Buscar

SAUDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Lei mais importante para a Saúde e Segurança no Trabalho é a LEI Nº 6514, de 22 de dezembro de 1977, que altera os art. 154 a 201 da Consolidação das Leis do Trabalho, os quais compõem o Capítulo V, relativo à Segurança e Medicina do Trabalho. Além dela, todo o tema é regulamentado através de:
Normas Regulamentadoras
A evolução das questões relacionadas à segurança do trabalho está intimamente relacionada aos riscos enfrentados pelos trabalhadores que, por sua vez, são incorporados ao ambiente laboral via tecnologia empregada. Podemos identificar que os riscos estão associados ao manuseio e controle de máquinas de alta tecnologia, de substâncias perigosas, bem como de substâncias radioativas, pertence a que fase da história?
Pós Revolução Industrial.
Um grande desafio das organizações modernas é usar o treinamento como uma ferramenta estratégica para atingir os objetivos da empresa e os de seus empregados. A ligação entre treinamento e objetivos parece bastante óbvia, mas, frequentemente, acaba sendo esquecida na luta cotidiana pela implementação de programas. Dessa forma, o treinamento torna-se uma atividade, não uma estratégia. Existe uma diferença significativa entre o treinamento como atividade e o treinamento para impacto. Em tal contexto, constata-se que o:
treinamento para impacto é uma abordagem diagnóstica que demanda um vínculo com uma necessidade negocial.
Ricardo é auxiliar administrativo em uma indústria alimentícia e está sendo transferido para trabalhar no setor de produção, onde existe exposição a alguns riscos ambientais específicos, como ruído e calor. Por conta desta transferência, está correto afirmar que:
Os exames clínicos e complementares de Ricardo deverão estar compatíveis com sua nova função.
Para analisar as condições de segurança do trabalho é importante identificar as fontes de riscos no ambiente de trabalho, avaliando seu potencial de causar acidentes ou doenças, em seguida deve-se propor medidas para controlar os riscos e planejar ações para tornar o ambiente de trabalho mais seguro. Sobre acidentes de trabalho, NÃO podemos afirmar que:
Os acidentes são imprevisíveis
UM TRABALHADOR DE UMA EMPRESA PRIVADA SE ACIDENTOU OPERANDO UMA MÁQUINA, PERDENDO UM DEDO DE SUA MÃO, FICANDO ASSIM COM UMA REDUÇÃO LABORATIVA. SABENDO-SE QUE TEM DIREITO AOS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS CORRESPONDENTES, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
INICIARÁ O RECEBIMENTO DO AUXILIO ACIDENTE APÓS A DATA DA ALTA
Quantas horas o engenheiro de segurança do trabalho, o médico do trabalho e o enfermeiro do trabalho deverão se dedicar ao trabalho?
No mínimo 3 (três) horas (tempo parcial) ou, no máximo, 6 (seis) horas (tempo integral) por dia.
De acordo com a regulamentação vigente do Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho:
É atribuição do SESMT esclarecer e conscientizar os empregadores e empregados sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os em favor da prevenção.
Quanto tempo terá a estabilidade total de um membro da CIPA reeleito ?
Três anos
Considerando a NR 5 da sua Constituição, devem constituir CIPA:
Todos os itens estão corretos.

Outros materiais