Logo Passei Direto
Buscar

aula 3 engenharia

User badge image
leandro simas

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Muito se discute sobre o verdadeiro perfil que um Engenheiro deveria possuir para se apresentar a uma possibilidade de trabalho dentro da indústria. Tomando-se por base o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao MEC e que regula o ensino superior no Brasil, assinale a formação desejada para um estudante que busca-se se tornar um engenheiro em nosso país:
Assinale a formação desejada para um estudante que busca-se se tornar um engenheiro em nosso país:
projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados.
executar e analisar sistemas, sem necessariamente obter produtos e conceber processos.
identificar e resolver problemas de Engenharia bem como de todas as áreas do conhecimento presentes dentro de uma firma.
planejar a curto prazo, mas não supervisionar projetos e serviços de Engenharia que se apresentem complexos demais.
utilizar ferramentas e técnicas, mas não conceber novos materiais e nem atuar em manutenção de sistemas.

A enorme abrangência da engenharia explica o dilema que tende a assombrar engenheiros durante sua formação: tornar-se um especialista ou um generalista? A saída está em reconhecer que a engenharia é multidisciplinar e que, portanto, o grande desafio para os engenheiros é:
Qual é o grande desafio para os engenheiros?
Tornarem-se capazes de transitar entre os diversos campos do conhecimento, interagindo e dialogando com outros engenheiros para, assim, desenvolverem soluções conjuntas.
Tornarem-se engenheiros generalistas, com pouco conhecimento técnico em várias áreas e dialogando com outros engenheiros generalistas para, assim, desenvolverem soluções gerais.
Tornarem-se engenheiros especialistas, com alto conhecimento técnico em uma área específica e dialogando com outros engenheiros especialistas de outras áreas para, assim, desenvolverem soluções separadas para um conjunto final.
A Engenharia não é multidisciplinar e que portanto, não é necessário ser especialista.
A Engenharia não é multidisciplinar e que portanto, não é necessário ser generalista.

O INEP divide as quase 50 modalidades de engenharia em oito grupos, nos quais se destaca a Engenharia de Produção com suas respectivas atribuições segundo o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA) com as seguintes atividades:
Quais são as atividades referentes à Engenharia de Produção?
Atividades referentes a edificações, estradas, pistas de rolamentos e aeroportos; sistema de transportes, de abastecimento de água e de saneamento; portos, rios, canais, barragens e diques; drenagem e irrigação; pontes e grandes estruturas; seus serviços afins e correlatos.
Atividades referentes à indústria química e petroquímica e de alimentos; produtos químicos; tratamento de água e instalações de tratamento de água industrial e de rejeitos industriais; seus serviços afins e correlatos.
Atividades referentes à geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica; equipamentos, materiais e máquinas elétricas; sistemas de medição e controle elétricos; seus serviços afins e correlatos.
Atividades referentes aos procedimentos na fabricação industrial, aos métodos e sequências de produção industrial em geral e ao produto industrializado; seus serviços afins e correlatos.
Atividades referentes a processos metalúrgicos, instalações e equipamentos destinados à indústria metalúrgica, beneficiamento de minérios; produtos metalúrgicos; seus serviços afins e correlatos.

Assinale a alternativa que não corresponde a característica da respectiva engenharia.
Engenharia elétrica - vocacionada para a execução de processos elétricos industriais em larga escala, bem como para desenvolver novos materiais e produtos químicos.
Engenharia civil (em sentido restrito) - vocacionada para o projeto e construção de obras públicas e particulares, como infraestruturas, estradas, pontes e edifícios.
Engenharia mecânica - vocacionada para o projeto de sistemas mecânicos, como máquinas e veículos.
Engenharia agronômica - vocacionada para a concepção e exploração de processos agropecuários.
Engenheiro de produção - vocacionada pra o planejamento, projeção e gerenciamento de sistemas organizacionais que envolvem recursos humanos, materiais, tecnológicos, financeiros e ambientais. Alia conhecimentos técnicos e gerenciais para otimizar o uso de recursos produtivos e diminuir os custos de produção de bens e serviços.

Marque a única alternativa que não corresponde aos objetivos do curso de Engenharia.
Tornar o aluno um especialista em teorias
Estimular a criatividade dos alunos
Estimular a adoção de uma postura crítica e consciente
Estimular a busca contínua de novas informações
Fornecer o ferramental básico para fazer frente aos problemas técnicos

O engenheiro deve desenvolver durante a sua formação acadêmica diversas habilidades e competências divulgadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), instituição vinculada ao MEC que regula o ensino superior no Brasil.
Entre os itens preconizados pelo INEP, só NÃO PODEMOS apontar:
O engenheiro deve ser capaz de assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
O engenheiro não deve exorbitar, ou seja, sair de sua órbita de atuação propondo soluções que exijam multidisciplinaridade.
O engenheiro deve ser capaz de atuar em equipes multidisciplinares.
O engenheiro deve ser capaz de comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica.
O engenheiro deve ser capaz de avaliar a viabilidade econômica de projetos de Engenharia.

Marque a opção que não corresponde ao perfil desejado para um engenheiro no Brasil contemporâneo.
Indivíduo capaz de empregar e desenvolver novas tecnologias.
Indivíduo crítico, reflexivo e ético, que toma decisões levando em consideração aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
Indivíduo com visão que privilegia a eficiência e desconsidera as demandas da sociedade.
Indivíduo que reconhece problemas críticos e propõe soluções criativas.
Indivíduo com formação generalista e humanista, além de científica e técnica.

A necessidade de compreensão de um problema em todos os seus aspectos, procurando o entendimento de tudo que pode interferir ou não na apresentação de uma resposta que realmente equacione uma situação, seja simples, ou complexa, exige que um Engenheiro considere que:
O que um Engenheiro deve considerar ao compreender um problema?
nada é mais importante do que aplicar os conhecimentos que possui em situações mais simples, deixando as mais complexas para consultores externos à empresa em que atua.
há uma multiplicidade de atividades a serem realizadas para que um engenho seja criado e funcione como o esperado.
tudo se resolve por si só e não é necessário aplicar ferramentas matemáticas para buscar soluções melhores dentro do ambiente de trabalho.
somente ele é suficiente para responder corretamente a uma necessidade dentro da empresa, sem que precise de colaboração de outros colegas.
não existe empresa perfeita, mas todos os funcionários devem se esforçar para trabalhar cada vez mais, sem que apresentem bons resultados.

A Engenharia tem vivido um grande dilema em seu processo de formação de estudantes, o que se configura em uma verdadeira dor de cabeça para profissionais que precisam conhecer todas as partes de um negócio para atuarem com mais eficiência em seu ambiente de trabalho. Este dilema experimentado por esta importante área do conhecimento humano pode ser expresso na seguinte alternativa:
Qual é o dilema enfrentado pelos profissionais da Engenharia?
Mobilizar os trabalhadores para aprenderem todas as atividades que estão presentes em um processo produtivo ou inserir somente máquinas capazes de substituir vários trabalhadores dentro de um mesmo processo produtivo.
saber comandar ou dar ordens a equipes de trabalho desmotivadas?
realizar cálculos ou dar palpites para resolver problemas?
tornar-se um especialista ou um generalista?
Convencer clientes que os produtos produzidos são de qualidade ou não informar sobre os defeitos que estão presentes nestes produtos.

Que tipo de oportunidade está relacionada ao surgimento da Engenharia Aeronáutica?
Intensificação do intercâmbio global.
Melhoria da produtividade agrícola.
Aumento do nível de urbanização.
Desenvolvimento de uma economia sustentável.
Melhoria da qualidade da água e do saneamento.

Generalista, humanista, crítico e reflexivo, com capacidade de absorver e desenvolver novas tecnologias, com atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.
Considerando o que se espera do engenheiro, marque a alternativa verdadeira.
Competência gerencial e atitude ética e responsável são aspectos críticos da formação contínua apenas do engenheiro de produção.
A ação metódica é fundamental para a compreensão de problemas e para o desenvolvimento de soluções eficazes.
Embora nossa racionalidade, individualmente, seja ilimitada, a engenharia tem um potencial muito limitado.
Os engenheiros precisam ser capazes de transitar entre os vários campos do conhecimento, interagindo e dialogando apenas com indivíduos com a mesma formação.
O domínio de conhecimento técnico e científico é necessário e suficiente para um engenheiro competente.

Com a Revolução Industrial, a Engenharia se torna uma profissão regulamentada. De uma atividade que inicialmente estava voltada para questões militares, a engenharia passa a lidar com problemas que surgem com a vida nas cidades.
Marque a alternativa que correlaciona corretamente o problemas com a modalidade de engenharia que surgiu para solucioná-lo.
Saneamento básico - engenharia militar
Construção de fortificações - engenharia mecânica
Aumento da produtividade industrial - engenharia de produção
Produção de máquinas e equipamentos - engenharia civil
construção de moradias - engenharia ambiental

Qual das ações listadas a seguir não favorece a solução de problemas?
Levantar dados e interpretar fatos.
Tentar outro plano, se a solução não funcionar.
Esquecer tudo o que foi feito para chegar à solução.
Interpretar situação e descrever o problema.
Planejar estratégia para encontrar solução.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Muito se discute sobre o verdadeiro perfil que um Engenheiro deveria possuir para se apresentar a uma possibilidade de trabalho dentro da indústria. Tomando-se por base o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao MEC e que regula o ensino superior no Brasil, assinale a formação desejada para um estudante que busca-se se tornar um engenheiro em nosso país:
Assinale a formação desejada para um estudante que busca-se se tornar um engenheiro em nosso país:
projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados.
executar e analisar sistemas, sem necessariamente obter produtos e conceber processos.
identificar e resolver problemas de Engenharia bem como de todas as áreas do conhecimento presentes dentro de uma firma.
planejar a curto prazo, mas não supervisionar projetos e serviços de Engenharia que se apresentem complexos demais.
utilizar ferramentas e técnicas, mas não conceber novos materiais e nem atuar em manutenção de sistemas.

A enorme abrangência da engenharia explica o dilema que tende a assombrar engenheiros durante sua formação: tornar-se um especialista ou um generalista? A saída está em reconhecer que a engenharia é multidisciplinar e que, portanto, o grande desafio para os engenheiros é:
Qual é o grande desafio para os engenheiros?
Tornarem-se capazes de transitar entre os diversos campos do conhecimento, interagindo e dialogando com outros engenheiros para, assim, desenvolverem soluções conjuntas.
Tornarem-se engenheiros generalistas, com pouco conhecimento técnico em várias áreas e dialogando com outros engenheiros generalistas para, assim, desenvolverem soluções gerais.
Tornarem-se engenheiros especialistas, com alto conhecimento técnico em uma área específica e dialogando com outros engenheiros especialistas de outras áreas para, assim, desenvolverem soluções separadas para um conjunto final.
A Engenharia não é multidisciplinar e que portanto, não é necessário ser especialista.
A Engenharia não é multidisciplinar e que portanto, não é necessário ser generalista.

O INEP divide as quase 50 modalidades de engenharia em oito grupos, nos quais se destaca a Engenharia de Produção com suas respectivas atribuições segundo o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA) com as seguintes atividades:
Quais são as atividades referentes à Engenharia de Produção?
Atividades referentes a edificações, estradas, pistas de rolamentos e aeroportos; sistema de transportes, de abastecimento de água e de saneamento; portos, rios, canais, barragens e diques; drenagem e irrigação; pontes e grandes estruturas; seus serviços afins e correlatos.
Atividades referentes à indústria química e petroquímica e de alimentos; produtos químicos; tratamento de água e instalações de tratamento de água industrial e de rejeitos industriais; seus serviços afins e correlatos.
Atividades referentes à geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica; equipamentos, materiais e máquinas elétricas; sistemas de medição e controle elétricos; seus serviços afins e correlatos.
Atividades referentes aos procedimentos na fabricação industrial, aos métodos e sequências de produção industrial em geral e ao produto industrializado; seus serviços afins e correlatos.
Atividades referentes a processos metalúrgicos, instalações e equipamentos destinados à indústria metalúrgica, beneficiamento de minérios; produtos metalúrgicos; seus serviços afins e correlatos.

Assinale a alternativa que não corresponde a característica da respectiva engenharia.
Engenharia elétrica - vocacionada para a execução de processos elétricos industriais em larga escala, bem como para desenvolver novos materiais e produtos químicos.
Engenharia civil (em sentido restrito) - vocacionada para o projeto e construção de obras públicas e particulares, como infraestruturas, estradas, pontes e edifícios.
Engenharia mecânica - vocacionada para o projeto de sistemas mecânicos, como máquinas e veículos.
Engenharia agronômica - vocacionada para a concepção e exploração de processos agropecuários.
Engenheiro de produção - vocacionada pra o planejamento, projeção e gerenciamento de sistemas organizacionais que envolvem recursos humanos, materiais, tecnológicos, financeiros e ambientais. Alia conhecimentos técnicos e gerenciais para otimizar o uso de recursos produtivos e diminuir os custos de produção de bens e serviços.

Marque a única alternativa que não corresponde aos objetivos do curso de Engenharia.
Tornar o aluno um especialista em teorias
Estimular a criatividade dos alunos
Estimular a adoção de uma postura crítica e consciente
Estimular a busca contínua de novas informações
Fornecer o ferramental básico para fazer frente aos problemas técnicos

O engenheiro deve desenvolver durante a sua formação acadêmica diversas habilidades e competências divulgadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), instituição vinculada ao MEC que regula o ensino superior no Brasil.
Entre os itens preconizados pelo INEP, só NÃO PODEMOS apontar:
O engenheiro deve ser capaz de assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
O engenheiro não deve exorbitar, ou seja, sair de sua órbita de atuação propondo soluções que exijam multidisciplinaridade.
O engenheiro deve ser capaz de atuar em equipes multidisciplinares.
O engenheiro deve ser capaz de comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica.
O engenheiro deve ser capaz de avaliar a viabilidade econômica de projetos de Engenharia.

Marque a opção que não corresponde ao perfil desejado para um engenheiro no Brasil contemporâneo.
Indivíduo capaz de empregar e desenvolver novas tecnologias.
Indivíduo crítico, reflexivo e ético, que toma decisões levando em consideração aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
Indivíduo com visão que privilegia a eficiência e desconsidera as demandas da sociedade.
Indivíduo que reconhece problemas críticos e propõe soluções criativas.
Indivíduo com formação generalista e humanista, além de científica e técnica.

A necessidade de compreensão de um problema em todos os seus aspectos, procurando o entendimento de tudo que pode interferir ou não na apresentação de uma resposta que realmente equacione uma situação, seja simples, ou complexa, exige que um Engenheiro considere que:
O que um Engenheiro deve considerar ao compreender um problema?
nada é mais importante do que aplicar os conhecimentos que possui em situações mais simples, deixando as mais complexas para consultores externos à empresa em que atua.
há uma multiplicidade de atividades a serem realizadas para que um engenho seja criado e funcione como o esperado.
tudo se resolve por si só e não é necessário aplicar ferramentas matemáticas para buscar soluções melhores dentro do ambiente de trabalho.
somente ele é suficiente para responder corretamente a uma necessidade dentro da empresa, sem que precise de colaboração de outros colegas.
não existe empresa perfeita, mas todos os funcionários devem se esforçar para trabalhar cada vez mais, sem que apresentem bons resultados.

A Engenharia tem vivido um grande dilema em seu processo de formação de estudantes, o que se configura em uma verdadeira dor de cabeça para profissionais que precisam conhecer todas as partes de um negócio para atuarem com mais eficiência em seu ambiente de trabalho. Este dilema experimentado por esta importante área do conhecimento humano pode ser expresso na seguinte alternativa:
Qual é o dilema enfrentado pelos profissionais da Engenharia?
Mobilizar os trabalhadores para aprenderem todas as atividades que estão presentes em um processo produtivo ou inserir somente máquinas capazes de substituir vários trabalhadores dentro de um mesmo processo produtivo.
saber comandar ou dar ordens a equipes de trabalho desmotivadas?
realizar cálculos ou dar palpites para resolver problemas?
tornar-se um especialista ou um generalista?
Convencer clientes que os produtos produzidos são de qualidade ou não informar sobre os defeitos que estão presentes nestes produtos.

Que tipo de oportunidade está relacionada ao surgimento da Engenharia Aeronáutica?
Intensificação do intercâmbio global.
Melhoria da produtividade agrícola.
Aumento do nível de urbanização.
Desenvolvimento de uma economia sustentável.
Melhoria da qualidade da água e do saneamento.

Generalista, humanista, crítico e reflexivo, com capacidade de absorver e desenvolver novas tecnologias, com atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.
Considerando o que se espera do engenheiro, marque a alternativa verdadeira.
Competência gerencial e atitude ética e responsável são aspectos críticos da formação contínua apenas do engenheiro de produção.
A ação metódica é fundamental para a compreensão de problemas e para o desenvolvimento de soluções eficazes.
Embora nossa racionalidade, individualmente, seja ilimitada, a engenharia tem um potencial muito limitado.
Os engenheiros precisam ser capazes de transitar entre os vários campos do conhecimento, interagindo e dialogando apenas com indivíduos com a mesma formação.
O domínio de conhecimento técnico e científico é necessário e suficiente para um engenheiro competente.

Com a Revolução Industrial, a Engenharia se torna uma profissão regulamentada. De uma atividade que inicialmente estava voltada para questões militares, a engenharia passa a lidar com problemas que surgem com a vida nas cidades.
Marque a alternativa que correlaciona corretamente o problemas com a modalidade de engenharia que surgiu para solucioná-lo.
Saneamento básico - engenharia militar
Construção de fortificações - engenharia mecânica
Aumento da produtividade industrial - engenharia de produção
Produção de máquinas e equipamentos - engenharia civil
construção de moradias - engenharia ambiental

Qual das ações listadas a seguir não favorece a solução de problemas?
Levantar dados e interpretar fatos.
Tentar outro plano, se a solução não funcionar.
Esquecer tudo o que foi feito para chegar à solução.
Interpretar situação e descrever o problema.
Planejar estratégia para encontrar solução.

Prévia do material em texto

1. 
 
 
Muito se discute sobre o verdadeiro perfil que um Engenheiro deveria possuir 
para se apresentar a uma possibilidade de trabalho dentro da indústria. 
Tomando-se por base o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais 
Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao MEC e que regula o ensino 
superior no Brasil, assinale a formação desejada para um estudante que busca-
se se tornar um engenheiro em nosso país: 
 
 
 
projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados. 
 
 
executar e analisar sistemas, sem necessariamente obter produtos e conceber 
processos. 
 
 
identificar e resolver problemas de Engenharia bem como de todas as áreas 
do conhecimento presentes dentro de uma firma. 
 
 
planejar a curto prazo, mas não supervisionar projetos e serviços de 
Engenharia que se apresentem complexos demais. 
 
 
utilizar ferramentas e técnicas, mas não conceber novos materiais e nem 
atuar em manutenção de sistemas. 
 
Gabarito Comentado Gabarito Comentado 
 
 
 
2. 
 
 
A enorme abrangência da engenharia explica o dilema que tende a assombrar 
engenheiros durante sua formação: tornar-se um especialista ou um generalista? 
A saída está em reconhecer que a engenharia é multidisciplinar e que, portanto, 
o grande desafio para os engenheiros é: 
 
 
 
Tornarem-se capazes de transitar entre os diversos campos do conhecimento, 
interagindo e dialogando com outros engenheiros para, assim, 
desenvolverem soluções conjuntas. 
 
 
Tornarem-se engenheiros generalistas, com pouco conhecimento técnico em 
várias áreas e dialogando com outros engenheiros generalistas para, assim, 
desenvolverem soluções gerais. 
 
 
Tornarem-se engenheiros especialistas, com alto conhecimento técnico em 
uma área específica e dialogando com outros engenheiros especialistas de 
outras áreas para, assim, desenvolverem soluções separadas para um 
conjunto final. 
 
 
A Engenharia não é multidisciplinar e que portanto, não é necessário ser 
especialista. 
 
 
A Engenharia não é multidisciplinar e que portanto, não é necessário ser 
generalista. 
 
Gabarito Comentado 
 
 
 
3. 
 
O INEP divide as quase 50 modalidades de engenharia em oito grupos, nos 
quais se destaca a Engenharia de Produção com suas respectivas atribuições 
 
segundo o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia 
(CONFEA) com as seguintes atividades: 
 
 
 
Atividades referentes a edificações, estradas, pistas de rolamentos e 
aeroportos; sistema de transportes, de abastecimento de água e de 
saneamento; portos, rios, canais, barragens e diques; drenagem e irrigação; 
pontes e grandes estruturas; seus serviços afins e correlatos. 
 
 
Atividades referentes à indústria química e petroquímica e de alimentos; 
produtos químicos; tratamento de água e instalações de tratamento de água 
industrial e de rejeitos industriais; seus serviços afins e correlatos. 
 
 
Atividades referentes à geração, transmissão, distribuição e utilização da 
energia elétrica; equipamentos, materiais e máquinas elétricas; sistemas de 
medição e controle elétricos; seus serviços afins e correlatos. 
 
 
Atividades referentes aos procedimentos na fabricação industrial, aos 
métodos e sequências de produção industrial em geral e ao produto 
industrializado; seus serviços afins e correlatos. 
 
 
Atividades referentes a processos metalúrgicos, instalações e equipamentos 
destinados à indústria metalúrgica, beneficiamento de minérios; produtos 
metalúrgicos; seus serviços afins e correlatos. 
 
Gabarito Comentado 
 
 
 
4. 
 
 
Pelos cálculos mais recentes da equipe econômica, o Brasil voltará a gastar 
menos do que arrecada apenas em 2018, após quatro anos consecutivos de 
déficits. No total do período, incluindo o rombo de R$ 65 bilhões previsto para 
2017, o resultado primário terá acumulado um desfalque de cerca de RS 300 
bilhões. Nas contas Fundo Monetário Internacional (FMI), mais pessimista, o 
País só voltará a ficar no azul em 2020, completando seis anos seguidos de 
resultados negativos. Os dois cálculos variam na intensidade, mas retratam a 
mesma história: a situação das contas públicas passou do sinal amarelo para o 
vermelho no governo Dilma Rousseff. E, se nada for feito, o Brasil pode 
enfrentar dificuldades mais sérias no futuro. O desafio fiscal está na ordem do 
dia e é hoje o principal motivo da desconfiança dos empresários. Expectativas 
em baixa empacam o investimento, travam a roda da atividade, desfalcam a 
arrecadação e retroalimentam a crise. Diga três aspectos de como economia e 
política podem afetar a sua profissão de Engenheiro 
 
 
 
Juros Altos, Fome, Corrupção 
 
 
Desemprego, Redução de Salário e Falta de Investimento 
 
 
Sustentabilidade, meio ambiente, aumento da jornada de trabalho 
 
 
Politicas de subsídio, aumento de salários e educação 
 
 
Bolsa desemprego, saúde e distribuição de cesta básica 
 
 
 
 
5. 
 
 
Assinale a alternativa que não corresponde a característica da respectiva 
engenharia 
 
 
 
Engenharia elétrica - vocacionada para a execução de processos elétricos 
industriais em larga escala, bem como para desenvolver novos materiais e 
produtos químicos 
 
 
Engenharia civil (em sentido restrito) - vocacionada para o projeto e 
construção de obras públicas e particulares, como infraestruturas, estradas, 
pontes e edifícios. 
 
 
Engenheiro de produção - vocacionada pra o planejamento, projeção e 
gerenciamento de sistemas organizacionais que envolvem recursos humanos, 
materiais, tecnológicos, financeiros e ambientais. Alia conhecimentos 
técnicos e gerenciais para otimizar o uso de recursos produtivos e diminuir 
os custos de produção de bens e serviços. 
 
 
Engenharia mecânica - vocacionada para o projeto de sistemas mecânicos, 
como máquinas e veículos 
 
 
Engenharia agronômica - vocacionada para a concepção e exploração de 
processos agropecuários 
 
 
 
 
6. 
 
 
Marque a única alternativa que não corresponde aos objetivos do curso de 
Engenharia 
 
 
 
Estimular a busca contínua de novas informações 
 
 
Tornar o aluno um especialista em teorias 
 
 
Fornecer o ferramental básico para fazer frente aos problemas técnicos 
 
 
Estimular a criatividade dos alunos 
 
 
Estimular a adoção de uma postura crítica e consciente 
 
 
 
 
7. 
 
 
Como característica importante do conhecimento científico podemos citar .... 
 
 
 
Vivência 
 
 
Religião 
 
 
Misticismo 
 
 
Lógica 
 
 
Discordância 
 
Gabarito Comentado Gabarito Comentado Gabarito Comentado 
 
 
 
8. 
 
 
O engenheiro deve desenvolver durante a sua formação acadêmica 
diversas habilidades e competências divulgadas pelo INEP (Instituto 
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), 
instituição vinculada ao MEC que regula o ensino superior no Brasil. 
Entre os itens preconizados pelo INEP, só NÃO PODEMOS apontar: 
 
 
 
O engenheiro deve 
ser capaz de 
comunicar-se 
eficientemente nas 
formas escrita, oral e 
gráfica. 
 
 
O engenheiro não 
deve exorbitar, ou 
seja, sair de sua 
órbita de atuação 
propondo soluções 
que exijam 
multidisciplinaridade. 
 
 
O engenheiro deve 
ser capaz de atuar em 
equipes 
multidisciplinares. 
 
 
O engenheiro deve 
ser capaz de assumir 
a postura de 
permanente busca de 
atualização 
profissional. 
 
 
O engenheiro deve 
ser capaz de avaliar a 
viabilidade 
econômica de 
projetos de 
Engenharia 
1. 
 
 
Marque a opção que não corresponde ao perfildesejado 
para um engenheiro no Brasil contemporâneo. 
 
 
 
Indivíduo com formação generalista e humanista, além de científica e 
técnica. 
 
 
Indivíduo que reconhece problemas críticos e propõe soluções criativas. 
 
 
Indivíduo crítico, reflexivo e ético, que toma decisões levando em 
consideração aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais. 
 
 
Indivíduo com visão que privilegia a eficiência e desconsidera as demandas 
da sociedade. 
 
 
Indivíduo capaz de empregar e desenvolver novas tecnologias. 
 
Gabarito Comentado 
 
 
 
2. 
 
 
A necessidade de compreensão de um problema em todos os seus aspectos, 
procurando o entendimento de tudo que pode interferir ou não na apresentação 
de uma resposta que realmente equacione uma situação, seja simples, ou 
complexa, exige que um Engenheiro considere que: 
 
 
 
nada é mais importante do que aplicar os conhecimentos que possui em 
situações mais simples, deixando as mais complexas para consultores 
externos à empresa em que atua. 
 
 
há uma multiplicidade de atividades a serem realizadas para que um engenho 
seja criado e funcione como o esperado. 
 
 
tudo se resolve por si só e não é necessário aplicar ferramentas matemáticas 
para buscar soluções melhores dentro do ambiente de trabalho. 
 
 
somente ele é suficiente para responder corretamente a uma necessidade 
dentro da empresa, sem que precise de colaboração de outros colegas. 
 
 
não existe empresa perfeita, mas todos os funcionários devem se esforçar 
para trabalhar cada vez mais, sem que apresentem bons resultados. 
 
Gabarito Comentado 
 
 
 
3. 
 
 
A enorme abrangência da engenharia explica o dilema que tende a assombrar 
engenheiros durante sua formação: tornar-se um especialista ou um generalista? 
A saída está em reconhecer que a engenharia é multidisciplinar e que, portanto, 
o grande desafio para os engenheiros é: 
 
 
 
Tornarem-se capazes de transitar entre os diversos campos do conhecimento, 
interagindo e dialogando com outros engenheiros para, assim, 
desenvolverem soluções conjuntas. 
 
 
A Engenharia não é multidisciplinar e que portanto, não é necessário ser 
generalista. 
 
 
Tornarem-se engenheiros generalistas, com pouco conhecimento técnico em 
várias áreas e dialogando com outros engenheiros generalistas para, assim, 
desenvolverem soluções gerais. 
 
 
A Engenharia não é multidisciplinar e que portanto, não é necessário ser 
especialista. 
 
 
Tornarem-se engenheiros especialistas, com alto conhecimento técnico em 
uma área específica e dialogando com outros engenheiros especialistas de 
outras áreas para, assim, desenvolverem soluções separadas para um 
conjunto final. 
 
 
 
 
4. 
 
 
A Engenharia tem vivido um grande dilema em seu processo de formação de 
estudantes, o que se configura em uma verdadeira ¿dor de cabeça¿ para 
profissionais que precisam conhecer todas as partes de um negócio para 
atuarem com mais eficiência em seu ambiente de trabalho. Este dilema 
experimentado por esta importante área do conhecimento humano pode ser 
expresso na seguinte alternativa: 
 
 
 
Mobilizar os trabalhadores para aprenderem todas as atividades que estão 
presentes em um processo produtivo ou inserir somente máquinas capazes de 
substituir vários trabalhadores dentro de um mesmo processo produtivo. 
 
 
saber comandar ou dar ordens a equipes de trabalho desmotivadas? 
 
 
realizar cálculos ou dar palpites para resolver problemas? 
 
 
tornar-se um especialista ou um generalista? 
 
 
Convencer clientes que os produtos produzidos são de qualidade ou não 
informar sobre os defeitos que estão presentes nestes produtos. 
 
Gabarito Comentado 
 
 
 
5. 
 
 
Que tipo de oportunidade está relacionada ao surgimento da Engenharia 
Aeronáutica? 
 
 
 
Melhoria da produtividade agrícola. 
 
 
Intensificação do intercâmbio global. 
 
 
Melhoria da qualidade da água e do saneamento. 
 
 
Aumento do nível de urbanização. 
 
 
Desenvolvimento de uma economia sustentável. 
 
 
 
 
6. 
 
"Generalista, humanista, crítico e reflexivo, com capacidade de absorver e 
desenvolver novas tecnologias, com atuação crítica e criativa na identificação e 
resolução de problemas, considerando aspectos políticos, econômicos, sociais, 
ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às 
 
demandas da sociedade." (INEP, 2014) Considerando o que se espera do 
engenheiro, marque a alternativa verdadeira. 
 
 
 
Competência gerencial e atitude ética e responsável são aspectos críticos da 
formação contínua apenas do engenheiro de produção. 
 
 
A ação metódica é fundamental para a compreensão de problemas e para o 
desenvolvimento de soluções eficazes. 
 
 
Embora nossa racionalidade, individualmente, seja ilimitada, a engenharia 
tem um potencial muito limitado. 
 
 
Os engenheiros precisam ser capazes de transitar entre os vários campos do 
conhecimento, interagindo e dialogando apenas com indivíduos com a 
mesma formação. 
 
 
O domínio de conhecimento técnico e científico é necessário e suficiente 
para um engenheiro competente. 
 
Gabarito Comentado Gabarito Comentado Gabarito Comentado 
 
 
 
7. 
 
 
Com a Revolução Industrial, a Engenharia se torna uma profissão 
regulamentada. De uma atividade que inicialmente estava voltada para questões 
militares, a engenharia passa a lidar com problemas que surgem com a vida nas 
cidades. Marque a alternativa que correlaciona corretamente o problemas com a 
modalidade de engenharia que surgiu para solucioná-lo. 
 
 
 
Construção de fortificações - engenharia mecânica 
 
 
Aumento da produtividade industrial - engenharia de produção 
 
 
Produção de máquinas e equipamentos - engenharia civil 
 
 
Saneamento básico - engenharia militar 
 
 
construção de moradias - engenharia ambiental 
 
 
 
 
8. 
 
 
Qual das ações listadas a seguir não favorece a solução de problemas? 
 
 
 
Esquecer tudo o que foi feito para chegar à solução. 
 
 
Tentar outro plano, se a solução não funcionar. 
 
 
Planejar estratégia para encontrar solução. 
 
 
Interpretar situação e descrever o problema. 
 
 
Levantar dados e interpretar fatos

Mais conteúdos dessa disciplina