Buscar

Napoleão Bonaparte



Continue navegando


Prévia do material em texto

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA WANDERLEY JUNIOR
AGATHA CAROLINA, CLAUDIA HYLARIO, DOUGLAS MATEUS, MARIANI MARTINHA, MATHEUS GRILLO E SUELLYN CARDOSO.
AMÉRICA DO NORTE
SÃO JOSÉ
2014
AGATHA CAROLINA, CLAUDIA HYLARIO, DOUGLAS MATEUS, MARIANI MARTINHA, MATHEUS GRILLO E SUELLYN CARDOSO.
AMÉRICA DO NORTE
Trabalho apresentado à disciplina de Artes 
sobre as danças da América do Norte
Professora: Ana Claudia
Turma: 32
 São José, 2014
Sumário
Introdução 
América do norte
Estados Unidos (Hip Hop)
Jazz
México
Conclusão
Referencias Bibliografias
Anexos
Introdução
Neste trabalho iremos abordar sobre o surgimento das danças típicas da América do Norte: Estados Unidos – Canadá, como o Hip Hop e o Jazz e o México, como ‘’Jarabe Tapatio’’ ou ‘’Dança Mexicana do Chapéu’’, como elas foram se desenvolvendo e a maneira como foram influenciadas.
Estados Unidos
A dança se inicia nos Estados Unidos no século XX, uma forma de transmitir os sentimentos. Em 1950, Marta Grahan, criou um jeito de dançar com base nos sentimentos que o som pode provocar abrindo novas maneiras de dança.
Hip Hop;
Surgiu em 1929, na época da grande crise econômica dos EUA, que músicos e dançarinos desempregados que trabalhavam em cabarés foram para as ruas realizar suas performances.
Nas décadas de 30 e 40, o Blues e o Rhytm and Blues influenciaram a dança de rua. Nos anos 60, um novo ritmo criado pelo cantor James Brown que influenciou muito a dança de rua foi: o Soul. E depois o funk, Disco e Rap também influenciaram. O Breaking surgiu na década de 80 como uma vertente da dança de rua, estourou nos EUA em 1981 e se ampliou mundialmente.
Essa dança sempre associada aos negros, principalmente na década de 70. O movimento que teve início com a dança se expandiu na pintura, a poesia, o grafite e o visual. 
Estilos de dança dentro do Hip Hop; O Breaking ou Break Dance praticada pelos b-boyes e b-girls, os amantes de grifes. Se baseia na performance do dançarino na capacidade de travar e quebrar os movimentos leves e contínuos. O Locking, O Popping, O Hip Hop Dance, As Social Dances (passinho de dança de danceteria).
Os elementos culturais que compõem o movimento do Hip Hop são o rap, grafites, Dj’s e Mc’s, e Street Dance.
A diferença do Hip Hop para outros estilos de dança e o Freestyle e o seus dançarinos que estão bem envolvidos em batalhas e competições de danças.
Jazz;
Surgiu em Nova Orleans entre 1890 e 1910. Esse estilo é marcado pela improvisação, o swing e os ritmos não são lineares. Tem suas raízes na música negra americana pouco antes de 1850. 
Os negros imitavam as danças dos senhores brancos para ridicularizá-los, porém dançavam de acordo com a visão que tinham do povo europeu e misturavam com os ritmos que conheciam, utilizando instrumentos da sua cultura. Surgindo o jazz, uma mistura de imitação dos ritmos europeus com os costumes naturais dos negros.
Em 1740, tambores foram proibidos no sul dos EUA para evitar revoltas dos negros. Para executar suas danças, improvisaram com palmas, sapateados, e o banjo. 
No inicio desse século, as danças afro-americanas entraram para os salões, e sofreram as influências do Can-can e do Charleston – (Surgido na década de 20, situado na Carolina do Sul, foi um estilo expressivo e agitado, e em 1923, ficou muito conhecido pelo pianista James P. Johnson, a qual se dá referência à história de Charleston. A característica da dança eram os passos rápidos com o cruzamento dos pés, foi praticado para dentro e para fora, foi praticado em todo o mundo). Essa dança que pode ser chamada de ‘’mista’’, assumiu os palcos da Broadway.
Possui outras variações: Modern Jazz Dance, Soul Jazz, Rock Jazz, Disco Jazz, Freestyle e Jazz
Jack Cole é considerado o pai da dança do Jazz, interagiu fundamentos da Dança Moderna e usou técnica de isolamento das partes do corpo.
Tem suas características marcantes, uma explosão de energia que se irradia dos quadris e um ritmo pulsante que dá o balanço certo e qualidade do movimento. Os comentários artísticos e críticos geralmente acham que é uma dança de pouco valor, pois se mistura com vários estilos pessoas decorridos de uma improvisação, que assim formam uma coreografia. 
 
O Lindy Hop é uma dança social, dançada ao som do swing do Jazz. Surgiu nos anos 20, com as grandes orquestras ‘’Big Bands’’, no Harlem, em Nova York.
Pode ser dançado sozinho ou a dois e inclui passos do Charleston, Jazz Autêntico e Sapateado. Sua coreografia pode ser elegante e sofisticada ou selvagem e espontânea, com chutes frenéticos e movimentos bruscos. 
O Camel Walk, uma dança utilizando música de Jazz muito popular entre 1917 e 25 caracterizada por movimentos de ombros e um vai e vem com as costas que imitava o andar de um camelo.
México
É uma mistura de coreografias típicas de várias regiões do país. Suas danças são muito ricas em melodia, ritmos e movimentos que não são acompanhadas somente por instrumentos, mas também pelo canto. 
Entre suas danças se destacam:
‘’La Danza de los Viejitos’’ vem de uma antiga tradição, antes da chegada dos espanhóis, frequentemente interpretada por jovens, que imitam pessoas idosas, que tem dificuldade de se movimentar, usando movimentos engraçados. 
‘’Los Sembradores’’ é uma interpretação artística de um dos mais importantes elementos da vida: trabalhar com a terra, plantar e colher, a felicidade de trabalhar em grupo e o encanto da simplicidade.
‘’Jarabe Tapatio’’ ou ‘’Dança Mexicana do Chapéu’’, é a dança nacional do país. Em 1930, a bailarina russa Anna Pavlova visitou o México e ficou maravilhada com esse tipo de dança e decidiu incluí-la em seu repertório permanente; as autoridades mexicanas ficaram muito honradas e colocaram esse estilo como principal dança do país. A dança conta a história de amor e namoro de um casal em uma festa. O homem joga seu chapéu no chão e dança ao seu redor e ao redor da moça, ela pega o chapéu afirmando que aceita o seu amor, põe em sua cabeça e os dois vãos embora muito felizes. 
Conclusão
Concluímos que as danças realizadas nos diversos países da América do Norte têm coreografias e estilos diferentes que são realizados por bailarinos demonstrando um pouco da sua cultura com movimentos que expressam algum tipo de sentimento. Cada país desse continente tem sua maneira de dançar e se expressar com cada estilo. E cada um desses países tem ritmos diferentes que mostram o seu diferencial.
Referências Bibliográficas 
04/07 e 08/07
http://tipos-de-danca.info/mos/view/Estilos_de_Dan%C3%A7a/
http://www.ehow.com.br/historia-danca-folclorica-mexicana-sobre_53877/
http://dancads.blogspot.com.br/p/danca-classica.html
http://books.google.com.br/books?id=XdyQKqoooPEC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_vpt_buy#v=onepage&q&f=false
http://www.dancanomundo.com.br/tipo_danca.php?modalidade=SmF6eg
http://pt.slideshare.net/CATEUS/a-dana-uma-das-trs-principais-artes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dan%C3%A7a_do_M%C3%A9xico
Anexos