Buscar

Epistêmicos capítulo 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria e sistemas psicológicos I
Capítulo 3 – Condicionamento operante
No capítulo anterior, você pode acompanhar que todos os animais e seres humanos nascem com um conjunto de comportamentos inatos, importantes para sua sobrevivência, chamados de reflexos. Além disso, também pode perceber que tais comportamentos constituem formas de responder aos estímulos do ambiente, que são os disparadores da ação reflexa. Outro ponto importante que foi visto na unidade anterior é a capacidade de se aprender novos comportamentos reflexos, através do condicionamento respondente.
Entretanto, como foi discutida já na seção anterior, a teoria do condicionamento reflexo permite compreender somente parte do comportamento, aqueles que agem em função dos estímulos externos ou internos ao organismo. Eles não conseguem explicar os comportamentos emitidos, aqueles que o organismo realiza independentemente do estímulo anterior
O comportamento reflexo é determinado pelos estímulos anteriores, que atuam como disparadores do comportamento. Diz-se então, que o estímulo eliciou a resposta. 
Lei do efeito: “a probabilidade de resposta pode ser aumentada por algumas consequências e reduzida por outras”
Comportamento Respondente: S → R (Uma alteração no ambiente elicia uma resposta no organismo)
Comportamento Operante: R → C (uma resposta emitida pelo organismo produz uma alteração no ambiente)
Enquanto que, no comportamento respondente, o estímulo (S) elicia uma resposta (R), no comportamento operante é a resposta que gera uma modificação no ambiente, uma consequência (C).
Pagina 65

Continue navegando