Buscar

19 de abril - webber

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Max Webber
Continuação
Durkhem - sociologia explicativa, metodo coletivista
	Webber - sociologia compreensiva (ideia de ver fenomenos socias como relativos - ela existe em determinada sociedade em determinada época).
Webber é considerado individualista histórico, pois tenta compreender fenomenos sociais atraves do indivíduo visando chegar no topo.
Importância das ações sociais para a teoria webberiana - são ações individuais; só se pode compreender as ações socias através das ações individuais, já que ele é o único a computar sentidos às suas ações. Para que sua análise tenha legitimidade como ciência, ele precisou criar um método de estudo, então criou os tipos ideais, instrumento criados de forma racional e objetiva e que sua análise siga esse processo racional. Na hora de construir esse tipo ideal, o sociólogo precisa analisar os fatos a despeitos dos valores que possam nublar minha visão.
Os tipos ideias precisam ser racionais e são utópicos (justamente por serem ideias; na realidade ninguém orienta sua ação com apenas um sentido) e unilaterias (já que a realidade é complexa, é muita pretensão achar que a teoria que estamos criando vai explicar todos os lados da realidade).
Relação associativa - quando há racionalidade e interesse nas ações.
Criou 4 tipos de ações ideais
	1. Ação social racional com relação a fins
	2. Ação social racional com relação a valores
	3. Ação tradicional
	4. Ação afetiva
Você pode interpretar ações irracionais mas elas vão ser mais dificeis de estudar.
Parte do indivíduo para o todo.
A racionalização é o que caracteriza o sistema capitalista. O sistema capitalista começa a fazer com que as pessoas se orientem em ações racionais, principalmente em relação a fins, de forma mais planejada, calculada, visando obter um objetivo. Para ele, cada vez mais as pessoas iam agir de forma racionais com fins.
Todas as ações sociais são portadas, em sua grande maioria, por relações de dominação. Sempre que nós agimos, o sentido de nossa ação obedece, responde, a uma determinada dominação, à vigência de uma legitimidade. as açoes sociais com relaçoa a fins respondem a uma dominaçao racional, que webber chama de legal ou burocratica (que, tecnicamente, serve para garantir a otimização e a racionalização das ações.
Para cada um dos tipos ideias criados por Webber, ha um tipo de dominação:
	1. fins - dominação racional legal ou burocática
	2. valores - dominação carismática
	3. tradicional (nivel superficial de racionalidade)- dominação tradicional (hábitos, costumes, que são reproduzidos pelos indivíduos sem que esses se deem conta, como a maioria das coisas que fazemos no dia a dia, ex: dar bom dia, ir a Igreja).
	4. afetiva - dominação carismática
Todas as ações tradicionais um dia foram racionais? A maioria dela pode ter sido, porque a sociedade não se organiza somente com base no fator econômico. As pessoas, além da classe social na qual estou inserida e do capital que elas ganham, tambem se organizam por grupo de estados, que é a bsuca dos individuos por distinções sociais. Eu ter coisas de marca, faz com que eu tenha condições de me comportar como um indivíduo da classe tal, o que quer dizer que eu devo agir como ela. Então, um dia, inventou-se a sociedade capitalista, um comportamento civilizado difundido por burgueses, dai tem-se a igreja como forma de controle, e tem-se essa ação, com o tempo, como tradição, pode-se dizer que, sim, ela começou como racional e tranformou-se em tradicional, mas não podemos generalizar isso.
Poder -> propriedade de exercer poder sobre o outro a despeito da vontade do outro. Eu posso exercer poder e você resistir.
	X
	Dominação -> tem que ser legítima; o dominado, o subordinado, obedece porque reconhece a legitimidade do poder do dominador.
--------''--------
24 de Abril Continuação de Webber
1) Ação socail racional com relção a fins ------------------------------ a)Dominação legal burocrática
3) Ação social tradicional ------------------------------------------------ b) Dominação tradicional
2) Ação social racional com relação a valores ------------------------ c)Dominação carismática
4) Ação social afetiva ----------------------------------------------------- d) Dominação carismática
 |
 Relações Sociais -Comunitária x associativo
 Ações não-sociais - homogênea x imitativa
Classes / Estamentos / Partidos
Sociedade capitalista -> tendência a racionalização e burocratização (cada vez mais racionalizados). -> "Jaula de ferro".
# Relações sociais dependem do grau de racionalidade da ação social realizada pelo indivíduo:
Associativa - ações sociais racionais com relação a fins e valores(pensa precisamente na obtenção de objetivos ultimos, é pensada em relação aos fins e benefícios).
Comunitária - ações tradicionais, ações afetivas (intenção de manter uma tradição não é considerada exatamente como um fim, pois esta vem se perpetuando tal).
# Ações não-sociais: não esta orientada para outros indivíduos:
 - homogêneas: realizam determinada ação ao mesmo tempo (ex: alarme de incendio faz todos correrem ao mesmo tempo, quase como uma ação afetiva, mas o fato de todos fazermos a mesma coisa ao mesmo tempo não quer dizer que um fez e todos os outros imitaram; começa a chuva e todos abrem o guarda-chuva, nao tem nivel de racionalidade, as pessoas apenas o fazem). açao simultânea
 - imitativa: voce apenas imita ao final da ação do outro. (ex: um chegou e olhou para o alto, o outro olhou depois, e outro depois, a ação não é simultânea).
açao social: direcionada, endereçada a massa, para outros. Tem de estar relacionada com o outro.
# Objeto de análise de Webber: sentido subjetivo das açoes dos indivíduos
# Como o indivíduo luta por poder, em que meio se dá a distribuição de poder? Em classes, estamentos e partídos. Poder - capacidade de impor sua vontade ao outro (o indivíduo pode resistir ou não ao seu poder) X dominação legítima - o indivíduo reconhece a legitimidade dessa dominação (ex:quando eu ajo dessa maneira, a minha ação reconhece o tipo de dominação a qual ela se submete, eu me subordino sem questionar sem resistir).
# As ações sociais racionais com relação a valores são diferentes das ações afetivas, embora elas estejam subordinadas a uma dominação carismática. OBS: as ações racionais com relação a valores não visam um fim ultimo; a preocupação está em manter um determinado valor e, mesmo que haja um fim, ele não é dominante.
# São chamados tipos ideias para facilitar o estudo. Na vida real é complicado, pois as ações podem ser influidas por todos os sentidos, as dominaçoes podem acontecer ao mesmo tempo (ex: uma pessoa pode votar em relação aos 4 tipos de açoes sociais, tendo um predominate. Um evangélico votando num político evangélico: talvez o que mais motiva são os valores evangélicos que ele ira propagar em seu mandato; mas pode ser influenciado com relações a fim, no sentido que ele assumindo poder pode te trazer).
Pertencimento a uma classe = poder econômico, ter ou não ter meios de produção. ( ex: professora não é privilegiada, mas possui o conhecimento e isso a coloca numa classe de professores, de pessoas que ganham o mesmo valor. Classes para Webber não estão necessariamente ligadas ao poder econômico, no sentido de ter bens de produção. O fato de pertencer a mesma classe não quer dizer que eu tenha a mesma consciência das pessoas que estão na mesma classe que eu. ex: pessoas que foram educadas nos melhores colegios, viajaram e depois foram a falência; hoje sâo falidos mas não tem a mesma consciência daqueles que fazem parte da sua nova classe - você perde poder econômico mas continua com o mesmo status porque você não perdeu sua cultura e sabedoria.
classes e status (estamentos) não são opositoras. A consciência não tem necessariamente nada a ver com o poderio econômico.

Continue navegando