Buscar

AULA AVISO PRÉVIO

Prévia do material em texto

Direito do trabalho – Aviso Prévio
E-mail: carlaameijeiras@gmail.com
AVISO PRÉVIO
AVISO PRÉVIO: 
É A COMUNICAÇÃO FEITA POR UM DOS CONTRATANTES DE SUA INTENÇÃO DE POR FIM AO CONTRATO DE TRABALHO SEM JUSTO MOTIVO E NOS CONTRATOS POR PRAZO INDETERMINADO.
AVISO PRÉVIO TRABALHADO = NATUREZA SALARIAL
AVISO PRÉVIO INDENIZADO = NATUREZA DE INDENIZAÇÃO
AVISO PRÉVIO
IRRENUNCIABILIDADE - SÚMULA 276, TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO.
 
AVISO PRÉVIO. RENÚNCIA PELO EMPREGADO. O DIREITO AO AVISO PRÉVIO É IRRENCIÁVEL PELO EMPREGADO. O PEDIDO DE DISPENSA DE CUMPRIMENTO NÃO EXIME O EMPREGADOR DE PAGAR O RESPECTIVO VALOR, SALVO COMPROVAÇÃO DE HAVER O PRESTADOR DOS SERVIÇOS OBTIDO NOVO EMPREGO.
AVISO PRÉVIO
DISPÕE O ARTIGO 1º DA LEI 12.506, DE 11 DE OUTUBRO DE 2011 QUE:
“ART. 1º O AVISO PRÉVIO, DE QUE TRATA O CAPÍTULO VI DO TÍTULO IV DA CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO – CLT, APROVADA PELO DECRETO-LEI 5452, DE 1º DE MAIO DE 1943, SERÁ CONCEDIDO NA PROPORÇÃO DE 30 (TRINTA) DIAS AOS EMPREGADOS QUE CONTÉM ATÉ 1 (UM) ANO DE SERVIÇO NA MESMA EMPRESA.
PARÁGRAFO ÚNICO. AO AVISO PRÉVIO PREVISTO NESTE ARTIGO SERÃO ACRESCIDOS 3 (TRÊS) DIAS POR ANO DE SERVIÇO PRESTADO NA MESMA EMPRESA, ATÉ O MÁXIMO DE 60 (SESSENTA) DIAS, PERFAZENDO UM TOTAL DE ATÉ 90 (NOVENTA) DIAS.
AVISO PRÉVIO
CONTAGEM - SÚMULA 380, TST. AVISO PRÉVIO.INÍCIO DA CONTAGEM. ART. 132 DO CÓDIGO CIVIL DE 2002. APLICA-SE A REGRA PREVISTA NO CAPUT DO ART. 132 DO CÓDIGO CIVIL DE 2002 À CONTAGEM DO PRAZO DO AVISO PRÉVIO, EXCLUINDO-SE O DIA DO COMEÇO E INCLUINDO O DO VENCIMENTO.
AVISO PRÉVIO
CABIMENTO:
CONTRATO POR PRAZO INDETERMINADO (ART. 487, CLT) 
DEMISSÃO SEM JUSTA CAUSA
PEDIDO DE DEMISSÃO
RESCISÃO INDIRETA DO CONTATO DE TRABALHO – ART. 487, PARÁGRAFO 4, CLT
EXTINÇÃO DA EMPRESA OU ESTABELECIMENTO (S. 44, TST)
CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO QUE POSSUA CLÁUSULA ASSECURATÓRIA DO DIREITO RECÍPROCO DE RESCISÃO ANTECIPADA – ART. 481, CLT
AVISO PRÉVIO
JUSTA CAUSA :
O EMPREGADO QUE COMETER QUALQUER DAS CAUSAS QUE ACARRETEM JUSTA CAUSA PERDE O DIREITO AO RESTANTE DO RESPECTIVO PRAZO – ART. 491 CLT
 
TRATANDO-SE DE EMPREGADOR, SALVO ABANDONO DE EMPREGO, PERDE TAMBÉM O DIREITO ÀS VERBAS RESCISÓRIAS DE NATUREZA INDENIZATÓRIA – SÚMULA 73 TST 
AVISO PRÉVIO
JORNADA REDUZIDA - FICA FACULTADO AO EMPREGADO OPTAR, DURANTE O PERÍODO DO AVISO PRÉVIO, ENTRE A REDUÇÃO DA SUA JORNADA DIÁRIA EM DUAS HORAS OU DEIXAR DE TRABALHAR DURANTE SETE DIAS CONSECUTIVOS. (ART. 488, CLT)
SÚMULA 230, TST - NÃO É POSSÍVEL PAGAMENTO DE HORAS EXTRAS EM SUBSTITUIÇÃO A REDUÇÃO NA JORNADA DE TRABALHO SOB PENA DE NULIDADE DO AVISO PRÉVIO
AVISO PRÉVIO
BAIXA NA CTPS - OJ 82. AVISO PRÉVIO. BAIXA NA CTPS. INSERIDA EM 28.04.97. A DATA DE SAÍDA A SER ANOTADA NA CTPS DEVE CORRESPONDER À DO TÉRMINO DO PRAZO DO AVISO PRÉVIO, AINDA QUE INDENIZADO.
PRESCRIÇÃO - OJ 83. AVISO PRÉVIO. INDENIZADO. PRESCRIÇÃO. INSERIDA EM 28.04.97. A PRESCRIÇÃO COMEÇA A FLUIR DA DATA DO TÉRMINO DO AVISO PRÉVIO. ART. 487, PARÁGRAFO 1, CLT
AVISO PRÉVIO
OJ 14, SDI-I, TST. AVISO PRÉVIO CUMPRIDO EM CASA. VERBAS RESCISÓRIAS. PRAZO PARA PAGAMENTO. EM CASO DE AVISO PRÉVIO CUMPRIDO EM CASA, O PRAZO PARA PAGAMENTO DAS VERBAS RESCISÓRIAS É ATÉ O DÉCIMO DIA DA NOTIFICAÇÃO DA DESPEDIDA.
TERMINAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
EXTINÇÃO DO CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO - EXTINTO O CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO.
1)INICIATIVA DO EMPREGADOR – ART. 479 CLT PAGAMENTO DE INDENIZAÇÃO 
2)INICIATIVA DO EMPREGADO – ART. 480 CLT INDENIZAÇÃO TARIFADA 
3)FORÇA MAIOR E CULPA RECÍPROCA – ARTS. 502, III E 484 CLT A INDENIZAÇÃO É PAGA PELA METADE 
TERMINAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
MUDANÇAS !!!! LEI 13467/2017
“Art. 484-A.  O Contrato de Trabalho poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, caso em que serão devidas as seguintes verbas trabalhistas:  
I - por metade: 
a) o aviso prévio, se indenizado; e 
b) a indenização sobre o saldo do Fundo de Garantia do tempo de serviço, prevista no § 1º do art. 18 da Lei no 8.036, de 11 de maio de 1990;  
II - na integralidade, as demais verbas trabalhistas. 
§ 1º  A extinção do contrato prevista no caput deste artigo permite a movimentação da conta vinculada do trabalhador no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço na forma do inciso I-A do art. 20 da Lei no 8.036, de 11 de maio de 1990, limitada até 80% (oitenta por cento) do valor dos depósitos.  
§ 2º  A extinção do contrato por acordo prevista no caput deste artigo não autoriza o ingresso no Programa de Seguro-Desemprego.”  
TERMINAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
TERMINAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

Continue navegando