Buscar

FISICO QUIMICA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
FACULDADE DE FILOSOFIA DOM AURELIANO MATOS
DISCIPLINA: FÍSICO-QUÍMICA
PROF.DR.: CARLOS BRAGA
CONSTRUÇÃO DE UM CALORÍMETRO E A DETERMINAÇÃO DE SUA CAPACIDADE TÉRMICA 
Alex Victor Silva de Sena
Aurineide Ribeiro Lima
Raimundo Roberto de Sousa Freire
Limoeiro do Norte
2017
RESUMO
O presente relatório tem como intuito relatar a construção de um calorímetro, bem como, desenvolver uma relação direta entre a teoria e a prática, de maneira a mostrar, a aplicação e o funcionamento de um calorímetro, e quais as taxa de erros encontradas de maneira experimental. Deste modo, esse trabalho foi desenvolvido pelos alunos Alex Victor Silva de Sena, Aurineide Ribeiro Lima e Raimundo Roberto de Sousa Freira, discentes dos cursos de Física e química (respectivamente) da Universidade Estadual do Ceará, localizada no município de Limoeiro do Norte. As atividades foram realizadas em diferentes momentos: sendo que no primeiro momento priorizamos pela fundamentação teórica acerca do funcionamento do calorímetro, sendo realizada uma abordagem criteriosa do conteúdo referente às trocas de energia, na forma de calor, dentro do dispositivo (calorímetro). No segundo momento, foi elaborada a montagem onde se deu a construção de um calorímetro, sendo que a prática foi realizada nos laboratórios de química e física, sendo em seguida, realizados vários testes para descobrir sua capacidade térmica do calorímetro e por último a experimentação do dispositivo, a fim de se calcular a calor específico de uma peça metálica.
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
OBJETIVOS
Utilizar materiais de baixo custo para a construção de um calorímetro;
Calcular a capacidade térmica do calorímetro construído e em seguida, calcular o calor específico de um material metálico;
Relacionar os conhecimentos teóricos com a prática, verificando-se a variedade de resultados encontrados em um mesmo experimento. Mostrando as diferenças entre a realização de um experimento na forma teórica da prática.
MATERIAIS UTILIZADO 
3.1.MATERIAIS UTILIZADOS 
1 Isopor (como meio isolante )
1 Lata de refrigerante (350 ml)
Estilete
1 Fita
1 Balança digital 
2 Termômetros
2 Béquer 
1 Barra metálica
1 Pinça
Água à temperatura ambiente e água gelada
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 
3.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 
 
Montagem do calorímetro;
MÉTODO EXPERIMENTAL
RESULTADO (PARTE 1)
MÉTODO EXPERIMENTAL
CONCLUSÃO (PARTE 1)
	Deste modo, pode-se concluir que experimento realizado, mostrou-se que a energia do sistema sempre é transferida do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura, e o fluxo de calor é mantido entre eles até que entre em equilíbrio térmico. Dessa forma, foi possível obter o valor da capacidade térmica do calorímetro, sendo encontrado um valor de 19,75 cal/g°C . Contudo, o resultado obtido não pode ser considerado exatamente preciso, devido a vários fatores adversos. 
 
CONCLUSÃO (PARTE 2)
	Na segunda parte do experimento, o sistema se comportou de acordo com o esperado uma vez que o fluxo de calor foi mantido entre os corpos até que entrassem em equilíbrio. Com isso, utilizando os dados obtidos anteriormente foi calculado o calor específico da barra metálica, encontrando um valor igual a 0,22 cal/g.°C. Contudo esse valor não foi satisfatório, visto que após se consultar tabelas de valores de calor específico dos mais variados metais, obteve-se um valor que não se aproximou do calor específico de nenhum do material, não sendo possível determinar qual o material utilizado. 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ATKINS, Peter W. Físico-Química: fundamentos. 3 ed. LTC, 2003.
Brasil escola. O QUE É CALOR ESPECÍFICO. Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-calor-especifico.htm. Acessado em 11/12/2017.
SANTOS, D. N. Calorimetria no ensino de física com materiais de baixo custo.
Departamento de Física da Universidade Federal de Rondônia. Rondônia. 2011.
http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/15171716022012Fisico-Quimica_Experimental_aula_5.pdf.
SIAS, D. B. Calor sensível: calorimetria. Centro Federal de Educação Tecnológica de
Pelotas. Disponível em: http://www.cefetrs.tche.br/~denise.
SILVA, R.; DORES, M. M. C. Técnicas Calorimétricas. Técnicas experimentais – Química. 53-1994. Disponível em: Acessado em 11/12/2017.
 
OBRIGADA!

Continue navegando