Buscar

Teoria de Piaget sobre Desenvolvimento Cognitivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas, na qual cada estrutura deriva de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. Essas construções seguem um padrão denominado, por Piaget, de estágios de desenvolvimento, que seguem idades mais ou menos determinadas. Entre as alternativas, abaixo, identifique a que caracteriza o estágio operatório concreto, etapa em que se encontram a maior parte das crianças nas séries iniciais do Ensino Fundamental:
· Nesse momento a criança interioriza o meio, sendo capaz de representá-lo mentalmente. O desenvolvimento da representação cria as condições para a aquisição da linguagem, pois a capacidade de construir símbolos possibilita a aquisição dos significados sociais existentes no contexto em que vive.
· Nessa etapa do desenvolvimento a criança, gradualmente, se torna capaz de organizar atividades em relação ao ambiente, por meio de atividades sensório motoras. A consciência sobre o meio externo se expande conforme suas ações se deslocam de seu próprio corpo para objetos.
· Nesse estágio há um desenvolvimento cognitivo das operações mentais, com predominância da lógica sobre eventos concretos. Ainda aparecem dificuldades de lidar com as situações hipotéticas e abstrações. Isso implica, dentre outros, no desenvolvimento da noção de reversibilidade e do raciocínio silogístico.
· Nesse período são desenvolvidas capacidades de se pensar em conceitos abstratos e no próprio processo de pensamento. Há a presença de pensamento hipotético dedutivo, raciocínio lógico, capacidade de resolução de problemas e de sistematização. A linguagem permite discussões lógicas e conclusões.
2- De acordo com a teoria de Piaget, no processo de assimilação, a mente:
· É impelida a se modificar.
· Não altera sua estrutura.
· Acomoda a nova informação.
· Ajusta-se às demandas impostas.
3- Sobre a compreensão dos aspectos relacionados à Teoria da Epistemologia Genética, desenvolvida por Jean Piaget, é CORRETO afirmar:
· A preocupação central da teoria piagetiana é relacionada ao conhecimento, ou seja, como se processa a aquisição do conhecimento.
· Para ele, o conteúdo da inteligência vem de fora e ao sujeito cabe apenas assimilar de forma passiva a realidade.
· Os estágios de desenvolvimento cognitivo, que explicam a evolução do pensamento racional, têm a finalidade de determinar como o professor deve planejar suas aulas.
· O conhecimento é resultado de uma relação linear entre sujeito e objeto, bem como entre objeto e sujeito.
4- Um professor observou as seguintes características no comportamento de seus estudantes: egocentrismo, animismo, explicação do mundo com realismo mágico e irreversibilidade do pensamento.
Assinale a opção que indica a etapa do desenvolvimento das crianças, de acordo com as teorias de Piaget.
· Operações formais.
· Psicogenética da leitura e escrita.
· Operações concretas.
· Pré-operatório.
5- As teorias psicogenéticas, discutidas por La Taylle, Oliveira e Dantas (1992), trazem a temática da afetividade e cognição. Entre as teorias psicogenéticas destaca-se a desenvolvida por Jean Piaget (1896-1980), que contribui para a compreensão do desenvolvimento do juízo moral na criança. Com base na teoria piagetiana pode-se afirmar que:
· Todo ato moral envolve obrigatoriamente dois aspectos: o dever e o bem, sendo que o primeiro corresponde ao sentimento de obrigatoriedade que experimentamos perante uma regra moral.
· Os aspectos mais difundidos e explorados na abordagem piagetiana são aqueles referentes ao funcionamento cognitivo, entre eles, a centralidade dos processos psicológicos superiores no funcionamento típico da espécie humana.
· A teoria piagetiana é considerada uma teoria cognitivista, à medida que se preocupou com a investigação dos processos internos relacionados à aquisição, organização e uso do conhecimento.
· Toda moral consiste num sistema de regras e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por tais regras.
6- Jean Piaget desenvolveu diversos estudos que buscaram explicar o processo de aquisição do conhecimento pelo indivíduo. Sua teoria, denominada epistemologia genética, enfatizou a importância da interação da criança com o meio. A obra de Piaget no campo educacional possibilitou compreender que:
· O pensamento infantil passa por três estágios desde o nascimento da criança até o início da adolescência, são eles: estágio sensório-motor, pré-operacional e das operações formais;
· O estágio das operações formais, que se estende dos 2 aos 4 anos de idade, é caracterizado pela reversibilidade das ações;
· Os métodos ativos que favoreçam a pesquisa e as experiências contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem.
· O papel do professor deve ser minimizado, tendo em vista a centralidade do aluno no processo educacional.
7- Conforme mostra Piaget (em Coll, Marchesi e Palacios), nenhuma aprendizagem consiste apenas em aquisições extraídas da experiência física, mas supõe a intervenção de instrumentos lógicos. Para a posição interacionista, a intervenção necessária do sujeito e dos objetos em qualquer aprendizagem é modulada por fatores internos de:
· Assentamento.
· Repressão.
· Equilibração.
· Sublimação.
8- Segundo Piaget, o processo de desenvolvimento da inteligência na criança se desenvolve em estágios evolutivos. Aponte o estágio em que se encontra a criança, cuja descrição consta no quadro seguinte.
A criança pode agir por simulação, caracterizando a função simbólica. Consegue substituir objeto ou acontecimento por formas de representação, tais como: desenho, linguagem, imitação, dramatização. A criança é egocêntrica, centrada em si mesma. Ela percebe o mundo a partir de sua perspectiva. Na linguagem oral, predominam monólogos como auxiliares da ação imediata.
· Estágio sensório-motor.
· Estágio pré-operatório.
· Estágio operatório-concreto.
· Estágio operatório-formal.
9- De acordo com as pesquisas de Jean Piaget, que estruturou um sistema explicativo da cognição humana a partir da utilização das contribuições da biologia e da lógica, a Epistemologia Genética é uma das grandes teorias do desenvolvimento humano. Com relação a esse assunto, analise as afirmativas a seguir.
I. A teoria piagetina é uma teoria condutista-interacionista.
II. O desenvolvimento da cognição depende da maturidade do Sistema Nervoso Central – SNC, das interações com os objetos físicos e da interação social.
III. Piaget resgatou, da Biologia, as categorias de homeostase (equilibração) e adaptação (assimilação e acomodação).
IV. Na teoria piagetiana, o motor da ação é a busca do equilíbrio, sempre realizando novas equilibrações em patamares superiores (reequilibraçãomajorante).
V. No seu entendimento acerca da relação desenvolvimento-aprendizagem, acredita que a aprendizagem é o motor do desenvolvimento.
Assinale a alternativa que indica as afirmativas CORRETAS.
· I – II – III.
· II – III – IV.
· II – IV.
· I – III – V.
10- Kamii (1987), com base em Piaget, reafirma que a construção do conceito de número pela criança se dá por meio de “uma síntese de dois tipos de relações que a criança elabora entre os objetos (por abstração reflexiva). Uma, é a ordem e a outra é a inclusão hierárquica”. Assim, o conceito de número não pode ser “ensinado” às crianças pela via da apresentação e da repetição desse conceito pelo professor. É preciso que as crianças construam estruturas mentais para abarcar esse conceito e a melhor forma de fazer isso é estimulando -as a colocarem os elementos da vida em todos os tipos de relações. Nesse prisma, sobre papel do professor no ensino da matemática, estão corretas:
I. Encorajar o pensamento sobre números e quantidades de objetos em situações que sejam significativas para elas, ou seja, as crianças devem pensar sobre quantidade sempre que sentirem necessidade e interesse.
II. Estimular a quantificação de objetos logicamentee a comparação de conjuntos (em vez de apenas contar).
III. Incentivar a elaboração de conjuntos com objetos móveis. Folhas de exercícios com desenhos não são apropriadas para ensinar o número elementar, pois pode conduzir à resposta certa pela maneira errada.
IV. Limitar a troca de ideias com seus pares. Através da troca de ideias e entre colegas, as crianças podem se dispersar, perderem o tempo previsto para a realização das atividades e a correção feita pelo professor.
V. Compreender como a criança está pensando e intervir de acordo com o que parece em sua lógica. Mais do que corrigir a resposta dada pela criança, o professor deve tentar reconstituir o seu raciocínio para entender a base do “erro”.
· Duas alternativas.
· Três alternativas.
· Quatro alternativas.
· Todas as alternativas.

Outros materiais