Buscar

FISIOTERAPIA AQUÁTICA.pptx Fibromialgia



Continue navegando


Prévia do material em texto

FISIOTERAPIA AQUÁTICA
FIBROMIALGIA 
Fibromialgia
Definição:
Define-se como uma síndrome reumática, caracterizada por dores difusas, refletida nos ossos, músculos, tendões e fáscias, de caráter crônico, que apresenta pontos dolorosos á palpação em locais predeterminados denominados pontos dolorosos ou Tender points (Sette, 1989).
Fibromialgia 
Definição :
É uma patologia reumática caracterizada por dor músculo esquelética difusa crônica (associada à pressão de pontos superficiais específicos- tender-points)
 A Fibromialgia é uma das doenças reumatológicas mais frequentes. É caracterizada por dor muscular generalizada no corpo acompanhada de sintomas de fadiga, e alterações de sono, memória e humor.
Fibromialgia é uma síndrome comum em que a pessoa sente dor generalizada durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles
Fibromialgia
 Acomete principalmente mulheres de meia idade (30-60 anos), mas pode apresentar-se em ambos os sexos e em qualquer idade. A prevalência mundial é em torno de 2%, e calcula-se que pelo menos 3,5 milhões de brasileiros sofram da doença. 
Sintomas
Dor generalizada
Fadiga
Dificuldades cognitivas
Outros problemas
Etiologia e Fisiopatologia 
A etiologia da fibromialgia permanece ainda desconhecida, alguns estudos atuais, focalizam os mecanismos centrais de modulação e amplificação da dor na gênese da fibromialgia. 
Já na fisiopatologia tem se destacado o modelo que sugere que o distúrbio primordial na fibromialgia seria uma alteração em alguma parte do mecanismo central que controla a dor, a qual poderia resultar de um distúrbio de neurotransmissores. Sendo que estes distúrbios poderiam ser geneticamente desencadeadas e predeterminadas por algum estresse não específico como, por exemplo, estresse psicológico, uma infecção viral, ou trauma físico.
Diagnóstico
A presença de 11 dos 18 pontos padronizados tem valor para fins de classificação, entretanto, de acordo com SMYTHE, BUSKILA, GLADMAN, 1991, em casos individuais, pacientes com menos de 11 pontos dolorosos poderiam ser considerados fibromiálgicos desde que outros sintomas e sinais sugestivos estivessem presentes.
Diagnóstico
Tratamentos
O tratamento tem como objetivo o alívio da dor, a melhora da qualidade do sono, a manutenção ou restabelecimento do equilíbrio emocional, a melhora do condicionamento físico e da fadiga e o tratamento específico de desordens associadas.
Além dos Medicamentos ,são utilizados Exercicios físicos e Fsisioterapia Aquática com um dos métodos : Watsu , Bad ragaz 
A Hidroterapia vem sendo recomendada como padrão de tratamento em pacientes diagnosticados com fibromialgia. Em função dos extensos benefícios da imersão, os mais bem estudados e de valor definido como determinantes da melhora de vários parâmetros clínicos da fibromialgia, como: dor, distúrbios do sono, fadiga, depressão e ansiedade. Na analise realizada constatou-se que a hidroterapia apresenta evidências clínicas e cientificas dos seus benefícios, estando esta terapia associada ou não à realização de exercício
Hidroterapia 
A hidroterapia trabalha com exercícios aeróbios, os quais são bem estudados na fibromialgia, além disso, estes exercícios liberam neurotransmissores entre eles a endorfina, proporcionando:
Melhora a memória
Melhora o humor
Aumenta a força muscular
Melhora do equilíbrio
Aumenta a resistência ao exercício
Aumenta a disposição física e mental
Melhora do sistema imunológico
Melhora da circulação sanguinea das extremidades reduzindo as lesões dos vasos sanguíneos
Alivio das dores
Watsu
Criado por Harold Dull em 1980
Sua principal indicação é o relaxamento, e alivio das tensões 
Precauções e Contra-indicações 
Bad Ragaz 
O método foi desenvolvido em Bad Ragaz, na Suíça, em 1960; 
Objetivos 
 Redução do tônus. 
 Relaxamento. 
 ↑ Da amplitude do movimento. 
 Reeducação muscular. 
 Fortalecimento. 
 Tração e alongamento de coluna. 
 Melhoria do alinhamento e estabilidade do tronco. 
 Preparação dos mm para sustentação do peso. 
 Restauração de padrões normais de movimento, das extremidades inferiores e 
superiores. 
 Melhoria da resistência geral. 
 Treinamento da capacidade funcional global.
Referências Bibliográficas 
Artigo Acadêmico : Etiologia e tratamento fisioterapêutico da fibromialgia : Uma revisão de literatura.
Livro: Fibromialgia e Fisioterapia : Avaliação e tratamento – Marques/Assumpção/Matsutani.
Sites : www.fibromialgia.com.br 
 www.