Buscar

Bases Biológicas - Psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE PITÁGORAS – CAMPUS GOVERNADOR VALADARES / MG 
	
	CURSO: 
	PSICOLOGIA - Matutino e Noturno 
	
	DISCIPLINA: 
	BASES BIOLÓGICAS DO COMPORTAMENTO 
	
	PROFESSOR: 
	CARLA DA SILVA MACHADO 
	
	NATUREZA DO TRABALHO: 
	LISTA DE EXERCÍCIOS 
	
	VALOR: 
	750 pontos 
	NOTA: 
	 
	NOME: 
	 
	CURSO/PERÍODO/TURMA: 
	 PSICOLOGIA
	DATA: 
	30/03/2018
 	 
 
LISTA DE EXERCÍCIOS (avaliação parcial) - 750 pontos 
 
 
O que significa DNA e RNA? 
DNA é uma molécula presente no núcleo das células, formado por uma fita dupla em forma de espiral que carrega toda a informação sobre as características da espécie e participa dos mecanismos hereditários. É constituída por 3 substâncias químicas que são as bases nitrogenadas (Adenina, Timina Citosina e Guanina), uma pentose (desoxirribose) e uma fosfato.
O RNA é formado por um molde de fita de DNA, também constituída por bases nitrogenadas (Adenina, Uracila, Citosina e Guanina), uma pentose (ribose) e um fosfato. Dentre as diversas moléculas de RNA existente destaca-se a RNA(m) responsável por levar as informações do DNA do núcleo até o citoplasma, RNA(t) transportador de aminoácidos e RNA (r) o qual faz parte da constituição dos ribossomos. 
 
O DNA e o RNA são constituídos de muitas unidades, os nucleotídeos. Cada nucleotídeo é formado por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada. A diferença entre DNA e RNA se estabelece: 
a) na pentose e nas bases nitrogenadas. 
no fosfato e nas bases nitrogenadas. 
na pentose e no fosfato. 
na pentose, nas bases nitrogenadas e no fosfato 
apenas nas bases nitrogenadas. 
 
Insira na tabela abaixo o nome das bases nitrogenadas encontradas no DNA e no RNA: 
 
	 
	DNA 
	 
	RNA 
	a) 
	 Adenina
	a) 
	 Adenina
	b) 
	 Timina
	b) 
	 Uracila
	c) 
	 Citosina
	c) 
	 Citosina
	d) 
	 Guanina
	d) 
	 Guanina
 
Na molécula de DNA ocorrem os seguintes pareamentos de bases nitrogenadas: 
Adenina com uracila e citosina com guanina. 
Adenina com timina e guanina com uracila. 
Adenina com guanina e citosina com timina. 
Adenina com citosina e guanina com timina. 
Adenina com timina e citosina com guanina. 
 
5. Sobre a estrutura do DNA, marque a alternativa incorreta: 
O DNA contém as informações genéticas do indivíduo. 
Os cromossomos são formados principalmente por DNA. 
O DNA, assim como o RNA, é formado por nucleotídeos, que são constituídos por um fosfato, um açúcar e uma base nitrogenada. 
Os nucleotídeos que formam o DNA diferenciam-se do RNA por apresentarem uma ribose e a base timina. 
 
6. Marque a alternativa que melhor define um gene: 
O gene é uma porção da molécula de RNA que determina uma característica. 
O gene é uma região do DNA que é responsável pela síntese de carboidratos, determinando nossas características. 
O gene é uma porção de DNA (sequência de nucleotídeos) onde estão contidas as informações que serão essenciais para a síntese das proteínas. 
Trecho do RNA que contém sequências de nucleotídeos que são usados para a síntese de proteínas. 
 
Em um organismo vivo, um pesquisador verificou que uma molécula de DNA continha 22% de guanina. A partir desta informação, determine qual o percentual de cada uma das bases nitrogenadas o organismo mencionado possui.
 22% de Guanina, 22% de Citosina, 28% de Adenina e 28% de Timina
Em que consiste o processo de síntese de proteínas? Qual a importância do processo de síntese de proteínas para os organismos? 
A síntese das proteínas é o processo por meio do qual as células biológicas geram novas proteínas. Transporta moléculas, atua na estrutura da célula, faz síntese hormonal e dependendo da falha na síntese de proteína os hormônios não seriam produzidos de forma correta por exemplo adrenalina isso poderia causar problemas no batimento cardíaco, a hemoglobina é uma proteína feita também pela síntese de proteína que atua como transportadora de ferro no nosso sangue e sem transporte a falta de ferro e oxigênio nas nossas células pode causar até a morte do indivíduo, portanto diante disso vimos como esse processo é importante.
Explique, resumidamente, os processos de transcrição e tradução proteica. 
Transcrição: Quando determinada proteína precisa ser produzida, a sequência de nucleotídeos do
DNA, responsável pela síntese dessa proteína, é copiada, a molécula de DNA se abre, e os códigos presentes no gene são transcritos para a molécula de RNA .
Tradução: é a cadeia polipeptídica que é formada pela união de aminoácidos, o qual se unem de acordo com a sequência de nucleotídeos do RNAm, essa sequência do RNAm, denominada códon, é determinada pela sequência de bases da fita do DNA que serviu de molde. Desse modo, a síntese de proteínas é a tradução da informação contida no gene.
 
Na etapa de finalização da síntese proteica (tradução), a produção da proteína é interrompida quando encontra-se um códon denominado de códon de parada. Assim que esse códon é encontrado, o fator de liberação atua liberando a cadeia formada. Dentre os códons abaixo, qual não representa um códon de terminação? 
a) UAA. 
UAG. 
UGA. 
AUG 
 
Em genética, o termo mutação é comumente utilizado. O que você entende por mutação gênica e por mutação cromossômica? 
Mutação Gênicas são alterações pontuais que afetam a estrutura dos genes, ou seja, afetam a sequência de bases que codifica uma determinada proteína. Sendo assim, uma pequena alteração na  sequência dos pares de bases que constituem a molécula de DNA pode originar uma  proteína diferente da que seria inicialmente codificada pelo gene ao nível do qual ocorreu  a mutação, portanto são responsáveis por alterações nos genes e  consequentemente nas proteínas, determinando, muitas vezes, a formação de novas  proteínas ou alterando a ação de enzimas importantes no metabolismo, caso a função de um determinado gene seja afetada, este será responsável pelo  desenvolvimento de doenças, sobretudo o câncer.
Mutação Cromossômica pode ser numérica de modo que altera o número de cromossomos da espécie, ou estrutural que ocorre na estrutura do cromossomo, mas não causa aumento ou diminuição do número de cromossomos, ela ocorre a nível molecular e altera a sequência de bases nitrogenadas do DNA e podem ser de diversos tipos deleções, duplicações, inversões, translocações.
Como vimos em aula, a mutação cromossômica numérica altera o número de cromossomos de uma espécie. Cite e explique duas síndromes (doenças de origem genética) relacionadas com esse tipo de mutação. 
A Síndrome de Klinefelter consiste num grupo de anomalias cromossômicas nas quais encontra-se dois ou mais cromossomos X em machos. A síndrome, resultante de uma deficiência genética com o cariótipo 47,XXY, é uma das principais causas de esterilidade no gênero masculino. As alterações decorrentes dessa condição são tardias e só se tornam evidentes após a puberdade. Os indivíduos afetados apresentam na maioria das vezes um quadro clínico caracterizado por defeito na produção de hormônios e espermatozoides, ausência da puberdade, falta de desenvolvimento do órgão sexual, crescimento de mamas e possivelmente apresenta comportamentos anti-sociais e psiquiátricos. A inteligência dos indivíduos afetados é geralmente normal, entretanto, dificuldades de leitura e distúrbios da fala são bastante comuns. Estes sintomas podem ser agravados se a aneuploidia apresentar três ou mais cromossomos X. Essa síndrome ocorre geralmente de forma aleatória, mas gestantes idosas podem ter um risco ligeiramente aumentado de ter filhos com a anomalia, que não é herdada dos genitores. A síndrome é diagnosticada pelo teste genético conhecido como cariótipo.
A síndrome de Patau é uma anomalia cromossômica causada pela trissomia do cromossomo 13 , tem como principal causa a não disjunção dos cromossomos durante a anáfase da meiose, gerando gametas com 24 cromátides. Neste caso, o gameta possui um par de cromossomos 13, que juntando com o cromossomo 13 do gameta do parceiroforma um ovo com trissomia. Ocorre na maioria das vezes com mulheres com idade avançada 31 anos acima. O fenótipo inclui malformações no sistema nervoso central, como, por exemplo, -; baixo peso ao nascimento; defeitos na formação dos olhos ou ausência dos mesmos; problemas auditivos; anormalidades no controle da respiração; fenda palatina e/ou lábio leporino; rins policísticos; malformação das mãos. Defeitos cardíacos congênitos também estão comumente presente nesta síndrome, bem como defeitos urogenitais que englobam criptorquidia nos meninos, útero bicornado e ovários hipoplásicos nas meninas, além disso as mãos e pés podem mostrar sexto dedo (polidactilia) e/ou o quinto dedo sobrepondo-se ao terceiro e quarto, como na Síndrome de Edwards (trissomia do 18). A expectativa de vida é muito curta (cerca de seis meses).
 
O que você entende por mutação cromossômica estrutural? Defina esse tipo de mutação com as suas próprias palavras. 
Mutação cromossômica estrutural é uma mudança na estrutura dos cromossomos, que podem perder, ganhar, duplicar-se e trocar pedaços entre si durante a divisão celular podendo causar problema na meiose onde acontece a formação dos gametas passando os cromossomos de pais para filhos.
 
As mutações cromossômicas estruturais podem ser classificadas em 4 tipos: deleções, duplicações, inversões e translocações. Explique cada tipo de mutação cromossômica estrutural. 
Deleção – Quando um cromossomo perde um pedaço dele
Duplicação- Quando um cromossomo duplica um dos seus pedaços
Inversão - Quando um cromossomo inverte uma de suas partes, acontece um giro de 180 graus.
Translocação – Troca de pedaços de cromossomos diferentes (Não Homologos).

Continue navegando