Buscar

Nutrição sustentável

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quais foram as ideias novas capazes de solucionar algum problema na sua área que surgiram nos últimos tempos? Essas ideias foram implementadas?
Dentro da minha área de nutrição é possível observar que a sociedade está passando por diversas mudanças referentes á alimentação, antes alguns alimentos que era desprezado pelo público hoje já podem ser visto sendo usados para outro tipo de preparação. Sendo assim vou falar sobre a nutrição sustentável, cujo objetivo é de forma inteligente evitar desperdícios utilizando o reaproveito integral dos alimentos como: sementes, cascas e entrecascas, talos das frutas e verduras, desenvolvimento de hortas familiar, conservação da biodiversidade, valorização da agricultura e pecuárias locais e estímulo ao consumo de ingredientes saudáveis. 
O reaproveitamento integral desses alimentos contribui não só para o enriquecimento nutricional da dieta diária como também para a redução do detrito orgânico, além de propiciar uma maior variedade nas preparações dos pratos e economia no orçamento familiar.
Segundo a FAO (Organização das nações unidas para alimentação e a agricultura), cerca de um terço de toda produção mundial de alimentos produzidas para consumo humano e desperdiçados, essa quantidade seria suficiente para alimentar todas as pessoas que passam fome no mundo, além de comprometer o fornecimento de comida e a segurança alimentar essa perda e negativa para economia e o meio ambiente. Aqui no Brasil o descarte chega a 40 mil toneladas diárias segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de pesquisa Agropecuária), quantidade suficiente para suprir 19 milhões de pessoas, correspondendo a 9,15% do total da população do país estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Logo abaixo deixo uma receita para o reaproveitamento de casas de frutas.
Bolo de cascas de frutas
Ingredientes:
2 copos de cascas de frutas lavadas (manga, goiaba, banana, pera);
1 ½ colher (sopa) de óleo de coco extra virgem;
1 colher (chá) de fermento em pó;
2 ovos;
2 ½ copos de farinha de trigo integral;
1 copo de leite desnatado;
1 copo de açúcar mascavo;
1 pitada de sal.
Preparo: Bata as cascas com o leite em um liquidificador. Depois coe o líquido e reserve. Bata as gemas, o óleo de coco e o açúcar mascavo. Acrescente as cascas batidas, a farinha, o fermento e misture bem. Por último, coloque as claras batidas em neve. Misture tudo e asse em forma untada.
Desfrute com saúde e sustentabilidade!
Dra. Raquel Pessoa

Outros materiais