Buscar

Ação+direta+de+inconstitucionalidade (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXELENTÍSSIMO SERNHOR PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.
 ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS EM SAÚDE, CNPJ, situado a Rua, N°, Bairro, No Município, No Estado, por sua Presidente, Sra. Auxiliadora, vem, à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado infra-assinado, com instrumento procuratório específico incluso e endereço para intimações na Rua, N°, Bairro, No Município, No Estado, com base no art. 103, inciso IX e art. 102, inciso I, alínea “a” da Constituição Federal e no art. 2º, inciso IX da Lei nº 9.868/99, e de acordo com a decisão de diretoria (certidão anexa), bem como estatuto social (anexo), propor 
Ação Direta de Inconstitucionalidade – com pedido de medida cautelar- tendo por objeto a Lei Federal W, que limitou o exercício do direito de greve aos servidores públicos em geral.
1-Dos Fatos
a) Objeto da ação- O objeto da ação é a Lei n° “w”, tendo como parâmetro constitucional previsto o art. 37, VII da CRFB/88, que diz respeito ao exercício do direito de greve pelo servidor público (possibilidade) e o princípio constitucional da vedação ao retrocesso, pois a lei em questão diminui o rol de direitos e garantias fundamentais dos cidadãos ao diminuir a proteção à dignidade humana. Por tal razão está sujeito ao controle de constitucionalidade concentrado realizado por este Supremo Tribunal Federal nos termos do art. 102, I, a, 1a parte, da CRFB/88”.
2- Dos Diretos
a) Fundamentação legal- da legitimidade da autora- Artigo 103, inciso IX da CF e lei 9868/99 artigo 2°, inciso IX- Como se vê, não há dúvida que a lei federal W, que veta o direito de greve dos servidores públicos, se relaciona com a autora, uma vez que a Associação Nacional Dos Servidores Públicos em Saúde, representa essa classe, e esse tema é uma de suas atribuições, estando demonstrada especificamente no Estatuto da referida entidade.
b) Fundamentação legal- da legitimidade do STF- Artigo 102, inciso I , alínea a da CF- Compete amplamente conforme esse artigo ao Superior Tribunal Federal, julgar e processar originalmente a ação direta de inconstitucionalidade.
c) Fundamentação legal- do direito a greve dos servidores públicos- Artigo 37 inciso VII da CF/88- “ o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica” . Nesse artigo podemos encontrar a matéria para a referida ação, trata-se essa Lei “W” inconstitucional, e vai em desacordo com a nossa carta magna, pois ela traz o retrocesso e a vedação, pois a edição dessa diminui a proteção ao direito e garantia do servidor público. 
Nesse sentido, a lei federal “W”, trará um prejuízo incontestável, não apena para os servidores públicos, também para a coletividade em geral. 
Na economia pública, bem como o aumento do desemprego e também a inevitável proliferação de doenças pela inexistência de servidores em continuidade para o exercício de tais funções.
,
 d) Fundamentação Legal- da medida cautelar- A lei 9868/99 regula a matéria procedimental da Ação Direta de Inconstitucionalidade. Em seu artigo 10° há a hipótese da medida liminar, face a eventual necessidade de tutela instrumental ao objeto da tutela jurisdicional principal, de cunho cognitivo, garantido a efetividade e utilidade desta.
A medida liminar requer além das condições comuns da ação, condições específicas, ou seja, a presença do “fumus boni juris” e do “periculum in mora”.
“ fumus boni júris”- uma vez que esse norma inconstitucional viola o direito e garantia fundamental de greve do servidor público (art. 37, VII da CRFB/88) e ainda a cláusula constitucional da vedação ao retrocesso, uma vez que diminui ou elimina direito e garantia fundamental relativo à categoria dos servidores público, teremos o “ fumus boni júris”, 
“ periculum in mora” –estamos diante de uma urgência, pois a manutenção da vigência dessa norma acarretará em danos concretos e reais a coletividade, afetará todos os servidores públicos,  que terão ceifado direito e garantia fundamental relativo ao direito de greve previsto no art. 37, VII da CRFB/88. Nesse sentido diversos servidores públicos que necessitem recorrer a movimento grevista ou tenham participado de movimento grevista terão rendimentos diretamente afetados bem como poderão ser punidos administrativa e judicialmente pela administração pública.
3- Dos Pedidos
Isto posto, distribuída e autuada a presente, A Associação Nacional dos Servidores em Saúde requer a Excelentíssima Corte:
 
a) sejam solicitadas as informações ao Congresso Nacional, no prazo de 30 dias conforme artigo 6° da lei 9868/99.
b) Oitiva do AGU – Advogado Geral da União em 15 dias (art. 7° da Lei n° 9.868/99).
c) A citação do PGR – Procurador Geral da República em 15 dias (art. 7° da Lei n° 9.868/99
d) Que se faça a produção de provas admitidas em direito, como perícias.
e) Que seja concedida a Medida Liminar suspendendo a eficácia da Lei Federal “W”, impugnada, pois conforme já elencado o artigo 37 inciso VII da CF/88, essa lei é inconstitucional, e sendo assim traz enormes prejuízos a uma coletividade.
Dá-se o valor da causa 10.000,00 ( dez mil reais) 
Nestes termos, pede-se o deferimento
	
Goiânia, data
Assinatura do Advogado 
Número de inscrição da OAB

Outros materiais