Buscar

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201804435926)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Assinale a proposição CORRETA. A transferência da Corte portuguesa para o Brasil teve consequências no processo de autonomia política brasileira.
		
	
	Os brasileiros, sentindo mais próximas as amarras metropolitanas, rebelaram-se e conquistaram a independência no mesmo movimento que varria as colônias ibero-americanas.
	
	A presença da monarquia no Brasil aguçou as contradições entre a Colônia e a Metrópole, levando a uma violenta separação, que se resolveu nos campos de batalha.
	
	Confrontada pela realidade brasileira e pelo alto grau de desenvolvimento político das instituições coloniais, a Coroa Portuguesa cedeu a independência de forma pacífica e generosa.
	 
	A presença da Corte possibilitou um grande desenvolvimento econômico, político e cultural na Colônia, o que, paradoxalmente, acabou por retardar o surgimento de um sentimento autonomista e nacionalista entre os brasileiros.
	 
	Foi possível ao governo metropolitano controlar o processo de independência do Brasil, que acabou ocorrendo de maneira lenta e gradual, diferentemente das demais colônias do continente sul-americano.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201804435745)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Após a descoberta, o litoral do Brasil começou a ser frequentado (e explorado) por outros estrangeiros como por exemplo os franceses. A Coroa portuguesa precisava, portanto, encontrar uma maneira de não perder suas terras conquistadas. A grande dificuldade dava-se pela grande extensão da costa brasileira. Quanto aos mecanismos encontrados pelos portugueses para defender suas terras na América não é correto afirmar:
		
	
	As sesmarias são documentos jurídicos usados pelos donatários para doar terras a colonizadores.
	
	O sistema de capitanias hereditárias funcionou como uma ¿privatização da colonização¿ transferindo aos donatários direitos de exploração das terras;
	 
	A colonização por meio das capitanias hereditárias obteve um grande sucesso e a coroa portuguesa procurou expandi-las numericamente para o interior;
	
	As Capitanias Hereditárias foram criadas com intuito de colonizar e demarcar a soberania portuguesa na América Portuguesa;
	
	Os donatários recebiam da Coroa portuguesa as cartas forais que disciplinavam direitos sobre a exploração, como cobrar impostos e exercer a jurisdição;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201804435329)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	A economia do Brasil Colonial não se resumiu às chamadas Era do Açúcar ou Era do Ouro, mas esta foram atividades econômicas que tiveram maior destaque durante o período colonial brasileiro. Com relação a essas atividades econômicas, é correto afirmar que:
		
	 
	geraram movimentos nativistas como a Sabinada e a Revolução Farroupilha.
	
	o trabalho escravo foi predominante na atividade açucareira, mas não encontrou espaço nas áreas mineradoras, onde só existiram trabalhadores assalariados.
	 
	na atividade açucareira, prevaleceu o latifúndio e a ruralização, enquanto a mineração favoreceu o surgimento de um processo de urbanização, com a expansão do mercado interno.
	
	favoreceram o abastecimento de gêneros de primeira necessidade para os colonos e o desenvolvimento de uma economia complexa e com alto grau de independência em relação à metrópole.
	
	o lucro da extração do ouro do Brasil foi direcionado à Holanda, enquanto os lucros do açúcar serviram para a acumulação de capitais ingleses e franceses.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201804435169)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Em 1534, o governo português concluiu que a única forma de ocupação do Brasil seria através da colonização. Era necessário colonizar, simultaneamente, todo o extenso território brasileiro. Essa colonização dirigida pelo governo português deu-se através da:
		
	
	Implantação dos Tribunais de Relação.
	
	Criação da Companhia Geral do Comércio do Estado do Brasil.
	 
	Criação das Capitanias Hereditárias.
	
	Montagem de um sistema de exploração econômica baseada no livre-comércio.
	
	Criação do Sistema de Governo-Geral e Câmaras Municipais.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201804436117)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(Espcex (Aman) 2015) ¿Os primeiros trinta anos da História do Brasil são conhecidos como período Pré-Colonial. Nesse período, a coroa portuguesa iniciou a dominação das terras brasileiras, sem, no entanto, traçar um plano de ocupação efetiva. [¿] A atenção da burguesia metropolitana e do governo português estavam voltados para o comércio com o Oriente, que desde a viagem de Vasco da Gama, no final do século XV, havia sido monopolizado pelo Estado português. [¿] O desinteresse português em relação ao Brasil estava em conformidade com os interesses mercantilistas da época, como observou o navegante Américo Vespúcio, após a exploração do litoral brasileiro, pode-se dizer que não encontramos nada de proveito¿. Berutti, 2004. Sobre o período retratado no texto, pode-se afirmar que o(a) :
		
	
	maior distância marítima era a maior desvantagem brasileira em relação ao comércio com as Índias.
	
	desinteresse português pelo Brasil nos primeiros anos de colonização, deu-se em decorrência dos tratados comerciais assinados com a Espanha, que tinha prioridade pela exploração de terras situadas a oeste de Greenwich.
	
	abertura de um novo mercado na América do Sul, ampliava as possibilidades de lucro da burguesia metropolitana portuguesa.
	
	desinteresse português pode ser melhor explicado pela resistência oferecida pelos indígenas que dificultavam o desembarque e o reconhecimento das novas terras.
	 
	relativo descaso português pelo Brasil, nos primeiros trinta anos de História, explica-se pela aparente inexistência de artigos (ou produtos) que atendiam aos interesses daqueles que patrocinavam as expedições.

Continue navegando