Buscar

Estudo Dirigido AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido AV1
Conceitue infecção hospitalar:
A infecção hospitalar é definida como qualquer infecção adquirida enquanto a pessoa está internada no hospital, podendo se manifestar ainda durante a internação, ou após a alta, desde que seja relacionada com a internação ou a procedimentos realizados no hospital.
Explique que consequências as infecções de sitio cirúrgico acarretam para o hospital e para o paciente.
Prolonga a internação do paciente, gera a utilização mais medicamentos, o paciente fica mais tempo afastado do seu trabalho de atestado, e pode levar a danos permanentes a saúde.
Defina os principais sintomas das infecções: superficiais, incisionais profundas e de sitio cirúrgico:
 Superficiais- acomete pele e tecido subcutâneo Lesões descamativas, geralmente assintomáticas, sem coceira nem dor. Manchas hipocrômicas, coloração do marfim ao castanho-escuro. As lesões ocorrem mais no tórax, face e antebraços, podendo afetar outras áreas do corpo. Geralmente, doença tende a ser crônica e recorrente. Fatores predisponentes: Pele oleosa, fatores hereditários e terapia imunossupressora.
 Incisionais- Podem acometer os mesmo tecidos moles mais fáscias e camadas musculares.
 Sitio cirúrgico- Para a superficial temos presença de secreção purulenta, cultura positiva de fluídos ou tecidos, dor, hiperemia, edema ou calor local; para a incisional profunda os seguintes sinais e sintomas: febre de 38ºC, dor localizada, rubor e presença de abscessos; e finalmente para órgãos ou espaços profundos temos drenagem purulenta, cultura positiva de fluído ou tecido e abscessos.
Explique dois riscos relacionados ao paciente no período : pré-operatório e transoperatório, justificando sua resposta.
Internação- a internação prolonga pode levar o paciente a se colonizar com a flora bacteriana do hospital, por isso recomenda-se que o paciente seja internado o mais próximo possível do ato cirúrgico.
Para evitar a infecção no sítio cirúrgico, recomenda-se limpar a região da incisão cirúrgica antes da preparação antisséptica da pele, com o intuito de remover a contaminação grosseira da pele, para esta finalidade é suficiente o uso de soluções degermantes .
Qual é o fundamento do uso dos paramentos (gorro, máscara e pró-pés) na unidade de Centro Cirúrgico?
A adesão ao uso dos EPIs traz consigo benefícios à saúde do trabalhador e aos empregadores sendo eles: maior produtividade, diminuição do número de licenças – saúde e redução dos gastos hospitalares com equipamentos e materiais. Lembrando que o uso dos EPIs deve ser adequado às necessidades do procedimento avaliando o conforto, o tamanho do equipamento e o tipo de risco envolvido para não resultar em despesas para a instituição e comprometer a execução do procedimento. Em contra partida a não adesão aos equipamentos, quando necessário, pode resultar em prejuízos afetando as relações psicossociais, familiares e de trabalho, contribuindo para que os acidentes de trabalho continuem ocorrendo.
-máscaras: o uso justifica-se por dois aspectos: proteger o paciente da contaminação (principalmente quando a incisão cirúrgica está aberta) de microrganismos, oriundos do nariz e da boca dos profissionais, liberados no ambiente, quando eles falam, tossem e respiram, protege a mucosa dos profissionais de respingos de secreções provenientes dos pacientes durante o procedimento cirúrgico (4). Esta via de transmissão é considerada infrequente porque nem todas as partículas expelidas contêm bactérias, sendo sua utilização mais eficiente para a equipe de saúde por existir o risco de exposição a fluidos infectantes.
- propés: o uso é atualmente uma questão polêmica, uma vez que ainda se fazem necessários estudos criteriosos para que essa prática seja abolida (8). Consiste em procedimento mais significante para proteger a equipe à exposição de sangue, fluidos corporais e materiais perfurocortantes do que medida de proteção ao paciente. A supervisão deve ser constante quanto ao uso indiscriminado e incorreto dos propés, como substituí-los pelos sapatos (2). Para garantir maior proteção eles devem ser calçados com sapatos fechados;
 - gorros: o CDC recomenda sua utilização com intuito de evitar a contaminação do sítio cirúrgico por cabelo ou microbiota presente nele, o gorro deve ser bem adaptado, permitindo cobrir totalmente o cabelo na cabeça e face.

Outros materiais