Buscar

Exercícios aulas 1 e 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta: Um dado reservatório residencial está apoiado sobre o solo e possui dimensões de 1,20m X 0,50m e altura de 1,00m e pesa 540 Kgf. Pede-se calcular a pressão que ela exerce sobre o solo quando está com máxima capacidade.
	
	
	
	Pergunta: Por um tubo gotejador de diâmetro 0,8 mm passa uma vazão de 1 L/h. Sendo a viscosidade cinemática da água igual a 1,01.10^-6m^2/s, determine o tipo de escoamento.
	
	Pergunta: Um tubo de 10 cm de raio conduz óleo com velocidade de 20 cm/s . A densidade do óleo é 800 kg/m³ e sua viscosidade é 0,2 Pa.s . Calcule o número de Reynolds.
	
	
	Pergunta: Realize a transformação de unidades utilizadas em Hidráulica: 0,05 m3/s para m3/h, L/s e L/h
Pergunta: Realize a transformação de unidades: a) 5 m2 para cm2 e há
Pergunta: Uma caixa d'água de 1,2m x 0.5 m e altura de 1 m pesa vazia 540 Kgf que pressão ela exerce sobre o solo estando cheia.
Pergunta: Sejam 10 litros de mel pesam 127,53 N. Considerando g = 9,81 m/s2, calcule: a) A massa específica do mel b) Sua densidade relativa c) Seu peso específico
	Pergunta:
Complete os espaços em branco:
Fluido é uma substância que se deforma __________ quando submetida a uma _________, não importando quão pequena possa ser esta tensão.
	
	
	
Pergunta:
Os chamados "Buracos Negros", de elevada densidade, seriam regiões do Universo capazes de absorver matéria, que passaria a ter a densidade desses Buracos.
Se a Terra, com massa da ordem de 1027 g, fosse absorvida por um "Buraco Negro" de densidade 1024 g/cm3, ocuparia um volume comparável ao:
Pergunta: A água é um líquido de propriedades fascinantes. Apresenta calor específico elevado, capilaridade, tensão superficial, capacidade de dissolver inúmeras categorias de substâncias etc. Qual a relação entre a viscosidade dos líquidos, em especial a água e as forças intermoleculares?
Pergunta: A densidade da glicerina é 1,26 g/cm³. Quanto pesam 4 l de glicerina?Adotar g = 9,81 m/s². Marque a alternativa correta.
Pergunta: Um cubo homogêneo de alumínio com 2 m de aresta está apoiado sobre uma superfície horizontal. Sabendo-se que a densidade do alumínio é 2,7 x 10³ kg/m³ e g = 9,81 m/s², qual a pressão exercida pelo bloco sobre a superfície? Marque a alternativa correta.
Pergunta: Um cubo de madeira de densidade absoluta 0,2 g/cm³ e aresta 20 cm flutua na água. Determinar a altura da parte imersa do cubo. Marque a alternativa correta.
Pergunta: Considere duas regiões distintas do leito de um rio: uma larga A, com 200 m² de área na secçao tranversal, onde a velocidade da água é de 1,0 m/s; outra estreita B, com 40 m² de área na secçao transversal. De acordo com a equação da continuidade, qual a velocidade do rio na região B? A vazão volumétrica do rio em m³/s;
Pergunta: Qual a altura de coluna d´água associada a uma pressão de 300kPa ? (Considere g = 10m/s2 e massa específica da água = 1000 km/m3)
Pergunta: Por um tubo gotejador de diâmetro 0,8 mm passa uma vazão de 1 L/h. Determine a velocidade de escoamento.
Pergunta:
Determine o peso de um reservatório de óleo que possui uma massa de 825 kg.
Pergunta: Um líquido de densidade igual a 0,8 x 10³ kg/m³ escoa num tubo convergente. A área da maior seção (1) do tubo é 3 cm² e a da menor é 2 cm² . Na seção 1 a velocidade é 2 m/s e a pressão é 4 x 10⁴ Pa . Determine a pressão do líquido na seção 2
Pergunta: Qual a máxima velocidade de escoamento da água à temperatura de 40º C, numa tubulação de 300 mm sob regime laminar ? Dados de viscosidade cinemática: - água à 40 graus ν = 0,66 x 10-6 m2/s
Pergunta: Uma tubulação de aço, com 10" de diâmetro e 1600m de comprimento, transporta 1.892.500 L/dia de óleo combustível a uma temperatura de 35º C. Sabendo que a viscosidade cinemática ao referido fluido àquela temperatura é da ordem de 0,00130 m2/s. Qual o regime de escoamento a que está submetido o fluido em questão ?
	Pergunta: Caracterize o regime de escoamento numa canalização com 10" de diâmetro que transporta 360.000 L/h de água à 20 graus C. Considere a viscosidade cinemática, à referida temperatura, 10-6 m2 /s.
	
	
Pergunta: Em uma indústria é consumido diariamente 1.080.000 litros de água. Considerando que o diâmetro do encanamento é de 100 mm. Determine a velocidade, em m/s, que a água escoa no encanamento.
Pergunta: Como funciona uma turbo bomba ou bomba dinâmica (centrífuga)?
Pergunta: Qual a pressão manométrica dentro de uma tubulação onde circula ar se o desnível do nível do mercúrio observado no manômetro de coluna é de 4 mm? Considere: densidade do Mercúrio = ρHg = 13600 kg/m3 e aceleração gravitacional g = 9,81 m/s2
Pergunta:
A massa de um objeto feito de liga ouro-prata é 354 g. Quando imerso na água, cuja massa específica é 1,00 g/cm3, sofre uma perda aparente de peso correspondente a 20,0 g de massa. Sabendo que a massa específica do ouro é de 20,0 g/cm3 e a da prata 10,0 g/cm3, podemos afirmar que o objeto contém a seguinte massa de ouro:  
 
Pergunta: Em relação ao número de Reynolds, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. I. O número de Reynolds é a relação entre a força de inércia e a força viscosa. II. O número de Reynolds é a relação entre a força de inércia e a força de gravidade. III. Considerando um tubo circular, para escoamentos similares, o número de Reynolds para um escoamento livre é 4 vezes menor que o número de Reynolds em um escoamento forçado. IV. Através do número de Reynolds classificam-se os escoamentos em fluvial, torrencial ou crítico.
Pergunta:
O tubo aberto em forma de U da figura contém dois líquidos não-miscíveis, A e B, em equilíbrio. As alturas das colunas de A e B, medidas em relação à linha de separação dos dois líquidos, valem 50 cm e 80 cm, respectivamente.
a)         Sabendo que a massa específica de A é 2,0·10³ kg/m³, determine a massa específica do líquido B.
b)        Considerando g = 10 m/s² e a pressão atmosférica igual a 1,0·10^5 N/m², determine a pressão no interior do tubo na altura da linha de separação dos dois líquidos

Continue navegando