potes com bombons para os balcões e ficava aguardando. Enquanto ele aguardava no estabelecimento para ser atendido pelo dono eram vendidas diversas unidades aos fregueses, a compra por impulso era inevitável. 
Para a manutenção e expansão de sua clientela na venda direta ele buscou alternativas como por exemplo amostras grátis deixadas nas casas sendo acompanhadas de catálogos e uma carta de apresentação. Nesta carta comunicava que quem tivesse interesse estaria ali no próximo dia para a compra de novos bombons. Mas na venda direta havia o problema de se ter um fluxo de caixa e manutenção de estoques, como a empresa tinha pouco capital de giro. 
Um fator importante na história da empresa foi a experiência de Alexandre como vendedor que frequentava as lojas e passou a conhecer o mercado e perfil dos compradores e quais as dificuldades e oportunidades de negócio. Este conhecimento contribuiu para a elaboração do planejamento e para desenvolver um programa de treinamento para as forças de vendas que atuavam nas ruas. Além da experiência com vendas foi preciso buscar informações técnicas de como fabricar, conversar, embalar, e assim por diante.
Quanto ao abastecimento das lojas a Cacau Show age com rapidez na entrega dos produtos. Consegue atender a maioria dos franqueados em dois dias, enquanto a concorrência leva até duas semanas. Para tanto, possuem um sistema em que o franqueado tem dia e hora de cada semana para efetuar os pedidos, do qual são despachados por uma frota terceirizada de até 40 caminhões. 
Para manter a concorrência a distância, a Cacau Show pretende acelerar o ritmo de lançamentos para alcançar marca de até dez novidades a cada 15 dias. Para conseguir essa meta pretendem fazer mudanças que vão das mais simples embalagens a lançamentos de novos sabores de produtos. Aumentando a renovação das prateleiras faz com que os clientes voltem mais as lojas.
2.4 – Gestão de Custos e Preços
 A empresa continua se inovando cada dia para atender o faturamento, e direcionando para os consumidores das classes A, B e C com o mesmo valor, em vez de escolher apenas um segmento. São pontos marcantes em sua trajetória que conta com 1.100 empregados que trabalham em 40 mil metros quadrados, detendo 10% do mercado dos ovos de Páscoa e entre 50% a 60% de vendas em lojas que comercializam chocastes finos.
Para garantir preço baixos a Cacau Show tem uma vigilância obsessiva sobre os custos, o time dos executivos é um exemplo para manter a estrutura enxuta. Existem somente dois diretores abaixo de Alexandre e ele mesmo cuida das negociações desde máquinas até acertos com publicidade. Até mesmo as obras de expansão da empresa foram supervisionadas por ele sem a contratação de uma construtora.
2.5 Passo 5 – Análise SWOT da Cacau Show e Consultoria
	Pontos Fortes
Qualidade dos produtos e serviços
Forte Marca no mercado
Alta aceitação do público
Imagem que o público tem da empresa
	Pontos Fracos
Espaço físico da loja
Falta de lojas em pontos estratégicos
Falta de funcionários para atendimento
	Oportunidades
Atendimento direto com o seu consumidor final
Localização da empresa
Variedades
	Ameaças
Climatização da loja
Economia
Concorrência
3- CONSIDERAÇÕES FINAIS
	Este trabalho teve uma análise das estratégias de marketing e posicionamento competitivo da Cacau Show. Os objetivos foram alcançados a partir de uma pesquisa em que foi possível perceber a postura da empresa perante concorrentes, e a maioria pela qual ela se posiciona no mercado para atingir seus objetivos estratégicos e garantir sucesso da marca. Assim, constatou-se que, em função de a Cacau Show utilizar marketing de nicho como nível de segmentação, a empresa consegue atingir diversos públicos e seus anseios, agregando valor a marca e acompanhando assim as tendências do mercado altamente competitivo. O sucesso da marca se deve ao mix de marketing que a empresa utiliza para atrair seus consumidores. Seu posicionamento está baseado em uma grande linha de produtos, com preços diversificados para atender a todos os públicos. Inovadora, a marca utiliza no ponto de venda a diferenciação de produtos e a comunicação como forma de destaque para expandir-se cada vez mais.
Atualmente a empresa está voltada a ampliar seus negócios com o mercado exterior, exportando produtos para Estados Unidos e países do Mercosul. Interessa, em especial mapear os diferenciais competitivos que poderão abrir novos horizontes para a empresa, particularmente perante correntes.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 
LEVITT, Theodore. Marketing myopia. Harvard Business Review. V. 38, p. 45-46, 1960 
REZENDE, José Francisco; Mello Simone. Um Show de Cacau. Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração, p. c18, dez 2016. Disponível em : http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/gvcasos/article/viem/64545. Acesso em agos 2017
CUNHA, Carneiro; Julio. Cacau Show e seus pilares de crescimento, inovação e competitividade. Meu Sucesso.com, jan 2017. Disponível: http://meusucesso.com/artigos/inovacao-e-tecnologia/cacau-show-e-os-seus-pilares-de-crescimento-afetividade-inovacoes-e-competividade-1481. Acesso 03/04/2018.

Continue navegando