Buscar

RESUMO AV1

Prévia do material em texto

SLIDE 1 
Codificação da informação: 
Para armazenamento breve e uso temporário
A informação armazenada na MLP parece ser codificada semanticamente
Esquecimento: Memória de trabalho
Teoria da interferência: informações competidoras levam ao esquecimento (quando há mais de uma informação ao mesmo tempo.)
Teoria da degradação: o passar do tempo leva ao esquecimento (vias de acesso degradam)
Transferência de informação: 
Os meios de transferência dependem de se a informação envolve memória declarativa (onde se armazena informações gerais – lento em voz alta ou fazendo voz interna) ou não declarativa (guarda informações adquiridas que nos permite saber executar algumas tarefas – andar de bicleta, se sabe fazer mas n sabe explicar como faz) -> é de fácil deteorização
Consolidação: integração de novos dados aos esquemas existentes da informação armazenada (é o que foi pra MLP, o que foi aprendido)- passagem de curto prazo pra longo prazo
Distorção: durante o processo de consolidação a memória fica suscetível, para aumentar manter ou preservar a integridade da memória. 
Repetição: técnica-chave utilizada para conservar a informação no armazenamento (ensinar a alguém o que você aprendeu)
Organização da informação: memórias armazenadas são organizadas, há meios determinados individualmente de organização das memórias (cada memoria vai pra o seu lugar no cérebro).
Processos de construção da memória: 
Bartlett – sujeitos distorcem a informação a fim de tornar a história mais compreensível para si próprios. O conhecimento e as expectativas prévias têm um efeito substancial sobre a evocação.
Nossos contextos cognitivos para a memória influenciam claramente os processos de codificação, de armazenamento e recuperação da informação (estado emocional, estado de humor e de consciência). O momento e a forma com que a informação foi codificada também são interferências.
SLIDE 2 
Modalidades de aprendizagem: 
SKINNER (cond operante): Experimento com ratos - RESPOSTA -> geram CONSEQÜÊNCIAS (POSITIVAS OU NEGATIVAS)
 EXTINÇÃO seria a eliminação do comportamento através da punição positiva (substituição do reforço positivo pelo negativo) ou punição negativa (retirada do reforço positivo).
IVAN PAVLOV (cond clássico): experimento com cães - E CONDICIONADA (SALIVAÇÃO) STÍMULO INCONDICIONADO (ALIMENTO) + ESTÍMULO CONDICIONADO (CAMPAINHA) = RESPOSTA
CONSEQÜÊNCIAS DO CONDICIONAMENTO
Generalização – todas as vezes que ouve uma campainha vai salivar
 Discriminação – quando não é qualquer campainha que faz o cão salivar
Extinção – quando o comportamento de salivação é eliminado
Recuperação espontânea – quando o comportamento extinguido é recuperado diante da reapresentação dos estímulos iniciais.
ALBERT BANDURA – aprendizagem social 
A teoria desenvolvida por Bandura acentua a importância dos processos vicários, simbólicos e auto-reguladores ignorados em outros sistemas.
Parte de um modelo de determinação recíproca entre o ambiente, a conduta e os fatores pessoais (cognitivos, emocionais, etc)
Aprendizagem por modelação: APRENDIZAGEM SOCIAL (através de um modelo)
Aprendizagem por imitação – somente uma repetição, não parece haver uma reflexão acerca do comportamento. (a criança imita o que vê na televisão)
Aprendizagem por observação – há intenção em aprender, ocorre uma seleção do que efetivamente se quer aprender.
- exposição: a pessoa se ve exposta a um determinado comportamento
- aquisição: o observador reproduz o que observou de um comportamento
- aceitação: ele usa esse comportamento
Aprendizagem social - 4 processos: atenção (prestar atenção no modelo), retenção (comportamento modelo é retido na memória), reprodução motora (cópia da ação do modelo) e processo motivacional (reforço da resposta)
JEAN PIAGET – epistemologia genética (genes determinam os marcadores(biológicos) para o desenvolvimento e aprendizagem ). 
Assimilação – acomodação- equilibração – formação de esquemas 
REUVEN FEUERSTEIN – aprender a aprender (experiência de aprendizagem mediada)
Criterios de mediação UNIVERSAIS: Intencionalidade e reciprocidade, Transcendência , Significado, sentimento de competência, buscar alcançar objetivo.
Critério de mediação NÃO UNIVERSAIS: otimismo, controle do comportamento etc.
ASPECTOS PSICOMOTORES
Evolução da psicomotricidade a partir de WALLON:
 estágio impulsivo (recém – nascido), os movimentos aparecem como descarga de energia muscular, sem significado ou objetivo.
 estágio tônico-emocional (6 aos 12 meses), esboça as primeiras aquisições que embora ainda confusas já indicam a chegada do movimento significativo. A emoção é no entanto ainda o verdadeiro e quase único detonador da ação como uma pré – linguagem
estágio sensório-motor (12 aos 24 meses), as relações com o ambiente aumentam e consequentemente a maturidade na organização das emoções também. A correlação entre as experiências motoras e sensoriais torna-se mais evidente.
estágio projetivo (2 aos 3 anos): onde a percepção dos objetos e a sua descoberta pela manipulação torna possível a organização das primeiras representações. A criança conhece o objeto quando age sobre ele, há a passagem do ato para o pensamento.
estágio personalístico (3 aos 4 anos) quando o modelo do outro passa a ser importante como estímulo e experiência.
Estágios do desenvolvimento intelectual segundo PIAGET 
estágio sensório motor (0 a 2 anos) engloba os reflexos, os hábitos motores e a inteligência sensório motora. Inicialmente há as tendências instintivas, para depois surgirem as primeiras percepções, coordenações (mão – olho), domínio da locomoção, exploração de objetos de forma intencional, até chegar na inteligência prática. Neste momento observa-se a diminuição da atitude egocêntrica.
estágio pré operatório (2 a 7 anos) é o período da inteligência intuitiva quando aparece a função simbólica, o gosto pelo jogo de imaginação, relação entre passado e futuro, interiorização da ação como comportamento a ser repetido.
estágio operatório concreto (7 aos 11 anos) é o período da inteligência concreta quando surge o raciocínio lógico, capacidade para classificar, seriar, adicionar e multiplicar, cooperação lúdica.
stágio operatório formal (mais de 12 anos) é o período da inteligência abstrata onde já é o possível uma maior abstração e generalização, elaboração de hipóteses e estratégias para testá-las, onde acontece também a formação da personalidade.
Etapas do desenvolvimento FREUD:
estágio oral (primeiro ano de vida): A criança estabelece relações com o mundo através da boca. 
estágio anal (segundo e terceiro anos de vida): Relação de controle do esfincter anal que traz desconforto. Nesta época surgem os primeiros conflitos e repressões em função das exigências sociais para a regulação do impulso.
 estágio fálico (quarto e quinto anos): O órgão genital torna-se o principal órgão de satisfação, neste período se desenvolve o complexo de Édipo. 
estágio genital (puberdade), entre este e o estágio anterior há o período de latência, na puberdade ocorre a maturidade sexual.
SLIDE 4 
Estágios da memória:
codificação: colocar na memória (quando estudamos)
armazenamento: manter (quando algo fica retido na memória)
recuperação: recuperar (quando uma informação é resgatada)
Tipos de memória
memória de trabalho(operacional): memorias armazenadas por pouco tempo.
Memória explícita:
Episódica: permite ao sujeito registrar e lembrar-se de informações referenciadas num contexto espacial e temporal, permite que se recorde de fatos da sua história pessoal, familiar ou social, trata-se de uma memória de acontecimentos.
Semântica: Corpus de conhecimento de um indivíduo isento de qualquer referência espaço-temporal, define o saber, a cultura, as competências do indivíduo.
Memória implícita – Só é ativada em casos de extrema necessidade, material armazenado não consciente.
O que pode afetar a memoria: Cansaço/fadiga, estresse, ansiedade, depressão, demências, envelhecimento etc .
Registro semântico: registro da informação pormeio de emoção, podendo ajudar na memorização ou não, no caso do trauma. 
Executivo central: função é organizar para dizer o que é de longa prazo e o que é curto prazo. Ou seja, o que é importante ou não. 
A armazenagem de curto prazo grava apernas alguns itens por períodos muito breves de tempo. 
A armazenagem de longo prazo tem capacidade muito grande para armazenar informações por períodos muito longos. 
Memória: é o meio pelo qual mantemos e acessamos nossas experiências passadas para usar as informações no presente. (codificação, armazenagem e recuperação)
Aprendizagem: processo no qual o individuo adquiri conhecimento, desenvolvem competências e mudam de comportamentos.

Continue navegando