Buscar

Trabalho quimica corrosão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho quimica corrosão: 
Slide 1 - Corrosão é a deterioração de metais causada por processos eletroquímicos das reações de oxirredução. Para entender melhor como funciona esse processo, é importante esclarecer os seguintes conceitos:
Slide 2- Existem três formas do meio agir sobre o material a corrosão é classificada em:eletroquímica, química e eletrolítica. Corrosão eletroquímica: Esse é o tipo de corrosão mais comum, pois é a que ocorre com os metais, geralmente na presença de água. Ela pode se dar de duas formas principais:
Slide 3- Aqui temos um exemplo da oxidação do ferro que surge a ferrugem Note que a umidade e o ar estão presentes em todas essas reações, eles são fatores fundamentais, pois sem água e oxigênio a corrosão não acontece.
Slide 4 - Corrosão Química: É o ataque de algum agente químico diretamente sobre determinado material, que pode ou não ser um metal. Ela não precisa da presença de água e não há transferência de elétrons como na corrosão eletroquímica.
Slide 5- Corrosão Eletrolítica: É um processo eletroquímico que ocorre com a aplicação externa de uma corrente elétrica. Esse processo não é espontâneo, ao contrário dos outros tipos de corrosão mencionados acima.
Slide 6- CORROSÃO UNIFORME- tipo de corrosão que se processa aproximadamente igual em toda a superfície exposta ao meio corrosivo também chamado corrosão generalizada .
Slide 7- Corrosão em Placas- A corrosão em placas ocorre em algumas regiões da superfície metálica e não em toda sua extensão, formando placas com escavações. Corrosão alveolar - ocorre em superfícies metálicas, produzindo sulcos ou escavações, que são semelhantes a alvéolos apresentando como característica um fundo arredondado e uma profundidade geralmente menor que o seu diâmetro.
Slide 8 - Corrosão puntiforme - processa-se em pontos ou em pequenas áreas de uma superfície metálica, produzindo o que chamamos de “pites”, que são cavidades que apresentam o fundo em forma angulosa e profundidade geralmente maior do que o seu diâmetro.
Slide 9- Corrosão Intragranular - A corrosão intergranular processa-se entre os contornos dos grãos de um metal policristalino / Dezinficação: é um tipo de corrosão que ocorre em ligas de cobre-zinco (latões)
Slide 10- A corrosão filiforme - ocorre sob a forma de finos filamentos não profundos, que se propagam em diferentes direções. / A corrosão por esfoliação - é um tipo de corrosão que se processa de forma paralela a superfície metálica.
Slide 11: A corrosão grafítica - é um tipo de corrosão que ocorre apenas no ferro fundido cinzento em temperatura ambiente / A corrosão grafítica - é um tipo de corrosão que ocorre apenas no ferro fundido cinzento em temperatura ambiente, onde o ferro é convertido em produtos de corrosão, restando apenas a grafite intacta.
Slide 12: A corrosão galvânica - ocorre quando dois metais diferentes em contato são expostos a uma solução condutora.

Outros materiais