Buscar

COMPREENDENDO O FENÔMENO DA MEDICALIZAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COMPREENDENDO O FENÔMENO DA MEDICALIZAÇÃO 
O debate sobre a medicalização da vida tem ganhado corpo na produção científica brasileira recente. Levantamento no scielo feito por Viégas e Freire (2015) identifica o aumento expressivo de publicações sobre medicalização, sobretudo a partir de 2010, fenômeno que os pesquisadores atribuem, dentre outros fatores, à fundação do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, movimento social que assumiu como um de seus desafios a ampliação e qualificação desse debate no Brasil. 
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312015000401251&lng=en&nrm=iso&tlng=pt 
O psicodiagnóstico é realizado em um período de tempo limitado e cujo principal objetivo é conhecer características do sujeito avaliado para que recomendações e orientações condizentes com os objetivos específicos possam ser realizadas. 
É um processo científico que busca a coleta de informações, um levantamento prévio de 
hipóteses que serão confirmadas ou não através da utilização de instrumentos adequados 
considerados válidos e precisos e passos pré-determinados. É limitado no tempo porque se baseia em um contrato de trabalho estabelecido entre o paciente (responsável) e o psicólogo. 
É um processo técnico cientifico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, onde utiliza estratégias psicológicas (métodos, técnicas e instrumentos).

Outros materiais