Buscar

Avaliação Renascimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno (a): ____________________________________________________
Ano Data: 
Professor: 
História
	1º bimestre 
Texto de Apoio: HUMANISMO RENASCENTISTA
O Humanismo renascentista valorizou o retorno à cultura da Antiguidade Clássica e se constituiu como a base filosófica do Renascimento artístico, cultural e científico europeu.
Durante o Renascimento cultural, artístico e científico que ocorreu na Itália, no século XIV, o Humanismo ganhou destaque entre os pensadores renascentistas, principalmente por se caracterizar como um movimento intelectual que voltou seus interesses para as obras filosóficas, literárias e científicas da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma).
O interesse pela Antiguidade Clássica não revelou uma vontade de retornar ao passado (vontade nostálgica). Os homens medievais tinham a consciência de que viviam e tinham outros valores sociais e culturais, ou seja, eram homens diferentes dos homens da Antiguidade Clássica. A revalorização da ciência, da arte e da filosofia clássica era necessária para adaptá-las ao novo contexto histórico.
O retorno às obras dos pensadores clássicos teve início com a Filosofia Escolástica. O principal representante dessa corrente filosófica foi São Tomás de Aquino (1225-1274), filósofo e teólogo da Igreja Católica. São Tomás acreditava que a razão, o intelecto humano, não devia ser temida – ele considerava a razão como outro caminho para Deus. A Escolástica adaptou os ensinamentos do filósofo grego Aristóteles à religião. As ideias do filósofo foram utilizadas para esclarecer e explicar os ensinamentos da religião através de conceitos e princípios lógicos.
Os pensadores e intelectuais humanistas geralmente são confundidos com antirreligiosos, porém não podemos perpetuar esse equívoco de interpretação, visto que os humanistas queriam manter uma relação com Deus e com o mundo natural. A investigação humana seria privilegiada, o homem racionalizaria através dos seus pensamentos a investigação dos diversos fenômenos naturais, sociais, culturais e míticos.
Por meio do Humanismo, o homem passou a ser visto como imagem e semelhança do seu criador Deus, tornando-se a medida de todas as coisas. Os humanistas romperam com o Teocentrismo (a ideia de que Deus era o centro de todo o universo e de toda a vida humana) e passou a prevalecer a ideia do Antropocentrismo (o homem no centro do universo e da vida humana).
O Humanismo levou a reformas nos ensinos das universidades europeias e ocorreu uma valorização das humanidades (ciências humanas, hoje), que privilegiou o ensino e o estudo da Poesia, Filosofia e História. Os humanistas pretendiam introduzir métodos críticos na leitura e interpretação de obras e desejavam reconstruir os textos originais para corrigir erros, omissões e modificações realizadas pelos monges copistas medievais.
Um fato importante que aconteceu no século XV foi a criação da imprensa, ou prensa, por Johann Gutemberg. O invento revolucionou a produção de livros, que não precisaram ser mais manuscritos por copistas, processo que demandava bastante tempo. Com a criação de Gutemberg – os tipos móveis metálicos (imprensa) –, o processo de produção do livro diminuiu, sendo impressas, em poucos anos, milhares de obras, o que facilitou o contato dos leitores com as ideias e os autores humanistas, ou seja, a invenção propiciou uma maior difusão do conhecimento.
O Humanismo, como visto, foi a base teórica e filosófica do movimento renascentista, influenciando o Renascimento artístico, cultural e científico.
CARVALHO, Leandro. “Humanismo renascentista”; Brasil Escola.
 Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/humanismo-renascentista.htm.
1. "Nós outros pintores queremos pelos movimentos do corpo mostrar os movimentos da alma (...). Convém, portanto que os pintores tenham um conhecimento perfeito dos movimentos do corpo e os aprendam da natureza para imitar, por mais difícil que seja os múltiplos movimentos da alma."
(ALBERTI, L.B. Della Pintura, livro II; 1453. In: TENENTI, Alberto. Florença na época dos Médici. São Paulo: Perspectiva, 1973).
Este fragmento de texto referente à arte renascentista ajuda a explicar:
a) a influência do pensamento religioso na pintura renascentista que objetivava a manutenção do teocentrismo.
b) a desvinculação entre arte e religião a partir da negação da existência da alma.
c) a aliança entre arte e religião na medida em que a arte representaria a concretização dos conceitos religiosos.
d) a proibição da igreja de que os pintores representassem o ser humano.
e) a necessidade do estudo da anatomia para a produção de obras cada vez mais perfeitas.
2. No contexto do Renascimento, é correto afirmar que o humanismo:
a) Apoiava-se em concepções nascidas na Antiguidade Clássica.
b) Teve em Erasmo de Roterdam um de seus principais expoentes.
c) Influenciou concepções que desencadearam a “Reforma Religiosa”.
d) Inspirou uma verdadeira revolução cultural, iniciada na Itália.
e) Todas estão corretas.
3. Observe bem a imagem:
O quadro O nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli, é uma das grandes realizações da arte renascentista. Sobre essa obra e seu contexto histórico, assinale a alternativa CORRETA:
a) A temática pagã da obra, baseada na mitologia greco-romana, constituiu-se numa ousadia que destoava do restante da produção artística do Renascimento. 
b) A nudez representada no quadro também aparece em obras de outros artistas da época, como Michelangelo. 
c) Botticelli, personagem símbolo do ideal humanista, também foi arquiteto, engenheiro, músico e poeta.
d) O nascimento de Vênus, assim como a Última Ceia de Da Vinci, é uma pintura de temática bíblica. 
e) Botticelli destacou-se por sua produção em escultura.
4. Acompanhando a intenção da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção tecnológica, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento. SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Unicamp, 1984. 
O texto apresenta um espírito de época que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação entre: 
a) fé e misticismo. b) ciência e arte. c) cultura e comércio. 
d) política e economia. e) astronomia e religião.
5. Entre os séculos XIV e XVI, ricas cidades dedicavam-se ao comércio internacional (principalmente de especiarias). Exemplos disso são as cidades europeias de Florença e Roma (sede do Papado),que atraíram dezenas de artistas e homens cultos em busca da antiguidade clássica como fonte de inspiração. Trata-se do período do Renascimento Cultural. 
Assinale a alternativa que contém os elementos por meio dos quais podemos identificar o Renascimento:
a) Antropocentrismo – Otimismo – Razão – Espírito investigativo – Leonardo da Vinci. 
b) Teocentrismo – Igreja – Hedonismo-Pessimismo – Michelangelo. 
c) Mecenato –Fé – Inquisição –Antropocentrismo – Aristóteles. 
d) Medievalismo – Vassalos - Racionalismo – Espírito dedutivo – Camões. 
e) Classicismo – Mecenas – Teologia – Espírito científico – Galileu. 
6. O Renascimento, movimento cultural com origem na Itália, e o Humanismo, no princípio da Idade Moderna, tiveram repercussão social de caráter _________. Ao representarem as relações do homem com Deus e com a natureza, as obras renascentistas caracterizaram-se pelo _________, ao passo que a renovação científica do período criou uma nova imagem do universo físico, marcada pelo _________.
a) popular - antropocentrismo - geocentrismo
b) elitista - teocentrismo – heliocentrismo.
c) popular - antropocentrismo – heliocentrismo.
d) popular - teocentrismo – geocentrismo.
e) elitista - antropocentrismo – heliocentrismo.
7. Referindo-se ao Renascimento, é correto afirmar que:
a) surgiu na Grécia por volta do século II d. C, tendo sido pouco influente na Itália.
b) os renascentistascriticavam o humanismo por ser uma forma de pensamento filosófico que considera o ser humano como a obra mais importante da criação.
c) caracterizou-se principalmente pela valorização da racionalidade do ser humano, isto é, da capacidade humana de conhecer a realidade por meio da razão e da observação objetiva da natureza, não mais pela crença nas explicações religiosas e na tradição.
d) o Renascimento foi a expressão cultural das profundas mudanças da Europa na passagem da Idade Moderna para a Idade Contemporânea e teve inicio na Alemanha, no século XVII.
8. [...] Podemos dizer sem exagero que no Renascimento a humanidade começou a se libertar das condições que lhe eram impostas pela natureza. O homem deixou de ser apenas uma parte da natureza. A natureza passou a ser algo que se podia usar e explorar. ‘Saber é poder’, dizia o filósofo inglês Francis Bacon, sublinhando com isto a aplicação prática do conhecimento. E isto era uma coisa nova.
 GAARDER Jostein. O mundo de Sofia. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. 
Sobre o movimento renascentista, assinale a alternativa incorreta.
a) O Renascimento significou uma importante mudança na forma de expressão cultural e na relação do homem com a natureza. 
b) O movimento renascentista estudou o homem e a natureza, fundamentado no espírito crítico e na razão.
c) O racionalismo renascentista resgatou o princípio da autoridade da ciência teológica e a concepção teocêntrica de mundo.
d) O antropocentrismo valorizava o homem, difundindo a confiança nas potencialidades humanas e contrapondo-se ao teocentrismo. 
9. "(...) Que obra de arte fantástica é o Homem: tão nobre no raciocínio, tão vário na capacidade; em forma de movimento, tão preciso e admirável; na ação é como um anjo; no entendimento é como um Deus; a beleza do mundo, o exemplo dos animais. (...)". (SHAKESPEARE, William. "Hamlet".) Shakespeare, autor renascentista, no trecho da peça teatral Hamlet citado, está valorizando a figura do ser humano. Essa postura adotada pelo autor pode ser entendida como a quebra de um paradigma na época do Renascimento. 
Entre as alternativas abaixo, assinale a que NÃO demonstra mudanças comportamentais próprias do Renascimento.
a) A sociedade adota uma postura anticlerical e ante escolástica (escolástica: Método de aprendizagem que nasceu nas escolas monásticas cristãs a modo de conciliar a fé com o pensamento racional.), revigorando os valores pré-feudais oriundos da Antiguidade clássica.
 b) A sociedade adota o regime Absolutista, em que o soberano exerce o poder sem quaisquer limites.
c). Com a consolidação da burguesia como classe social, surgem os mecenas, que financiavam obras artísticas e experimentos científicos. 
d) A valorização da figura humana passa a ser a inspiração para a pintura, escultura e outras áreas. 
e). Considerando-se a capacidade de raciocínio do ser humano, a burguesia passa a financiar a Expansão Marítima, o que, consequentemente, gerou a Expansão Comercial.
10). Construa um mapa mental com base nas informações sobre o Renascimento

Outros materiais