Buscar

PROJETO INTEGRADOR II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

POLO SÃO SEBASTIÃO - DF
ALEXANDRO FERREIRA GONÇALVES - RA 8361807011
ITALLO MALDINNY ABREU ALMEIDA - RA 770464718
REYNER DE SOUZA OLIVEIRA - RA 8944187633
SÁVIO RIBEIRO DE OLIVEIRA - RA 8944184123
ADMINISTRAÇÃO 8ª SÉRIE
PROJETO INTEGRADOR II
São Sebastião - DF
10 de Maio de 2018
PROJETO INTEGRADOR I
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO:
PROJETO INTEGRADOR II
Atividade Prática postada no ambiente virtual para avaliação do Tutor (a) a Distancia da Faculdade de Administração Anhanguera Educacional, como Requisito à aprovação na Disciplina: PROJETO INTEGRADOR II Sob a Orientação da Prof.ª Moezia Rudávia.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
São Sebastião - DF
10 de Maio de 2018
RESUMO
O termo consultor vem do latim consultore, pode ser traduzido como aquele que dá ou pede conselho. Um consultor é uma pessoa que está em posição de ter alguma influencia sobre o individuo, um grupo ou uma organização, mas que não tem poder direto para produzir mudanças ou programas de implementação. Assim o trabalho do consultor depende da atitude do individuo, grupo e/ou organização. 
A Empresa RAIS CONSULTORIA & CIA LTDA. atuará em organizações planejando, recomendando, assistindo ou aconselhando sobre assuntos comerciais, principalmente no que tange a comercialização de produtos ou de serviços.
No curso de Administração algumas vezes agimos como consultores, ou consultamos um colega para nos ajudar com nossas dúvidas. No simples fato de pedir opinião sobre qual roupa usar, ou ainda dizer a alguém o que pensa sobre determinado assunto que diz respeito à sua vida, essas são maneiras informais de se ter consultoria no nosso cotidiano.
Com base nos conhecimentos proporcionados pela faculdade Anhanguera, Curso de Administração, sentimo-nos, preparados para gerir a empresa e superar todos os desafios. Como objetivos específicos, a RAIS CONSULTORIA & CIA LTDA terá os seguintes propósitos: 
	Elaborar diagnósticos das áreas comerciais de empresas; 
	Identificar seus pontos fortes e pontos fracos na área comercial;
	Identificar suas ameaças e oportunidades de negócios;
	Oferecer soluções e mudanças específicas para procedimentos julgados mais críticos, após a análise.
Os desafios encontrados dentro de uma empresa não são finitos. Em cada época da empresa se tem um problema a ser resolvido com mais prioridade, mas geralmente esse mesmo problema está ligado a vários outros. Um se resolve, começa outro que está ligado ao primeiro e assim por diante.
Então nossa missão, será preparar gestores que estarão em constante acompanhamento, de tudo o que acontece na empresa. Para que eles possam agir com rapidez e eficiência nas tomadas de decisões de acordo com as exigências do momento. 
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
	 Antigamente a consultoria empresarial era utilizada nas aldeias, nas pequenas cidades, nos convívios sociais, e geralmente eram os sábios os julgados mais experientes, os líderes que aconselhavam seu povo em diferentes assuntos, não com os mesmos termos e conceitos que são utilizados hoje, mas com o mesmo intuito de buscar a melhor maneira de se administrar senão os negócios, a própria vida e o convívio social.
Atualmente a situação mudou, vivemos num mundo cada vez mais globalizado, as empresas estão sempre se atualizando e a consultoria tem um papel importante na maneira com que a gestão do trabalho é realizada nas organizações, tanto no seu ambiente interno e externo, no comportamento dos colaboradores como na estrutura organizacional.
Nesse trabalho vamos apresentar os desafios para tornar realidade o projeto de uma empresa, RAIS CONSULTORIA LTDA., que será implantada na Cidade de São Sebastião-DF.
Simulamos a criação de uma organização para prestar serviços às empresas publicas e privadas. Atuaremos planejando, recomendando, assistindo ou aconselhando sobre assuntos Comerciais, Mercado, Desenvolvimento de Produtos, Planejamento Estratégico no Investimento. 
Nossa intenção é oferecer respostas às necessidades de Empresários, com base em nossos aprendizados na área da administração, em especial no que se refere à contribuição no processo comercial. 
A Cidade de São Sebastião é classificada como de pequeno porte, e no ano de 2017 As empresas locais também passam por muitas dificuldades, entre elas o aumento da carga tributária imposta pelo atual governo, como medida para tentar tirar o País de uma crise financeira. Então neste momento delicado nossa empresa estará presente para auxiliar empresas e empresários, clientes e parceiros, ressaltando como o papel de um líder é importante e quais as habilidades necessárias para solucionar esses problemas decorrentes do arrocho comercial que o Brasil vive. 
Neste momento o consumidor encontra-se cauteloso nas questões de consumo, o que afeta diretamente o ramo comercial. Portanto nossa empresa caminhará a passos largos, indicando caminhos e soluções para superar dificuldades, através das práticas corretas no gerenciamento comercial das Empresas. 
2- APRESENTAÇÃO DO PROJETO ESCOLHIDO:
Para realizar nosso projeto, optamos por criar uma empresa fictícia no ramo de Consultoria Comercial. Na escolha do nome fantasia da Empresa, utilizamos as iniciais dos nomes membros do grupo de trabalho e supostos sócios da Empresa: Reyner, Alexandro, Itallo e Sávio, resultando no nome: RAIS CONSULTORIA LTDA.
Levantaremos informações básicas sobre o assunto, buscando apresentar uma descrição clara de todo os processos de consultoria, a fim de ilustrar de forma mais simples os modelos geralmente propostos pelas bibliografias da área. 
3- ESCOPO DO PROJETO
O escopo do trabalho está em uma única empresa do setor de Consultoria Comercial com sede na Cidade de São Sebastião-DF, local de residência da maioria dos membros da Empresa.
O foco trabalho da RAIS CONSULTORIA LTDA. Será a prestação de serviços nos processos de gerenciamento comercial de empresas. Buscando orientar o Gestor ou o Empresário em todas as Etapas do seu trabalho. Visando melhorar o processo de compra e venda de produtos ou serviços e consequentemente proporcionar maiores rendimentos/lucros. 
4- JUSTIFICATIVA
O setor de serviços vem ganhando importância cada vez maior em muitos países, que em outra época tiveram sua economia fortemente baseada na atividade industrial.
A urbanização das populações, a introdução de novas tecnologias e o aumento da qualidade de vida são fatores que contribuem para o crescimento do setor de serviços nos países industrializados.
Nos últimos anos o Brasil tem sido considerado um País Emergente, sendo que Brasília é preferencia de investidores estrangeiros.
A partir dessas informações do setor econômico e no contexto de que a Cidade de São Sebastião está localizada na região central, e não possui uma forte concorrência no ramo de Consultoria, ascendeu nossa motivação para este trabalho. Afinal, tornar os serviços de consultoria supostamente intangíveis por natureza, mais próximo do empresário Sebastianense, será nossa principal missão.
5– ANÁLISE DE MERCADO 
Diagnosticamos que o Centro da Cidade é o local mais adequado para a instalação da Empresa. Proporcionará visibilidade e o Custo do aluguel de uma sala comercial para uma empresa de pequeno porte como a RAIS gira em torno de 50% de um Salário mínimo.
6- PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Fizemos um orçamento e chegamos à conclusão que precisaremos de um capital inicial de R$ 15.000,00 (Quinze Mil Reais), que serão necessários para: Gastos com documentação e registro da Empresa, aquisição de moveis, equipamentos eletrônicos, pintura e letreiro da fachada e pagamento antecipado de 03 meses de aluguel. 
Ficou decidido entre os membros do grupo, que o valor necessário para compor o Capital inicial da empresa, será dividido em partes iguais entre os mesmos.
7- Comportamento organizacional
A difusão do espírito da empresa, da sua missão e objetivos deverá ser uma constante por parte de todos os colaboradores,
quer nos briefings internos quer externos, de modo a criar uma atitude coerente e esclarecida. A atitude de Excelência é uma imagem a reforçar recorrentemente de modo a elevar os padrões de exigência. Numa fase inicial não irá haver níveis hierárquicos, dado que os únicos trabalhadores da empresa são os seus sócios-gerentes, mais tarde talvez possa passar a existir apenas mais um nível que ainda assim, não compromete o princípio de que a comunicação entre os níveis hierárquicos será facilitada pela grande proximidade ao poder. 
Com o desenrolar das atividades exigirá uma atenção redobrada por parte dos gestores de topo a fim de que as suas ideias e objetivos sejam comunicados a todos os colaboradores, e não se fiquem pelos gabinetes de direção. 
O debate frequente e a consulta de opiniões podem ser uma boa fonte de trocas de informação e de análise, e também da disseminação e partilha das orientações estratégicas, permitindo efetuar uma análise ao estado da empresa, aos desvios dos objetivos e acionar os planos de contingência necessários para restabelecer a ordem sistêmica da organização. 
8- ANÁLISE SWOT	
	Forças
	Fraquezas
	
	Serviço inovador o mercado; 
	Ofertas exclusivas e diferenciadas junto dos grupos alvo deste projeto; 
	Capacidade e flexibilidade dos processos; 
	Nível de custos fixos e variáveis reduzidos;
	
	Empréstimos a pagar; 
	Sazonalidade; 
	Dificuldades em investimentos; 
	Grande dependência econômica dos clientes alvo; 
	Reduzido leque de clientes alvo. 
	Oportunidades
	Ameaças
	
	Recorrência cada vez maior ao outsoursing;
	Mercado que valoriza cada vez mais a qualidade de serviço; 
	Segmentos alvos c/ grande poder econômico; 
	
	Provável entrada de novos concorrentes; 
	Novas políticas governamentais; 
	Serviços substitutos;
9- ANÁLISE DE RISCOS E OPORTUNIDADES
Os riscos podem ser identificados através de uma estrutura analítica dos mesmos. Estrutura essa que pode variar dependendo da política de cada empresa e o tipo de negócio. Os riscos podem ser Técnicos, Externos, Organizacionais, Gerenciais ou até mesmo de outras naturezas. Após o resultado dessa identificação temos o registro com a descrição detalhada de todos os riscos levantados e identificados.
De acordo com o projeto apresentado pela nossa equipe, levantamos os seguintes fatores de risco:
• Desistência de um dos sócios da Empresa;
• Insuficiência de Capital Inicial;
• Falta de Clientes.
Com base nesses fatores, desenvolvemos algumas possíveis soluções para os riscos levantados:
	Caso ocorra a desistência de um dos membros, faremos contato com outros profissionais, para compor a Sociedade; 
	Se o Capital inicial for insuficiente, cada sócio deverá colocar mais uma percentagem de capital para a Empresa;
	Em caso de Falta de Clientes a equipe sairá a campo, para divulgação da empresa na sede e também nas cidades vizinhas. Ainda recorreremos aos meios de comunicação local para divulgação e captação de novos clientes.
10- OBJETIVO DO PROJETO
A RAIS CONSULTORIA LTDA. , será uma empresa especializada em Consultoria Comercial, para propor estratégias e táticas de vendas e marketing para melhorar a posição competitiva das empresas. Um trabalho de imersão na área comercial para pesquisar, propor ações que modifiquem o rumo atual, criando condições ideais para incrementar o patamar de vendas, visando melhorar a lucratividade e a capacidade de investimento.
8.1- PRINCIPAIS SERVIÇOS OFERECIDOS 	
	Métodos inovadores para incrementar as vendas e aumentar lucro da empresa;
	Quebrar paradigmas e reestruturar a estratégia comercial, através da visão empresarial moderna;
	Lançamento de novos produtos, com base em pesquisas de levantamento das necessidades da população local;
	Aperfeiçoar os investimentos em comunicação, para melhorar os valores e imagem da Empresa;
	Proporcionar uma visão externa e independente de mercado.
9- MONITORAMENTO DO PROJETO
Todos os sócios atuarão na elaboração e implantação do projeto, mas serão realizadas votações para eleger Gestores da Equipe. 
9.1- ESTRUTURA DA EQUIPE DO PROJETO
Objeto OLE
9.2- GERENCIAMENTO DO PROJETO
Para evitarmos as armadilhas gerenciais o primeiro a se fazer é conhecer os 7 passos do Gerenciamento de Projeto:
1 – Escolha e Adote uma metodologia:
	Direção estratégica;
	Planos táticos;
2 – Comunique-se: não é só o peixe que morre pela boca:
	O Grupo se comunicará em todos os momentos, para sanar eventuais duvidas. Também serão realizadas reuniões semanais e mensais para discutir o andamento do projeto
3 – Defina o escopo (propósito), finalidade, do projeto e detalhe as atividades:
	Prestar serviços especializados em Consultoria Comercial; 
	O oferecer experiência em segmentos distintos de mercado;
	Pesquisas simples e soluções criativas
	Visão estratégica de Comercio.
4 – Conheça os envolvidos e monte seu time:
	Entrevistas. Pesquisas. Análises de perfil.
5 – Desenvolva o cronograma junto com quem está com a mão na massa:
	Acompanhamento da implantação do projeto.
6 – Monitore os riscos e seja proativo;
	Realizar análise de Riscos e promover ações para preveni-los;
7 – Formalize o início e o encerramento do projeto.
	O projeto iniciará em Julho de 2018, e terminará em Dezembro 2018. 
10- DESENVOLVIMENTO E CRONOGRAMA DO PROJETO
De acordo com o planejamento, o grupo levará em média seis meses para montar todo esse ciclo, desde o projeto até a implantação da Empresa.
Estimamos o custo do em cerca de R$ 30.000,00 (Trinta Mil Reais), que serão gastos com móveis, equipamentos, locação e reforma de sala comercial e aquisição de Veículos. 
Os parceiros patrocinadores desse projeto serão os sócios/membros do grupo, que fornecerão o capital inicial para criação da Empresa.
10.1 – CRONOGRAMA DO PROJETO
	ANO 2018
	ATIVIDADES
	RESPONSÁVEIS
	JULHO
	PLANEJAMENTO
	EQUIPE / GRUPO
	AGOSTO
	ORÇAMENTO
	GER. EXECUTIVO
	SETEMBRO
	CAPITAL INICIAL
	EQUIPE / GRUPO
	OUTUBRO
	PREPARAÇÃO LOCAL
	GER. FUNCIONAL
	NOVEMBRO
	DIVULGAÇÃO
	EQUIPE / GRUPO
	DEZEMBRO
	INAUGURAÇÃO
	EQUIPE / GRUPO
12- CONCLUSÃO
A elaboração do presente projeto foi de suma importância e valor experimental para o nosso grupo. Serve como importante ferramenta de apoio profissional para nós futuros Administradores. Pois através dele aprendemos que a empresa de consultoria não tem a obrigação de conhecer o negócio da empresa cliente, mas o principal objetivo da empresa que projetamos a RAIS CONSULTORIA LTDA., será fornecer ferramentas estratégicas, táticas e operacionais para que as empresas possam expandir suas atividades comerciais. 
O executivo da empresa entra com a estrutura do negócio e o consultor contribui com o conhecimento de metodologias administrativas.
Aprendemos que ao elaborar e executar um projeto, precisamos de uma comunicação saudável e positiva, para suportar os conflitos e gerenciá-los quando ocorrer, preservando a união do grupo.
É necessário pró-atividade para evitar erros, e caso eles venham ocorrer é preciso reatividade para consertá-los em tempo hábil, evitando dessa forma que o projeto seja prejudicado.
Acreditamos que os principais desafios para realização deste projeto serão os recursos financeiros. Portanto, já consideramos algumas alternativas para cortar gastos, como por exemplo, a possibilidade de alugar os veículos dos próprios sócios da empresa, ao invés de adquirir veículos através de financiamento. 
Acreditamos que o projeto seja viável, pois o ramo de Consultoria está em evidencia na atualidade, e poderá nos proporcionar um bom retorno financeiro.
13- REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
KEELLING, Ralph; BRANCO, Renato H. F. Gestão de Projetos: Uma abordagem Global. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/gestao-de-projetos-abordagem-conceitual/22772/Acesso em 15/04/2017
http://escritoriodeprojetos.com.br/monitorar-e-controlar-o-trabalho-do-projeto.aspx Acesso em 18/04/2017
<http://www.sebrae.com.br/customizado/desenvolvimento-territorial/comofazer/
execucao-e-gestao de projetos> Acesso em 15/04/2017
http://www.corerh.com.br/arquivos/Artigos/A%20atua%C3%A7%C3%A3o%20do%20consultor%20e%20da%20consultoria%20em%20uma%20organiza%C3%A7%C3%A3o%282%29.pdf Acesso em 15/04/2017

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando