Buscar

Plano de Aula 4 Direito Processual Civil 1 Jurisprudência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Plano de Aula 4 - DIREITO PROCESSUAL CIVIL 1 
SEMANA 4
 
1ª QUESTÃO:
A)     Sim, o autor da ação agiu corretamente, tendo em vista que a responsabilidade pela prática de atos ilícitos é solidária, assim, ele pode demandar contra todos os envolvidos no acidente, formando assim um litisconsórcio facultativo.
B)      Não, forma-se um litisconsórcio facultativo, pois o autor poderia ingressar em face de um, de outro ou contra todos os envolvidos.
2ª QUESTÃO: Letra A
Jurisprudência:
AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO CONDENATÓRIA. ACIDENTE DE TRÂNSITO. - RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA DO MOTORISTA E DO PROPRIETÁRIO DO VEÍCULO. LITISCONSÓRCIO UNITÁRIO, MAS NÃO NECESSÁRIO. - ACORDO EXTRAJUDICIAL FIRMADO COM O CONDUTOR. NECESSIDADE DE QUE O OUTRO LITISCONSORTE FOSSE CONTEMPLADO E/OU SUBSCREVESSE O REFERIDO DOCUMENTO PARA QUE A TRANSAÇÃO O ALCANÇASSE. DESISTÊNCIA DA AÇÃO QUANTO AO RÉU ACORDANTE. - AUSÊNCIA DE PREJUÍZO À DEFESA. CONTINUAÇÃO DO FEITO QUANTO AO LITISCONSORTE REMANESCENTE. DECISÃO MANTIDA. RECURSO DESPROVIDO. - "No caso de acidente de trânsito, é licito ao lesado propor ação indenizatória em face do proprietário do veículo e daquele que o conduzia no momento do abalroamento, em separado ou conjuntamente, formando-se, assim, um litisconsórcio passivo facultativo (art. 46 do CPC).". [...] (TJSC, Ac. n. , da Capital. Relator: Des. ELÁDIO TORRET ROCHA, j. em: 10.7.2009). - Em se tratando de responsabilidade civil solidária e litisconsórcio passivo unitário e facultativo, o acordo firmado com um dos litisconsortes ao outro não aproveita senão quando expressamente previsto no documento transacional, subscrito por aquele que pretende estender os efeitos da avença à sua esfera de direitos. Não há óbice, outrossim, à permanência somente do réu remanescente no processo. - A ausência do condutor do veículo sinistrado na demanda não impede ou prejudica a defesa do proprietário do automotor (devedor solidário), porquanto pode a culpa ser facilmente delineada por provas testemunhais e documentais, quiçá com as informações prestadas pelo próprio motorista.
(TJ-SC - AI: 12370 SC 2009.001237-0, Relator: Henry Petry Junior, Data de Julgamento: 25/11/2009, Terceira Câmara de Direito Civil, Data de Publicação: Agravo de Instrumento n. , de Blumenau)

Outros materiais