Buscar

PROVA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 268050)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A cultura compreende os costumes, as instituições, as ideias, as artes e as ciências. Nesse sentido, explique o termo multiculturalismo.
	
	
	
Resposta: Existem elementos comuns em quase todas as escolas, elementos físico-estruturais (quadro, carteiras, cadernos, lápis) e recursos humanos (professores, alunos, direção pedagógica). Todos eles fazem parte da cultura escolar, uma cultura comum entre as escolas. Já cultura da escola faz relação com o cotidiano de uma escola específica, por exemplo, a escola religiosa geralmente alimenta uma cultura mais tradicional. Multiculturalismo singnifica várias culturas.
	
Gabarito: É um termo que procura descrever a existência de muitas culturas em uma determinada localidade, cidade ou país, sem que haja a dominação de uma sobre a outra. Defesa de que as culturas minoritárias (negros, índios, mulheres, homossexuais, entre outras) foram historicamente discriminadas e vistas como movimentos particulares.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 43986)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para a teoria freiriana, a função da escola é preparar criticamente o indivíduo, integrando-o à sociedade, contribuindo para a transformação social, por meio de uma prática criativa, participativa, dialógica e conscientizadora. Paulo Freire distingue dois tipos de pedagogia. Quais são elas? Explique de forma sucinta cada uma delas.
	
	
	
Resposta: Perspectiva libertadora o professor parte do cotidiano do aluno, de temas geradores, adotando a técnica da escuta trabalhada apartir do obvio e devolver de forma sistematizada, polemizando, problematizando as questões de estudo, propondo debates e discussões, confrotando teoria e prática, conscientizando os educandos acerca dos fatos, da realidade, indo na essência ao tratar contéudos, dialogando. Perspectiva crítico social dos contéudos intisgar a pensar, criticar, a raciocinar, concientizar a cerca da realidade, avaliação realizada através debates, trabalhos em grupo, realiza pesquisa e os alunos se tornam mais autônomos.
	
Gabarito:
Pedagogia dos dominantes - na qual a educação existe como prática de dominação - é a educação tradicional de base tecnicista, mecanicista.
Pedagogia do oprimido - como tarefa a ser realizada -  na qual a educação representa a prática de liberdade. Essa pedagogia é problematizadora, e parte da concepção de que o ato de e não é uma "doação" do educador, mas um processo que se estabelece no contato do educando com o mundo vivido, lembrando que este se encontra em contínua transformação. Ainda mais, a relação entre educador e educandos e destes entre si é dialógica.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 249259)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O pensamento filosófico desenvolvido por Karl Marx no século XIX, que costumamos chamar de "Materialismo Histórico", propõe a existência de uma relação específica entre o homem e natureza. Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor define essa proposição.
	
	
	
	Tal como Rousseau, Marx define o homem como um ser naturalmente bom, o que implica que a sua relação com a natureza seja pautada no princípio da ingenuidade.
	
	Para Marx, o homem jamais saiu do seu estado natural, sendo a sociedade capitalista uma grande construção ideológica formulada pela burguesia.
	 
	Para Marx, o homem manipula a natureza de acordo com as demandas concretas da sua existência, sendo, portanto, de complementação as relações entre a natureza e a cultura.
	
	Para Marx, o homem é um ser naturalmente socializável, não tendo suas ações determinadas pela natureza.
	
	Tal como Thomas Hobbes, Marx define o homem como um ser naturalmente ruim, o que implica que a sua relação com a natureza seja pautada no princípio da perversidade.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 249286)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podemos dizer que há um tipo de cultura que consiste na produção anônima de um conjunto de princípios, normas, valores e expressões de um determinado grupo ou classe em um determinado tempo e espaço.Estamos pensando na cultura...
	
	
	
	erudita
	
	popular individualizada
	
	de massa
	
	midiática
	 
	popular
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 181189)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a relação entre trabalho e educação na Idade Média, podemos afirmar que:
I. Os homens viviam no campo e do campo e o trabalho característico desta época é o trabalho servil.
II. Prevalecia uma sociedade estratificada em classes sociais composta pelos senhores feudais (clero e nobreza) e pelos trabalhadores (servos e vassalos).
III. Prevaleceu durante este período uma educação formal e igualitária para os senhores feudais e para os trabalhadores (servos e vassalos). Desta forma, era possível uma ascensão social por parte da classe dominada.
IV. A classe dominante preocupava-se com o ócio com dignidade através de atividades consideradas nobres e não com atividades consideradas indignas (como é o caso do trabalho manual).
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	3. Somente os enunciados II e III estão corretos.
	 
	5. Somente os enunciados I, II e IV estão corretos.
	
	2. Somente os enunciados I, III e IV estão corretos.
	
	4. Somente os enunciados I e IV estão corretos.
	
	1. Somente os enunciados II, III e IV estão corretos.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 25801)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O conceito de cidadania tem origem na Grécia Antiga, da noção de polis ou cidade-estado, sendo usado para designar os direitos relativos ao cidadão. Portanto, o indivíduo que vivia na cidade e ali participava ativamente das decisões políticas. Da Antiguidade ao século XXI os conceitos de democracia e cidadania se modificaram e se ampliaram. Sendo assim, pergunta-se: qual das opções apresenta uma informação INCORRETA sobre as condições da de democracia e da cidadania nos dias atuais?
I O voto e o concurso público são formas de participação popular na administração pública
II Por ela cidadãos participam direta ou indiretamente na formação do governo
III Os direitos e deveres da cidadania competem aos políticos eleitos para os três poderes.
IV Ela está vinculada à noção de direitos, principalmente de direitos políticos
	
	
	
	Apenas a opção IV apresenta uma informação incorreta
	
	Apenas a opção I apresenta uma informação incorreta
	
	Apenas a opção II apresenta uma informação incorreta
	
	Todas apresentam informação incorreta
	 
	Apenas a opção III apresenta uma informação incorreta
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 182574)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sabemos que a escola tecnicista decorre de uma visão economicista no campo da educação, ou seja, reduz o processo de ensino-aprendizagem a uma dimensão econômica. Sendo assim, analise os enunciados abaixo:
I. Favorece o amadurecimento emocional, a autonomia e as possibilidades de auto-realização do aluno pelo desenvolvimento do seu "eu".
II. Processos de controles racionais do comportamento, com a finalidade de levar o indivíduo atingir objetivos previamente estabelecidos.
III. Processo de condicionamento/reforço da resposta que se quer obter e acontece através da: operacionalização dos objetivos e mecanização do processo.
IV. Busca-se a eficiência, a qualidade, a racionalidade, a produtividade e a neutralidade na escola que deve funcionar como uma empresa.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	 
	3. Somente os enunciados II, III e IV estão corretos
	
	1. Somente os enunciados I, II e IV estão corretos
	
	2. Somente os enunciados I e IV estão corretos
	
	4. Somente os enunciados I, III e IV estão corretos
	
	5. Somente os enunciados II e IV estão corretos
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 728334)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Bourdieu e Passeron adotam o pressuposto de que a sociedade se constrói a partir de relações
de "força material" entre grupos ou classes sociais de comandantes e comandados. Nesse sentido, o sistema de ensino, como se encontra estruturado, no Brasil, na contemporaneidade, é um agente poderoso o qual mascara ou camufla relações de poder. Essa caracterização corresponde a um dos conceitos abaixo em nível de ideias:
	
	
	 
	Alienação
	 
	Ideologia
	
	Reforço positivo
	
	Adestramento
	
	Castração
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 669816)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para Paulo Freire, a educação bancária está fundamentada numa concepção autoritária em que há a predominância de uma prática verbalista dirigida para a transmissão e avaliação de conhecimentos abstratos, numa relação vertical, onde o saber é dado como sendo algo natural e não historicamente construído. Sendo assim, no contexto da educação bancária, o educando encontra-se:
	
	
	
	Numa situação pedagógica de plena atividade, porque após receber os conteúdos dos docentes, devolverá, através de provas e testes, o seu aprendizado.
	
	Numa situação pedagógica privilegiada, porque recebe as melhores contribuições dos seus professores traduzidas em conteúdos previamente construídos.
	 
	Numa condição passiva, ou seja, torna-se um objeto receptor da doação do saber do educador, ou seja, não atua sobre o que aprende e, consequentemente, não internaliza por experiências aquilo que aprende.
	
	Numa condição de conflito, porque toma consciência de sua situação subalterna e se subleva contra a ação de dominação exercida pelo professor.
	
	Numa relação de troca e mútua aprendizagem, porque o ato de educar se dá na relação pedagógica entre alunos e mestres.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 185794)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A questão da cidadania, categoria histórica e de importância fundamental como princípio educativo, alargou seus horizontes de atuação nos anos 80, ao incorporar a problemática dos direitos coletivos e não apenas individuais.(GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e educação. São Paulo: Cortez, 2001, p. 112).
Essa afirmação pressupõe que a educação tem como um dos seus objetivos:
	
	
	
	4. construir e aprimorar canais de representação para garantia do direito ao voto.
	
	2. privilegiar ações corporativas segundo o interesse de grupos envolvidos.
	 
	3. alterar modos de agir, concepções e representações na sociedade civil e política.
	
	5. fechar seus horizontes de atuação nos anos 80.
	
	1. propiciar movimentos educacionais para a manutenção da ordem vigente.
	 Gabarito Comentado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando